Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

TREK 12: HIMALAYA ! Simples o suficiente para querer jogá-lo !



Roll and Write é uma Categoria de Jogos que tem arrebanhado mais e mais Jogadores e as Editoras, cientes disso, tem lançado mais e mais Jogos com qualidade muito boa. 

Aqui no Blog, temos feito inúmeras Postagens sobre estes Jogos, que vão desde os mais simples, até alguns bem complexos, atingindo todos os tipos de Público e Faixas etárias. Muitos deles gratuitos, mas que não deixam em nada a desejar no quesito "qualidade". 




Hoje vamos falar um pouquinho de um Jogo que chamou nossa atenção pela simplicidade do "jogar" e por ser muito bem avaliado pelos Jogadores. Conseguir isso em um mesmo Jogo não é uma tarefa assim tão fácil e neste Jogo temos algo realmente interessante. 1 Folha de Marcação e 2 Dados são mais que suficientes para conseguir uma experiência bem diferenciada, devido às suas Regras simples, mas que exigem dos Jogadores, decisões, que desde o início da partida, são cruciais para uma boa Pontuação.

Hoje vamos falar de: Trek 12: Himalaya

https://boardgamegeek.com/boardgame/303672/trek-12-himalaya

Gostamos de Temas relacionados à Natureza, seja ela encaixada do jeito que for e aqui temos Exploradores escalando várias Montanhas, principalmente as encontradas na Cordilheira do Himalaya, que dão nome aos Mapas. Montanhas que na vida real possuem uma dificuldade altíssima devido as Altitudes elevadas.




Vídeo explicativo do Jogo (Em Espanhol):

https://www.youtube.com/watch?v=Wwjyk3ruFUA&t=1s

Bem mais simples que isso, Trek 12: Himalaya é um Jogo onde buscamos preencher espaços em uma Folha de Marcação, com números obtidos na rolagem de 2 Dados D6 comuns. Porém, existe uma diferenciação na numeração das Faces destes Dados:

- Dado Vermelho: 1-2-3-4-5-6

- Dado Amarelo: 1-2-3-4-5-0




O Jogo é muito simples, já que algum Jogador rola os 2 Dados e todos os Jogadores utilizam estes Valores para serem utilizados em sua Folha de Marcação. Porém, existe uma Restrição de 19 Rodadas (19 espaços de Marcação) e algumas possibilidades do que fazer com estes Valores. Para cada uma delas, o Jogador pode utilizar somente 4 vezes durante a partida:

- Utilizar o Dado de maior Valor

- Utilizar o Dado de menor Valor

- Utilizar a diferença de Valores dos Dados

- Utilizar a soma dos Valores dos Dados

- Utilizar a multiplicação dos Valores dos Dados

Reparem que pela informação anterior, podemos utilizar cada uma das possibilidades, apenas 4 vezes durante a partida. Com isso temos o total de 20 possibilidades, mas a Folha de Marcação possui 19 espaços. Ou seja, finalizada a partida, alguma possibilidade de utilização dos Dados não terá sido utilizada.




Quanto à Pontuação, temos aqui a Chave que faz este Jogo se tornar dos mais interessantes, pois não é apenas sair Marcando nos espaços. Existem algumas Regras que exigem que toda Marcação feita, seja adjacente à outra, além de alguns espaços aceitarem alguns Valores máximos e, caso isso não aconteça, o Jogador sofre Penalização.

Conseguir fazer "Áreas" de um mesmo Valor ou "Sequência" de Valores, darão preciosos Pontos aos Jogadores e são estas 2 Pontuações que mais contribuem para o Valor final de Pontuação. Atentar-se a estas 2 Pontuações, que não são tão simples, pois leva-se em conta vários elementos.




O Jogo termina quando todos os Jogadores preencherem seus 19 espaços, já que, à cada Rodada, cada Jogador fará 1 Marcação e terá, obrigatoriamente de fazê-la.

O que achamos do Jogo:

Trek 12: Himalaya não é um Jogo simples, embora pareça como tal ! O maior problema é o gerenciamento das possibilidades de utilização dos Valores dos Dados rolados, já que, para cada uma delas, podemos utilizar somente 4 vezes durante a Partida e uma vez utilizada as 4, o Jogador deixa de ter esta possibilidade de escolha.

Com os espaços sendo preenchidos com Valores e com as escolhas de como utilizar os Dados, o Jogo vai restringindo bem as possibilidades ideais, principalmente do meio para o fim da Partida. E como o Jogador, obrigatoriamente, terá que fazer uma Marcação em cada Rodada, muitas vezes, você vai "quebrar" aquela "Área" que estava crescendo ou "isolar" algum Valor da "Sequência" ou mesmo fazer alguma Marcação com Valor acima do exigido em alguns espaços, sofrendo penalização.




Existe um "Fator Sorte" que vai crescendo ao longo da Partida, pois do início até o meio, o Jogador tem um "Leque de opções" do que fazer/escolher. Mas este "Leque" vai se fechando, à medida que o Jogo avança e muitas vezes os Valores dos Dados não vão ajudar, principalmente se não tiver mais opção (Soma dos 2 Dados, por exemplo) de escolha.

Mas se formos fazer uma análise do "todo", o Jogador tem um controle até que considerável do que fazer, mesmo com estas restrições do meio para o fim da Partida. Mas o "Fator sorte" existe e é preciso estar atento à ele !

Recomendamos para Crianças/Idosos ?

Gostamos sempre de fazer uma análise sobre o uso do Jogo com Grupos diversos, como Crianças/Idosos/Alunos e Trek 12: Himalaya, mesmo com suas Regras bem simples, ainda é um Jogo bem complicadinho para estes Públicos. Isto não significa que o Jogo deve ser evitado, mas testado/experimentado, pois já tivemos experiências bem interessantes  e que iam na contra-mão de nossas análises de Grupos.




Mesmo para Jogadores já experimentados em Jogos, principalmente Roll and Write, Trek 12: Himalaya entrega algo bem satisfatório, pois não se trata apenas de Jogo de Marcação, mas de escolhas bem feitas, desde o início da Partida. Saber escolher bem, significa conseguir Pontos preciosos.

Além disso tudo, existe um Modo "Campanha", onde os Jogadores acrescentam Cartas e novos Mapas, com algumas Regras específicas para cada uma delas. Praticamente não existe mudança significativa nas Regras, mas dá outras opções de escolhas de como realizar uma Partida, além de alguns Redesenhos feito pelos Fãs do Jogo, com outras experiências bem interessantes. 




Em nossa análise final, podemos dizer que Trek 12: Himalaya entrega muito bem a que se propôs fazer e dentre todos os Jogos Roll and Write que temos, consegue se colocar acima de muitos que são vendidos no Mercado.

Jogo simples, mas que em nenhum momento deixa de ser bobo !




Nenhum comentário: