Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

segunda-feira, 21 de outubro de 2024

K2 - 8614 metros de problemas !




Imagens retiradas da Página do Jogo no Site BoardGameGeek !

É complicado fazer uma análise de um Jogo, cujo Tema você é Apaixonado, mesmo estando longe e sabendo que jamais irá vivenciá-lo em algum momento de sua vida. Procurar uma analise isenta da Paixão é o que pretendemos fazer neste Post.

Montanhas sempre foi nosso fascínio e qualquer Jogo que tenha este Tema, de imediato está aprovado, independente de suas Mecânicas ou possíveis Falhas. Mas são poucos os Jogos que trazem a "Montanha" como Tema apenas. Geralmente encontramos Jogos relacionados ao Meio Ambiente como um todo, como algumas Reservas Florestais ou Parques Nacionais, onde as Montanhas também estão presentes.

Everest 1924 - Roll and Write

Este Jogo gratuito já foi jogado, desde que conhecemos ele, umas 12 vezes e, destes, apenas 2 ou 3 (Não lembro), consegui chegar ao Topo do Everest. O Autor teve como inspiração a Expedição Britânica de 1924 e segue um Texto extraído da Wikipedia:

"A expedição britânica ao Monte Everest de 1924 foi, depois da expedição britânica ao Monte Everest de 1922, a 2ª expedição com o objetivo de atingir a 1ª ascensão do Monte Everest. Após 2 tentativas de Cume, nas quais Edward Norton estabeleceu um Recorde mundial de altitude de 8.572,8 metros, os Montanhistas George Mallory e Andrew "Sandy" Irvine desapareceram na 3ª tentativa. Seu desaparecimento deu origem à especulação de longa data se a dupla poderia ou não, sob um conjunto restrito de suposições, ter alcançado o Cume. O Corpo de Mallory foi encontrado em 1999 a 8.156 metros, mas as pistas resultantes não forneceram nenhuma evidência conclusiva se o Cume foi alcançado. Os restos mortais parciais de Irvine foram encontrados mais tarde em 2024 por uma Equipe da National Geographic durante uma descida da geleira Rongbuk pela Face norte."





Colocamos abaixo, Link da Página do Jogo no Site BoardGameGeek, onde poderão fazer o Download gratuito da Folha de Marcação:


Fizemos um Vídeo explicativo deste Jogo, que pode ser acessado aqui:


Hoje vamos falar um pouquinho de outro Jogo que tem este Tema e que muito nos agradou, devido principalmente ao seu Grau de dificuldade para se conseguir bons Objetivos: K2 !


Diferentemente do seu Co-irmão "Everest 1924", que é um Roll and Write clássico,  K2 já é um Jogo "físico" com seu Tabuleiro, Meeples e Cartas, mas que possui em comum, o desafio de se vencer altas altitudes e lidar com todos os "perrengues" que estes Montanhistas enfrentam em busca de conseguir chegar ao Topo. 

K2, também conhecido como Monte Godwin-Austen, Chogori, Dapsang ou Qogir Feng é a 2ª Montanha mais alta do Mundo, superado apenas pelo Monte Everest, a 8614 metros de altitude. Tem proeminência de 4020 metros e isolamento topográfico de 1315,59 km. Está localizado na Fronteira China-Paquistão, entre Baltistão, na Região de Guilguite-Baltistão do Norte do Paquistão e o Condado Autônomo Tashkurgan em Sinquião, China. O K2 é o Ponto mais alto da Cordilheira de Caracórum, o Ponto mais alto do Paquistão e Sinquião e é a Montanha mais alta fora dos Himalaias. Devido à extrema dificuldade de subida, é conhecida pelos Alpinistas como "Montanha Selvagem" e "uma Entidade de humor oscilante". Lino Lacedelli e Achille Compagnoni foram os primeiros a atingir o Cume do K2, em 31 de julho de 1954, numa Expedição italiana liderada por Ardito Desio. (Fonte: Wikipedia).

Vídeo de uma Partida completa do Jogo (Parte 1):


Vídeo de uma Partida completa do Jogo (Parte 2):


Histórias à parte, temos aqui um Jogo que, no fundo, é uma "corrida" para quem chega ao Topo primeiro. Mas... Isso não é tão verdadeiro. Existe uma Lei das Montanhas que diz que "atingir o Topo, é apenas metade do caminho", pois é preciso descer para algum Acampamento seguro, já que a Montanha, ao longo do dia, altera seu "humor" e geralmente existe horários para se atingir o Cume. Passado deste horário, desça ! Não importa se falta 100 metros de elevação para chegar à ele, pois a Montanha e suas Mudanças climáticas, irão cobrar seu preço. 





