Imagens retiradas da Página do Jogo no Site BoardGameGeek !
É complicado fazer uma análise de um Jogo, cujo Tema você é Apaixonado, mesmo estando longe e sabendo que jamais irá vivenciá-lo em algum momento de sua vida. Procurar uma analise isenta da Paixão é o que pretendemos fazer neste Post.
Montanhas sempre foi nosso fascínio e qualquer Jogo que tenha este Tema, de imediato está aprovado, independente de suas Mecânicas ou possíveis Falhas. Mas são poucos os Jogos que trazem a "Montanha" como Tema apenas. Geralmente encontramos Jogos relacionados ao Meio Ambiente como um todo, como algumas Reservas Florestais ou Parques Nacionais, onde as Montanhas também estão presentes.
Everest 1924 - Roll and Write
Este Jogo gratuito já foi jogado, desde que conhecemos ele, umas 12 vezes e, destes, apenas 2 ou 3 (Não lembro), consegui chegar ao Topo do Everest. O Autor teve como inspiração a Expedição Britânica de 1924 e segue um Texto extraído da Wikipedia:
"A expedição britânica ao Monte Everest de 1924 foi, depois da expedição britânica ao Monte Everest de 1922, a 2ª expedição com o objetivo de atingir a 1ª ascensão do Monte Everest. Após 2 tentativas de Cume, nas quais Edward Norton estabeleceu um Recorde mundial de altitude de 8.572,8 metros, os Montanhistas George Mallory e Andrew "Sandy" Irvine desapareceram na 3ª tentativa. Seu desaparecimento deu origem à especulação de longa data se a dupla poderia ou não, sob um conjunto restrito de suposições, ter alcançado o Cume. O Corpo de Mallory foi encontrado em 1999 a 8.156 metros, mas as pistas resultantes não forneceram nenhuma evidência conclusiva se o Cume foi alcançado. Os restos mortais parciais de Irvine foram encontrados mais tarde em 2024 por uma Equipe da National Geographic durante uma descida da geleira Rongbuk pela Face norte."
Colocamos abaixo, Link da Página do Jogo no Site BoardGameGeek, onde poderão fazer o Download gratuito da Folha de Marcação:
Fizemos um Vídeo explicativo deste Jogo, que pode ser acessado aqui:
Hoje vamos falar um pouquinho de outro Jogo que tem este Tema e que muito nos agradou, devido principalmente ao seu Grau de dificuldade para se conseguir bons Objetivos: K2 !
Diferentemente do seu Co-irmão "Everest 1924", que é um Roll and Write clássico, K2 já é um Jogo "físico" com seu Tabuleiro, Meeples e Cartas, mas que possui em comum, o desafio de se vencer altas altitudes e lidar com todos os "perrengues" que estes Montanhistas enfrentam em busca de conseguir chegar ao Topo.
K2, também conhecido como Monte Godwin-Austen, Chogori, Dapsang ou Qogir Feng é a 2ª Montanha mais alta do Mundo, superado apenas pelo Monte Everest, a 8614 metros de altitude. Tem proeminência de 4020 metros e isolamento topográfico de 1315,59 km. Está localizado na Fronteira China-Paquistão, entre Baltistão, na Região de Guilguite-Baltistão do Norte do Paquistão e o Condado Autônomo Tashkurgan em Sinquião, China. O K2 é o Ponto mais alto da Cordilheira de Caracórum, o Ponto mais alto do Paquistão e Sinquião e é a Montanha mais alta fora dos Himalaias. Devido à extrema dificuldade de subida, é conhecida pelos Alpinistas como "Montanha Selvagem" e "uma Entidade de humor oscilante". Lino Lacedelli e Achille Compagnoni foram os primeiros a atingir o Cume do K2, em 31 de julho de 1954, numa Expedição italiana liderada por Ardito Desio. (Fonte: Wikipedia).
Vídeo de uma Partida completa do Jogo (Parte 1):
Vídeo de uma Partida completa do Jogo (Parte 2):
Histórias à parte, temos aqui um Jogo que, no fundo, é uma "corrida" para quem chega ao Topo primeiro. Mas... Isso não é tão verdadeiro. Existe uma Lei das Montanhas que diz que "atingir o Topo, é apenas metade do caminho", pois é preciso descer para algum Acampamento seguro, já que a Montanha, ao longo do dia, altera seu "humor" e geralmente existe horários para se atingir o Cume. Passado deste horário, desça ! Não importa se falta 100 metros de elevação para chegar à ele, pois a Montanha e suas Mudanças climáticas, irão cobrar seu preço.
No Jogo, chegar ao Topo te dará realmente bons Pontos, mas é preciso descer de lá, pois as Mudanças climáticas podem fazer seu Explorador (Meeple) simplesmente "morrer" e, neste caso, você acabará perdendo os bons Pontos que conseguiu arduamente.
K2 é um dos Jogos mais simples de se Jogar que conhecemos. Jogar é muito fácil e pode atingir todas as Faixas etárias.
Resumidamente, temos 2 Tipos de Cartas: Movimentação e Aclimatação e os próprios nomes já dizem pra que servem. Mas o Equilíbrio do uso destas Cartas pode ser a diferença em conseguir ir bem ou ficar pelo caminho. Teoricamente, como em qualquer Jogo de "corrida", avançar o máximo possível sempre será uma boa escolha, mas em K2, se fizer isso, a chance de seu Explorador "morrer" é enorme, pois deixou a Aclimatação de lado e é justamente o Clima, que faz tudo se tornar mais difícil e que complica a vida dos Jogadores nas escolhas a serem feitas.
O Clima, em qualquer Montanha que se preze, ainda mais em Montanhas acima de 8000 metros, como é o caso do K2, é o Fator que mais influencia nas escolhas de quando subir a Montanha e quando ficar quieto e esperar um momento mais propício. E os Autores colocaram estes Fatores de forma muito inteligente no Jogo, pois todo o Planejamento do Jogador, deverá levar em conta o que a Meteorologia diz sobre o que acontecerá nos próximos dias, mas não todos. Isso significa, que no início da Partida, teremos Informações climatológicas somente dos próximos 6 dias e sempre que 3 dias passarem, teremos + 6 dias e assim segue até completarmos todas as 18 Rodadas.
K2 mostra um "humor oscilante" como foi descrito acima, onde temos alguns dias de Sol, propício para que avancemos nossos Exploradores Montanha acima, alguns dias mais Nublados que já restringem algumas escolhas e dias de Tempestades severas e, no Jogo, são designados pelas "Fichas de Clima" e devemos sempre ficar de olho nestas Fichas, principalmente, no que acontecerá nos próximos dias. Além disso, existe também as "Fichas de risco", que no fundo, são limitadores de Ações que podemos fazer, que variam de 0 a 2. Servem mais pra atrapalhar a vida dos Jogadores, mas que, Tematicamente, pode ser entendido como o Risco comum que os Exploradores correm no dia a dia de uma Expedição desgastante, como um dia em que o caminho estará bom e sem problemas, outro em que pode haver muito vento ou outro que pode ser o próprio cansaço da Aventura.
Subir o K2 deverá ser feito de forma Planejada, já que alguns espaços exigem determinadas quantidades de Ações e, à medida que ganhamos Altitude, os problemas do Clima podem aparecer de forma mais severa. Ficar de olho na Meteorologia é um bom meio de evitar problemas reais e, muitas vezes, descer a Montanha para um lugar mais seguro, pode ser a melhor opção, que subir e estar exposto às Condições climáticas. Podemos estabelecer Acampamentos provisórios (Simbolizados por Barracas) e colocar nosso Explorador neste Local, dando à ele, alguma proteção do Clima. Isso ajuda muito neste Jogo. Saber onde estabelecer estes Acampamentos podem ajudar muito o Jogador e ser a diferença entre conseguir "sobreviver" ou "morrer" no meio da Montanha.
Existe um "Fator sorte" envolvido, já que em cada Rodada, teremos 6 Cartas à Mão em um Conjunto de Cartas idênticos à cada Jogador. Mas isso pode ser bem reduzido, uma vez que, conhecendo as Cartas, o Jogador saberá quais já foram utilizadas e quais ainda estão por vir. Isso ajuda também para um Planejamento adequado e o "Fator sorte" aqui é minimizado.
Em uma Partida com vários Jogadores, existe a possibilidade de "Bloqueio" de espaços onde os Jogadores deverão deixar seus Exploradores, pois, dependendo da Altitude onde se encontram, poderá haver 2 ou 1 Explorador somente no local. Alguns Jogadores podem gostar disso, mas aqui no Clube do Tabuleiro de Campinas, mantivemos esta Regra somente aos 2 Exploradores do próprio Jogador. Isso, para nós, não alterou muito o Jogo, pois as Equipes (2 Meeples) são de Expedições diferentes e cada uma busca fazer a maior quantidade de Pontos, ou seja, levar seus 2 Exploradores e deixá-los, no final da Partida, na maior altitude possível. Maior altitude = Mais Pontos.
K2 conseguiu atingir em cheio aquilo que queremos como Jogo, pois é rápido e exigente quanto ao Planejamento correto de como fazer a subida. Ficar parado em algum lugar pode ser Confortável e Seguro, mas isso não te levará à Vitória, pois o Jogo é composto de 18 Rodadas, que passam muito rápido. Por outro lado, sair correndo o mais rápido possível Montanha acima, será fatal, pois deixou de se Aclimatar corretamente e, cedo ou tarde, as Condições climáticas farão seu Explorador morrer. Morrer aqui, dará apenas 1 Ponto para aquele Explorador. Então é preferível levá-lo até alguma altitude Segura, mesmo que não seja tão elevada, mas que dará Pontos que ajudarão sua Equipe como um todo.
K2 não é um Jogo que agradará à todos, mas que para nós que gostamos do Tema e também gostamos de Jogos que exigem o "pensar", é um dos Jogos que mais agradou, por ser simples, rápido e que está bem "amarradinho" como tudo acontece durante a Partida.
E lembrem-se: "Atingir o Topo, é apenas metade do caminho" ! Contemplem a Paisagem lá de cima, mas trate de descer e se proteger, porque, dependendo do "humor" da Montanha, o Topo poderá ser um grande desastre !
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