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sábado, 19 de fevereiro de 2011

Façam seu formigueiro!!!







Neste mundinho de jogos, às vezes nos deparamos com alguns temas realmente curiosos! Recentemente conheci o Jogo Antics! Sim! Colônia de formigas...



O jogo tem uma das mecânicas mais interessantes por sair do padrão convencional que conhecemos nos jogos...



Em resumo, cada jogador terá que criar seu próprio formigueiro, fazendo crescer tanto em largura, quanto em altura... A altura aqui se torna muito importante pois o número de nível de tiles que contêm seu formigueiro define número de ações a realizar... O problema, é que se você resolve optar por elevar seu formigueiro, as opções de ações diminuem drasticamente, pois cada tile é formado por 2 espaços com ações... Se você quer elevar o formigueiro, terá que colocar outros tiles em cima dos já existentes, ou seja, irá eliminar ações possíveis já existentes... Além disso, meu caro leitor, formigas caçam alimentos (No jogo chamados: Presas!) e levam tudo para o formigueiro... Correto? E em Antics isso também ocorre... E você terá que colocar estas Presas em cima dos Tiles, ou seja, menos ações... Crescer lateralmente é útil porque você tem mais opções de ação, porém, estará sempre no nível 1... Portanto, uma sábia decisão do quanto crescer "para cima e para os lados" ajudarão em muito no jogo...



Na sua vez, o jogador terá 3 ações para realizar... Para isso, coloca seus peões em cima dos Tiles e, dependendo do desenho deste Tile, executa a ação...



As ações são as seguintes: Pegar Tiles, Levar Presas para o formigueiro, Levar formigas da reserva (Estoque do jogador!) para Área de Incubação, Levar as formigas da Área de incubação para os caminhos (Onde se encontram as Presas!), Pegar Presas ou Folhas nos caminhos (Sim! Elas também carregam folhas!) e finalmente Folhas se transformam em Pontos (Somente no fim do jogo)...



Reparem que existem muitas coisas a fazer, e cada jogador irá criando seu próprio formigueiro ao longo da partida... Além disso, as Presas e folhas são limitadas, o que complica um pouquinho as coisas... Você também poderá "incubar" formigas soldados"... Estas formigas são úteis pois protegem suas formigas dos ataques de outras (Sim! Outras formigas poderão roubar as Presas que suas formigas estão carregando!) além de poder roubar Presas de formigas adversárias...



O jogo em sí, basicamente é isso: Formar seu formigueiro, recolher presas e folhas, levar para o formigueiro e conseguir Pontos...



Mas e o Tamandua???



Não pensem vocês que perto de formigueiros não existem Tamanduás... Famintos por suas formigas e Presas... E no final de cada rodada eles tem sua ação... Portanto, não achem estranho se formigas forem para o papo do dito-cujo, pois isso é uma constante no jogo...



Realmente, um jogo diferente...



Abraços

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Estamos participando!!!


Informamos à todos que o Clube do Tabuleiro de Campinas está participando do 1º Concurso de Jogos Print & Play, realizado pela Ilha do Tabuleiro http://www.ilhadotabuleiro.com.br/

O vencedor será conhecido no final de Março e até lá estamos aguardando e também corrigindo alguns erros cometidos nos Arquivos que já foram enviados para o Concurso.

Independente do resultado, estaremos disponibilizando o jogo aos interessados. Para isso será criada uma Ficha de Jogo no Site da Ilha, bem como no site do Bgg http://www.boardgamegeek.com/

Devido ao resultado sair somente no final de Março, infelizmente não podemos dizer nada sobre nosso Jogo que está participando do Concurso.

Aguarde novas notícias!

Abraços

domingo, 9 de janeiro de 2011

Estreamos Maharaja


Final de Ano... Vários feriados e resolvemos estrear o Maharaja: Palace Building in India!!!

Jogo para até 5 jogadores e até certo ponto bem fácil de se aprender a jogar! Cada jogador possui 7 Palácios (São pedras coloridas transparentes, muito bonitas por sinal!) e deverá ao longo da partida construí-los... O primeiro jogador a construir os 7 Palácios vence a partida... Se ninguém conseguir construir seus 7 Palácios, o jogo termina com 10 rodadas...

No tabuleiro existem 7 cidades, todas conectadas por estradas e nestas estradas possuem 1 ou 2 vilarejos... A cada rodada, o Marajá irá visitar 1 cidade e no final da rodada haverá a pontuação desta cidade, de acordo com as construções feitas pelos jogadores nesta cidade...

O grande problema do jogo é que o Marajá irá visitar cidades que são sorteadas no início da partida, e muitas vezes, não são cidades sequenciais... Isso faz com que seu "Arquiteto" (Cada jogador tem 1 e é este cidadão que constrói os Palácios e casas nas cidades!) tenha que andar muito para chegar na cidade visitada pelo Marajá... E andar muito neste jogo, significa gastar mais dinheiro... Como no jogo, para construir qualquer coisa gasta-se dinheiro também, é necessário um certo controle do dinheiro para que realmente consiga fazer aquilo que pretende em determinada cidade...

Depois que o Arquiteto andou pelo Tabuleiro e se "instalou" numa cidade, cada jogador escolhe secretamente (Usa-se um disco especial para isso!) 2 Ações, e deverá obrigatoriamente executar as 2 Ações escolhidas... Se não executar 1 ou mesmo as 2 Ações, haverá uma penalização por isso... Escolher as 2 Ações (Que podem ser iguais!) é a chave para você se dar melhor que os adversários durante a partida, pois você tem um Leque bem variado e interessante do que fazer, desde construir Palácios pagando menos, como Trocar ordem de visita dos Marajá nas cidades, ou deslocar Arquitetos de graça pelo Tabuleiro, entre outras... A escolha correta das Ações poderá fazer você vencer ou perder o jogo, já que Maharaja é um jogo um pouco "apertado" na Pontuação, sendo que a diferença de pontos de cada jogador no final geralmente é pequena... Existe o risco de alguém "disparar" na frente, é claro, afinal é um jogo, mas também existem "n" maneiras de "tesourar" ou complicar a vida de quem está vencendo a partida...

Quando jogamos, mudamos as regras para que o jogo terminasse nas 10 rodadas e venceria aquele jogador que mais dinheiro tivesse no fim da partida, mas esta mudança foi um gosto nosso, apenas, e não alterou significamente o jogo como um todo...

Maharaja é um jogo Médio... Talvez com alguma pequena tendência para o Difícil, caso queira ser mais exigente... Os componentes são excepcionais e o resultado final com Arquitetos, Marajá, casas e Palácios dispostos no Tabuleiro ao longo da partida, faz com que o visual fique extremamente agradável... (Dê uma olhada na foto!)

Para aqueles que gostam de jogos nem muito leve e nem muito pesado, Maharaja se enquadra neste contexto... Relativamente rápido (Algo em torno de 90 minutos!) é um jogo que certamente verá muitas mesas por aqui...

Taí a dica!

Abraços

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Feliz 2010!


2010 passou e posso dizer que foi um Ano feliz, principalmente pelos jogos que foram as mesas... Dentre tantos, 3 se destacaram:

Caylus: Imbatível até agora... Jogamos muitas partidas e foi o único jogo em que houveram mudanças no desenrolar das partidas... Sempre tivemos em mente que contribuir para a construção do castelo era boa coisa... E realmente é!... Porém, esquecíamos das construções e acabávamos deixando elas um pouco de lado... Fato que fez com que em muitas partidas não fossem construidas nem construções cinzas e construções azuis... Porém, nas últimas partidas houve uma mudança "radical" no jogo, onde as construções foram colocadas como principal meta, e com isso a construção do castelo se fez normalmente e os jogadores tiveram melhores opções de escolhas... Na última partida, foram erguidas 3 construções azuis e quase ocupamos todos os espaços do tabuleiro designado à elas... Caylus ainda é Top 1, e creio que ficará nesta posição por mais algum tempo.

Puerto Rico: Todos já conhecem a qualidade do jogo!... Puerto Rico é um jogo equilibrado e com uma eficiência jamais vista em outros jogos... Nem Caylus, citado anteriormente, tem esta característica... Por vezes, jogamos 2 partidas seguidas, e sempre queremos jogá-lo novamente... Continua firme e forte mesmo depois de "n" partidas... E em 2011 com certeza estará às mesas novamente... Grande jogo!!!

Endeavor: Grata surpresa em 2010!... Um jogo relativamente simples, rápido e que sempre está mudando devido a aleatoriedade na distribuição de fichas pelo tabuleiro no início da partida... Abaixo de Caylus e Puerto Rico, Endeavor mostra que muitas vezes não basta o jogo ser complexo para ser bom... Excelente!!!

Em 2011 esperamos que mais jogos possam entrar nesta lista e 2 deles prometem muito... Macao, que já foi à mesa algumas vezes está se mostrando com o mesmo interesse do Endeavor... Abaixo de Caylus e Puerto Rico, Macao é um jogo que faz você pensar sempre... Do início ao fim do jogo... O fato de você ter que "se virar" para fazer o melhor possível com o que o jogo lhe oferece a cada rodada, faz dele um jogo mais para difícil do que para fácil... Excelente compra!... Outro jogo que promete muito é Princes of Florence, porém, este vou deixar pra falar depois, já que não chegou ainda, mas pelas críticas, parece estar à altura dos já citados até aqui...

Que em 2011 seja outro ano cheio de surpresas e bons jogos!!!

Abraços

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Estreamos Macao!!!


Neste final de semana de Natal, Lenir e Wagner resolveram estrear Macao... Foram 2 partidas e aqui vai alguns comentários sobre o Jogo:

Em Macao, à cada rodada um conjunto de Cartas com várias Ações são sorteadas e os jogadores escolhem uma a uma qual irá para seu Tabuleiro Pessoal... As cartas escolhidas nas rodadas ficam no Tabuleiro de cada jogador, até serem ativadas... Uma vez ativadas, saem do Tabuleiro e ficam à disposição para uso do jogador no restante da partida... Além disso, à cada rodada 6 dados (1 para cada cor de "cubos") são rolados e estes dados determinam quais cubos poderão ser adquiridos pelos jogadores e onde serão colocados estes cubos na "Rosa dos Ventos"... A Rosa dos Ventos tem uma Sequência de 1 a 6 que indicam a 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª rodada à partir de onde estamos, em que os cubos serão utilizados...

Basicamente é isto!!!... O problema do jogo é que para ativar as Cartas do Tabuleiro Pessoal de cada jogador, são necessários quantidades e cores de cubos específicos... Além disso, existem outras ações como pegar mercadorias na "cidade" que também necessitam de quantidades e cores de cubos específicos... Outra ação é mover-se na "muralha" que separa a cidade do mar e é a posição na muralha que determina a ordem do turno e para isso são necessários cubos... Existe também a navegação que os jogadores devem fazer para entregar as mercadorias adquiridas na "cidade" nas Ilhas, e para isso é necessário cubos... E por fim, você pode comprar Pontos de Vitória e para isso no início da rodada existe uma relação que é ajustada dependendo das Cartas sorteadas...

Como podem ver, a combinação Cubos, Cartas disponíveis e Rosa dos Ventos fazem o jogo ficar problemático para os jogadores... Problemático porque na maioria das vezes não temos na rodada a quantidade e cor desejada para ativar determinadas Cartas... Outras vezes, simplesmente não ativamos nada e como no jogo, os cubos disponíveis na rodada deverão ser usados, temos que replanejar o que estávamos fazendo...

Uma coisa interessantíssima de Macao é que os dados fazem o jogo ficar um pouco caótico, onde muitas vezes não temos controle do que realmente queremos fazer... Você precisa "se virar" com as Cartas e com os dados que tem à cada rodada, e isso faz de Macao um jogo mais na linha do "Difícil" do que do "Fácil"... Jogamos 2 partidas e foram completamente diferentes uma da outra... Na primeira não demos ênfase às mercadorias no início do jogo e no final tinhamos opção de navegar bastante mas não tínhamos mercadoria para entregar... Na segunda partida, fizemos um jogo mais equilibrado, mas os dados não ajudaram em nada, e só conseguimos realmente fazer alguma coisa legal nas 2 últimas rodadas... Aí, já tínhamos perdido a chance de avançar na pontuação nas rodadas anteriores...