No Jogo, chegar ao Topo te dará realmente bons Pontos, mas é preciso descer de lá, pois as Mudanças climáticas podem fazer seu Explorador (Meeple) simplesmente "morrer" e, neste caso, você acabará perdendo os bons Pontos que conseguiu arduamente. 

K2 é um dos Jogos mais simples de se Jogar que conhecemos. Jogar é muito fácil e pode atingir todas as Faixas etárias.

Resumidamente, temos 2 Tipos de Cartas: Movimentação e Aclimatação e os próprios nomes já dizem pra que servem. Mas o Equilíbrio do uso destas Cartas pode ser a diferença em conseguir ir bem ou ficar pelo caminho. Teoricamente, como em qualquer Jogo de "corrida", avançar o máximo possível sempre será uma boa escolha, mas em K2, se fizer isso, a chance de seu Explorador "morrer" é enorme, pois deixou a Aclimatação de lado e é justamente o Clima, que faz tudo se tornar mais difícil e que complica a vida dos Jogadores nas escolhas a serem feitas. 





O Clima, em qualquer Montanha que se preze, ainda mais em Montanhas acima de 8000 metros, como é o caso do K2, é o Fator que mais influencia nas escolhas de quando subir a Montanha e quando ficar quieto e esperar um momento mais propício. E os Autores colocaram estes Fatores de forma muito inteligente no Jogo, pois todo o Planejamento do Jogador, deverá levar em conta o que a Meteorologia diz sobre o que acontecerá nos próximos dias, mas não todos. Isso significa, que no início da Partida, teremos Informações climatológicas somente dos próximos 6 dias e sempre que 3 dias passarem, teremos + 6 dias e assim segue até completarmos todas as 18 Rodadas. 





K2 mostra um "humor oscilante" como foi descrito acima, onde temos alguns dias de Sol, propício para que avancemos nossos Exploradores Montanha acima, alguns dias mais Nublados que já restringem algumas escolhas e dias de Tempestades severas e, no Jogo, são designados pelas "Fichas de Clima" e devemos sempre ficar de olho nestas Fichas, principalmente, no que acontecerá nos próximos dias. Além disso, existe também as "Fichas de risco", que no fundo, são limitadores de Ações que podemos fazer, que variam de 0 a 2. Servem mais pra atrapalhar a vida dos Jogadores, mas que, Tematicamente, pode ser entendido como o Risco comum que os Exploradores correm no dia a dia de uma Expedição desgastante, como um dia em que o caminho estará bom e sem problemas, outro em que pode haver muito vento ou outro que pode ser o próprio cansaço da Aventura. 





Subir o K2 deverá ser feito de forma Planejada, já que alguns espaços exigem determinadas quantidades de Ações e, à medida que ganhamos Altitude, os problemas do Clima podem aparecer de forma mais severa. Ficar de olho na Meteorologia é um bom meio de evitar problemas reais e, muitas vezes, descer a Montanha para um lugar mais seguro, pode ser a melhor opção, que subir e estar exposto às Condições climáticas. Podemos estabelecer Acampamentos provisórios (Simbolizados por Barracas) e colocar nosso Explorador neste Local, dando à ele, alguma proteção do Clima. Isso ajuda muito neste Jogo. Saber onde estabelecer estes Acampamentos podem ajudar muito o Jogador e ser a diferença entre conseguir "sobreviver" ou "morrer" no meio da Montanha.





Existe um "Fator sorte" envolvido, já que em cada Rodada, teremos 6 Cartas à Mão em um Conjunto de Cartas idênticos à cada Jogador. Mas isso pode ser bem reduzido, uma vez que, conhecendo as Cartas, o Jogador saberá quais já foram utilizadas e quais ainda estão por vir. Isso ajuda também para um  Planejamento adequado e o "Fator sorte" aqui é minimizado.

Em uma Partida com vários Jogadores, existe a possibilidade de "Bloqueio" de espaços onde os Jogadores deverão deixar seus Exploradores, pois, dependendo da Altitude onde se encontram, poderá haver 2 ou 1 Explorador somente no local. Alguns Jogadores podem gostar disso, mas aqui no Clube do Tabuleiro de Campinas, mantivemos esta Regra somente aos 2 Exploradores do próprio Jogador. Isso, para nós, não alterou muito o Jogo, pois as Equipes (2 Meeples) são de Expedições diferentes e cada uma busca fazer a maior quantidade de Pontos, ou seja, levar seus 2 Exploradores e deixá-los, no final da Partida, na maior altitude possível. Maior altitude = Mais Pontos. 





K2 conseguiu atingir em cheio aquilo que queremos como Jogo, pois é rápido e exigente quanto ao Planejamento correto de como fazer a subida. Ficar parado em algum lugar pode ser Confortável e Seguro, mas isso não te levará à Vitória, pois o Jogo é composto de 18 Rodadas, que passam muito rápido. Por outro lado, sair correndo o mais rápido possível Montanha acima, será fatal, pois deixou de se Aclimatar corretamente e, cedo ou tarde, as Condições climáticas farão seu Explorador morrer. Morrer aqui, dará apenas 1 Ponto para aquele Explorador. Então é preferível levá-lo até alguma altitude Segura, mesmo que não seja tão elevada, mas que dará Pontos que ajudarão sua Equipe como um todo.





K2 não é um Jogo que agradará à todos, mas que para nós que gostamos do Tema e também gostamos de Jogos que exigem o "pensar", é um dos Jogos que mais agradou, por ser simples, rápido e que está bem "amarradinho" como tudo acontece durante a Partida.

E lembrem-se: "Atingir o Topo, é apenas metade do caminho" ! Contemplem a Paisagem lá de cima, mas trate de descer e se proteger, porque, dependendo do "humor" da Montanha, o Topo poderá ser um grande desastre ! 






quinta-feira, 17 de outubro de 2024

VIRUS ! : ROLL & WRITE - Uma das agradáveis surpresas de 2024.



Imagens retiradas da Página do Jogo no Site BoardGameGeek !

Desde que começamos a fazer Postagens e Vídeos de Jogos Roll and Write, nos enveredamos em uma Categoria que tem crescido exponencialmente em Qualidade de Jogo e muitas Editoras encontraram neste "nicho", um espaço interessante para novas criações/lançamentos, cuja confecção tem um Custo abaixo dos Jogos mais "tradicionais", cheios de Cartas, Tabuleiros, Marcadores e Miniaturas cada vez mais impressionantes nos detalhes.




Geralmente, um Jogo Roll and Write é bem mais simples quanto aos Componentes e, devido à Mecânica do Jogo, existe para os Criadores/Autores, um espaço amplo, onde cada um pode reinventar algo simples, com Temas novos e porque não dizer, Mecânicas novas também.




De uma forma geral, os Jogos Roll and Write seguem uma "média" quanto à Mecânica e Objetivos, sendo um ou outro mais elaborado, como por exemplo "Hadrian's Wall" ou mesmo "Twilight Inscription", que são Jogos muito bem elaborados e mais complexos.

Hoje vamos falar um pouquinho sobre um destes Jogos medianos, mas que, pela Mecânica e Tema proposto, entrega um Jogo muito interessante, atingindo um Público de todas as idades: Virus ! : Roll & Write.

https://boardgamegeek.com/boardgame/417719/virus-roll-and-write

Vídeo explicativo e análise do Jogo (Em Espanhol):

https://www.youtube.com/watch?v=3_ciSsTGEf8

O Tema aqui escolhido torna o Jogo de fácil execução. 4 Vírus estão presentes e estamos testando Medicamentos/Vacinas para encontrar a Cura de cada um deles. Este Tema já foi abordado em vários e vários Jogos e, dentre todos, temos "Pandemic" como um clássico e referência. Nós mesmos, do Clube do Tabuleiro de Campinas, já fizemos vários Jogos/Redesenhos com este Tema.




Virus ! : Roll & Write não acrescenta muito à Mecânica do que é um Roll and Write em essência, mas consegue, por sua simplicidade, ser um Jogo dos mais interessantes. O diferencial aqui, talvez seja como os Jogadores utilizam seus Dados, já que existe possibilidade de "Bloqueio", bem como "Penalização", caso não consigam colocar algum de seus Dados em alguma Carta de Vírus.

Quanto às consequências destas escolhas, aí então temos um Roll and Write característico. Em cada um dos Vírus existem espaços que, uma vez preenchidos Linhas e Colunas, darão outras possibilidades de preenchimentos no próprio Vírus ou algum outro. Bônus também se faz presente, como todo Roll and Write.




Mas, porque foi uma das agradáveis surpresas de 2024 ?

Embora seja um Roll and Write clássico, com sua simplicidade e Tema bem comum, já encontrado em vários outros Jogos, Virus ! : Roll & Write é eficiente naquilo que se propôs como um Jogo desta Categoria. Nada aqui de grandes novidades, mas que é sólido naquilo que entrega aos Jogadores, como Objetivos a serem alcançados. Ele entrega o básico de forma clara, eficiente e fácil !




O Tema agrada todos os tipos de Público e é um daqueles Jogos que, mesmo sendo simples, você consegue se divertir, tentando encontrar algum Medicamento/Vacina para determinado Vírus ou todos eles. Um Jogo rápido, que consegue entrar na Categoria "Diversão". E isso, para nós aqui do Clube do Tabuleiro de Campinas, tem um valor que consideramos essencial, quando lidamos com Crianças/Idosos (E, no caso deste Jogo, também Adultos). Um Jogo que chamou nossa atenção e não nos decepcionou, pois entregou algo realmente bom !




Infelizmente, "ainda" não foi lançado no Brasil e consideramos Virus ! : Roll & Write, como um dos bons lançamentos feitos nos últimos tempos, basicamente pela sua simplicidade e eficiência, pois é aquilo que podemos esperar de um Jogo Roll Write. Nada mais, nada menos !

Recomendamos !





sexta-feira, 4 de outubro de 2024

TREK 12: HIMALAYA ! Simples o suficiente para querer jogá-lo !



Roll and Write é uma Categoria de Jogos que tem arrebanhado mais e mais Jogadores e as Editoras, cientes disso, tem lançado mais e mais Jogos com qualidade muito boa. 

Aqui no Blog, temos feito inúmeras Postagens sobre estes Jogos, que vão desde os mais simples, até alguns bem complexos, atingindo todos os tipos de Público e Faixas etárias. Muitos deles gratuitos, mas que não deixam em nada a desejar no quesito "qualidade". 




Hoje vamos falar um pouquinho de um Jogo que chamou nossa atenção pela simplicidade do "jogar" e por ser muito bem avaliado pelos Jogadores. Conseguir isso em um mesmo Jogo não é uma tarefa assim tão fácil e neste Jogo temos algo realmente interessante. 1 Folha de Marcação e 2 Dados são mais que suficientes para conseguir uma experiência bem diferenciada, devido às suas Regras simples, mas que exigem dos Jogadores, decisões, que desde o início da partida, são cruciais para uma boa Pontuação.

Hoje vamos falar de: Trek 12: Himalaya

https://boardgamegeek.com/boardgame/303672/trek-12-himalaya

Gostamos de Temas relacionados à Natureza, seja ela encaixada do jeito que for e aqui temos Exploradores escalando várias Montanhas, principalmente as encontradas na Cordilheira do Himalaya, que dão nome aos Mapas. Montanhas que na vida real possuem uma dificuldade altíssima devido as Altitudes elevadas.




Vídeo explicativo do Jogo (Em Espanhol):

https://www.youtube.com/watch?v=Wwjyk3ruFUA&t=1s

Bem mais simples que isso, Trek 12: Himalaya é um Jogo onde buscamos preencher espaços em uma Folha de Marcação, com números obtidos na rolagem de 2 Dados D6 comuns. Porém, existe uma diferenciação na numeração das Faces destes Dados:

- Dado Vermelho: 1-2-3-4-5-6

- Dado Amarelo: 1-2-3-4-5-0




O Jogo é muito simples, já que algum Jogador rola os 2 Dados e todos os Jogadores utilizam estes Valores para serem utilizados em sua Folha de Marcação. Porém, existe uma Restrição de 19 Rodadas (19 espaços de Marcação) e algumas possibilidades do que fazer com estes Valores. Para cada uma delas, o Jogador pode utilizar somente 4 vezes durante a partida:

- Utilizar o Dado de maior Valor

- Utilizar o Dado de menor Valor

- Utilizar a diferença de Valores dos Dados

- Utilizar a soma dos Valores dos Dados

- Utilizar a multiplicação dos Valores dos Dados

Reparem que pela informação anterior, podemos utilizar cada uma das possibilidades, apenas 4 vezes durante a partida. Com isso temos o total de 20 possibilidades, mas a Folha de Marcação possui 19 espaços. Ou seja, finalizada a partida, alguma possibilidade de utilização dos Dados não terá sido utilizada.




