Imagens retiradas do Site BoardGameGeek !
Tempos atrás fizemos Postagens sobre alguns Jogos de lógica e sugerimos uma Página das mais interessantes, que possui diversos Jogos que podem ser feitos Download e alguns deles, inclusive, jogar On Line:
Dentre tantos Jogos interessantes, gostamos muito do Jogo Haunted e resolvemos fazer uma Versão física do Jogo e já disponibilizamos os Arquivos gratuitamente, que podem ser baixados aqui:
Também já fizemos uma Postagem do Haunted aqui no Blog, que pode ser acessada aqui:
Hoje vamos falar um pouco sobre Hashi, que, embora não esteja na Página indicada acima, segue a mesma ideia de ser mais um "Desafio" que um Jogo propriamente dito, embora uma Editora tenha lançado ele como um Roll and Write e pode ser encontrado do Mercado Americano/Europeu, pois não foi lançado no Brasil.
Hashi é um Jogo de Desafio/Lógica bem simples até, desde que o Jogador não escolha um Desafio Difícil, com Área de marcação grande e com muito mais opções de escolhas.
No Jogo, temos um Oceano com várias Ilhas e, ligando estas Ilhas, temos uma "Grade", que o Jogador precisará fazer "Ligações" entre elas. O problema é que a cada Rodada, 1 Carta é revelada, informando um Valor e uma Quantidade de Pontes. O Valor, o Jogador terá que escolher qualquer uma das Ilhas e marcá-lo e as Pontes, o Jogador deverá fazer Ligações entre qualquer Ilha.
Qual o problema disso ?
O Problema é que se uma Ilha tiver, por exemplo, valor 4, significa que deverão chegar/partir 4 Ligações para aquela Ilha, nem mais, nem menos. Com isso, do início da Partida até o meio dela, o Jogador ainda tem possibilidades de escolhas onde fazer as ligações indicadas na Carta, mas, no decorrer da Partida, as Restrições começam a aparecer, pois muitas Ilhas já podem estar completas de ligações, ou, mesmo que estejam incompletas, não seja permitido ligações, pois outras Ilhas "quebrariam" a Regra de ter Ligações igual ao valor indicado nelas.
Vídeo de uma Partida completa (Em Inglês):
Aqui temos uma diferença nítida para quem Joga On-line ou pega algum Desafio do Jogo na Internet ou Revista Passatempo, para o Jogo que foi lançado pela Editora, pois nos Jogos On Line/Revistas Passatempo, geralmente já temos todas as Marcações dos Valores e o Jogador precisa apenas unir com as ligações entre eles, respeitando a Regra de marcação.
Já no Jogo lançado pela Editora, os Valores saem a cada Rodada, com a revelação da Carta da Rodada, informando Valor e quantidade de Ligações que deverão serem feitas. Com isso, o Jogador vai "montando" sua Grade com os Valores durante a Partida. Isso permite que, no final da Partida, o Jogador tenha Ilhas sem o cumprimento das ligações exigidas e, neste caso, elas simplesmente não entram na Pontuação. Diferente do Jogo On Line/Revistas Passatempos, que obriga que você resolva o Desafio como um todo.
Acrescenta-se aqui, que em algumas Ilhas, existem Bandeiras coloridas e, caso o Jogador consiga satisfazer as ligações exigidas para Ilhas de determinada Cor, ganhará um Bônus na Pontuação, que poder ser de Valor Maior ou Menor, dependendo se for o 1º Jogador a conseguir este Objetivo ou os demais Jogadores a atingirem este Objetivo.
O que achamos do Jogo ?
Hashi, em sua forma tradicional não é um Jogo fácil ! A exigência que todos os Espaços com Valores estejam conectados exatamente com o número de Ligações indicadas, faz com que o Jogador saiba como posicionar estas Ligações ao longo da Partida. Algumas são bem lógicas e fáceis, mas outras dependem não só de um Espaço com Valor, mas como se encontra um Conjunto deles. Simbolicamente, é como casas do "Sudoku" que aceitam vários números, até que, com o preenchimento das demais casas, o Jogador acaba, por lógica, descobrindo qual dos números é o verdadeiro.
Em Hashi ocorre o mesmo, mas aqui, a dúvida é quantas Ligações devem ser feitas de cada uma das outras Ilhas conectadas ! Mas existe um atenuante aqui, que é o fato das Cartas revelarem aos Jogadores durante a Partida, quais os Valores e número de Ligações que podem ser feitas para aquelas Rodadas. Isso abre um pouco o "Leque de opções" de onde o Jogador pode fazer a marcação do Valor, o que ajuda bem até o meio da Partida. No final, as opções já não são tão grandes assim.
Gostamos do Jogo pois a Editora conseguiu transformar um Jogo de Lógica/Passatempo em um Jogo Físico e colocando um Tema, simples é claro, mas deixando algo mais colorido e chamativo.
Para aqueles que gostam de se desafiar, Hashi possui vários níveis de dificuldade e quanto maior a Grade de Marcação (Espaços com valores), mais complicado é o Jogo. Quanto ao Jogo físico, infelizmente não foi lançado no Brasil, mas na Página do Jogo no Site BoardGameGeek, poderão encontrar diversas Folhas de Marcação. Basta Adaptar algo com Valores e Ligações (Para substituírem as Cartas) e tem-se o Jogo. Nas próprias Folhas de Marcações existem todas as Cartas que entram em Jogo.
Joguinho de Desafio/Lógica dos mais interessantes "
Nenhum comentário:
Postar um comentário