Para aqueles que gostam de jogos em que você precisa pensar bem antes de ir fazendo as coisas, recomendamos fortemente Macao... Um jogo pouco conhecido, mas que se encontra num nível de qualidade comparável aos clássicos... Jogo relativamente rápido e com uma dose de sorte na pitada certa, onde você sempre acaba fazendo algo na rodada... Às vezes o que você planejou... Às vezes o que restou a fazer somente...

Muito bom o jogo!!! Recomendado!!!

domingo, 19 de dezembro de 2010

Feliz Natal!!! Feliz Ano Novo!!!


Neste fim de 2010, gostaríamos de desejar a todos um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de tudo aquilo que você sempre desejou... Que os encontros sejam cada vez mais animados... Que aqueles jogos que você sempre quis ter em sua ludoteca, finalmente estejam realmente lá... E principalmente, que a amizade de todos seja uma constante em 2011...


Feliz Natal!!!

Feliz Ano Novo!!!

domingo, 24 de outubro de 2010

Estreamos Leaping Lemmings!




Neste sábado, dia 23, estivemos no Shopping Jaraguá Conceição para estrearmos Leaping Lemmings...


A partida foi realizada com 4 jogadores, e aqui vai algumas considerações sobre o jogo:


- Achava que Leaping Lemmings era um jogo fácil... O que realmente é... Porém, minha idéia é que seria muito fácil saltar os Lemmings sobre o abismo, e não foi nada disso que aconteceu! Dos 4 jogadores, apenas 1 jogador conseguiu um salto valor 4... O restante foi 1 salto valor 1 e um monte de saltos valor 2...


- Os Lemmings moveram-se mais lento que esperava, e aqui fica minha opinião que este resultado deve-se à proteção dos jogadortes, já que sempre buscávamos "arbustos" para proteção... E, como no jogo, entrar em arbustos gasta-se 2 movimentos, deve-se aí o motivo da lentidão para se atravessar o tabuleiro...


- As 2 Águias cumpriram seu papel de eficientes caçadoras, e devoraram vários Lemmings no jogo, sendo que 1 destes Lemmings, conseguiu voltar ao jogo graças a Carta de Ação...


- A busca pelos "Pellets" também foi uma constante, o que fez eles acabarem pouco depois do meio da partida... Erramos apenas em ajustar o marcador de PV sempre que um Pellet de PV vinha à mão dos jogadores... O certo seria guardar para somente no fnal da partida fazer este ajuste...


Conclusões finais:


Leaping Lemmings é um jogo extremamente fácil e com certeza terá grande aceitação por parte dos jogadores... Existem meios de você conseguir uma boa pontuação, como por exemplo fazer um jogo mais "arriscado", sem entrar nos arbustos, e com isso conseguir bons saltos... Mas as 2 Águias são terríveis e na primeira oportunidade foi-se mais um Lemming... Uma coisa que aconteceu no jogo é que nenhum dos jogadores conseguiu entrar com todos os 10 Lemmings no Tabuleiro, e olha que colocamos a carta de "Game over" por último... Jogo gostoso e bem familiar... Nada pesado e que verá muitas mesas, com certeza...


Destaca-se aqui, a qualidade dos componentes, pois a GMT Games realmente caprichou... O único senão, foi para os 10 Lemmings dos jogadores, pois poderiam ser feitos de madeira, e com isso não obstruir os marcadores de Pellets do tabuleiro... Muitas vezes, precisamos colocar o Lemming no limite do hexágono, pois só assim tinhamos o controle de quem deveria movimentar estes Lemmings primeiro...


Recomendado!!!

Atualização do Post
Vou aproveitar para agradecer a presença do Christian e da Maira, primeira participação nos jogos do clube. Espero que tenham gostado e venham mais vezes.
Nosso amigo Eduardo também aproveitou e passou junto com sua namorada para dar um alô.
Parece que estamos crescendo....

Abraço a todos.

Fausto