Quanto à Pontuação, temos aqui a Chave que faz este Jogo se tornar dos mais interessantes, pois não é apenas sair Marcando nos espaços. Existem algumas Regras que exigem que toda Marcação feita, seja adjacente à outra, além de alguns espaços aceitarem alguns Valores máximos e, caso isso não aconteça, o Jogador sofre Penalização.

Conseguir fazer "Áreas" de um mesmo Valor ou "Sequência" de Valores, darão preciosos Pontos aos Jogadores e são estas 2 Pontuações que mais contribuem para o Valor final de Pontuação. Atentar-se a estas 2 Pontuações, que não são tão simples, pois leva-se em conta vários elementos.




O Jogo termina quando todos os Jogadores preencherem seus 19 espaços, já que, à cada Rodada, cada Jogador fará 1 Marcação e terá, obrigatoriamente de fazê-la.

O que achamos do Jogo:

Trek 12: Himalaya não é um Jogo simples, embora pareça como tal ! O maior problema é o gerenciamento das possibilidades de utilização dos Valores dos Dados rolados, já que, para cada uma delas, podemos utilizar somente 4 vezes durante a Partida e uma vez utilizada as 4, o Jogador deixa de ter esta possibilidade de escolha.

Com os espaços sendo preenchidos com Valores e com as escolhas de como utilizar os Dados, o Jogo vai restringindo bem as possibilidades ideais, principalmente do meio para o fim da Partida. E como o Jogador, obrigatoriamente, terá que fazer uma Marcação em cada Rodada, muitas vezes, você vai "quebrar" aquela "Área" que estava crescendo ou "isolar" algum Valor da "Sequência" ou mesmo fazer alguma Marcação com Valor acima do exigido em alguns espaços, sofrendo penalização.




Existe um "Fator Sorte" que vai crescendo ao longo da Partida, pois do início até o meio, o Jogador tem um "Leque de opções" do que fazer/escolher. Mas este "Leque" vai se fechando, à medida que o Jogo avança e muitas vezes os Valores dos Dados não vão ajudar, principalmente se não tiver mais opção (Soma dos 2 Dados, por exemplo) de escolha.

Mas se formos fazer uma análise do "todo", o Jogador tem um controle até que considerável do que fazer, mesmo com estas restrições do meio para o fim da Partida. Mas o "Fator sorte" existe e é preciso estar atento à ele !

Recomendamos para Crianças/Idosos ?

Gostamos sempre de fazer uma análise sobre o uso do Jogo com Grupos diversos, como Crianças/Idosos/Alunos e Trek 12: Himalaya, mesmo com suas Regras bem simples, ainda é um Jogo bem complicadinho para estes Públicos. Isto não significa que o Jogo deve ser evitado, mas testado/experimentado, pois já tivemos experiências bem interessantes  e que iam na contra-mão de nossas análises de Grupos.




Mesmo para Jogadores já experimentados em Jogos, principalmente Roll and Write, Trek 12: Himalaya entrega algo bem satisfatório, pois não se trata apenas de Jogo de Marcação, mas de escolhas bem feitas, desde o início da Partida. Saber escolher bem, significa conseguir Pontos preciosos.

Além disso tudo, existe um Modo "Campanha", onde os Jogadores acrescentam Cartas e novos Mapas, com algumas Regras específicas para cada uma delas. Praticamente não existe mudança significativa nas Regras, mas dá outras opções de escolhas de como realizar uma Partida, além de alguns Redesenhos feito pelos Fãs do Jogo, com outras experiências bem interessantes. 




Em nossa análise final, podemos dizer que Trek 12: Himalaya entrega muito bem a que se propôs fazer e dentre todos os Jogos Roll and Write que temos, consegue se colocar acima de muitos que são vendidos no Mercado.

Jogo simples, mas que em nenhum momento deixa de ser bobo !