Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

segunda-feira, 22 de abril de 2024

R.O.V.E. - Results-Oriented Versatile Explorer !




Imagens retiradas do Site BoardGameGeek !

Neste nosso mundinho de Jogos, de vez em quando encontramos algumas preciosidades perdidas por aí e que passam longe do foco de muitos Jogadores. 





Um Jogo bom não é necessariamente aquele que possui Componentes que chamam a atenção e muito menos Mecânicas elaboradas, mas que entrega bem aquilo que propôs entregar, sem muito espetáculo, mas que faz com que o jogar se torne uma experiência das mais interessantes.





Hoje vamos escrever um pouquinho de um destes Jogos: R.O.V.E - Results-Oriented Versatile Explorer !


Vídeo de uma partida completa (Em Inglês):





Um nome complicado para um Joguinho eficiente, diria...  Mas que mostra que o criar algo bom,  não necessita de páginas incontáveis de Regras ou Componentes que enchem os olhos. Ainda mais quando temos um Jogo de 18 Cartas apenas (E mais algumas delas nas expansões), Regras simples, mas que exige dos Jogadores um Raciocínio considerável para cumprir os Objetivos propostos.

Fácil de jogar... Mas bem complicadinho de atingir os Objetivos !





Um Robozinho fofo que tenta chegar ao seu Objetivo final... Nada mais que isso ! Mas para cada avanço, terá que cumprir determinadas tarefas, também simples em sua forma, mas complicadas de serem executadas, pois depende muito de escolhas de Cartas de movimentos corretas, além de limitadas, pois se o Robozinho não chegar ao seu Objetivo, antes que as Cartas de movimento terminem, você perde o Jogo... E o Robozinho fica então pelo caminho...





Aqui o Jogo se mostra como é, pois os Jogadores possuem um número limitado de movimentos para conseguir fazer todo o Caminho. Movimento aqui, significa Ações que terá que fazer para cumprir determinadas tarefas, que nada mais é que posicionar determinadas Cartas em algumas Disposições específicas em um Tabuleiro ilusório. Porém, cada Carta possui movimentos específicos e o Jogador terá que combinar Número de Ações com o que a Carta permite fazer. 





Equilibrar isso talvez seja o maior problema em R.O.V.E. já que é preciso fazer uma análise (Não tanto complicada) de quais movimentos fazer, buscando atingir a Disposição exigida. Muitas vezes, as Cartas de movimentos ajudam e esta tarefa se torna bem mais simples, mas, existe a aleatoriedade destas Cartas, que podem fazer com que o Jogador tenha dificuldades em conseguir fazer a Disposição.





A sensação que se tem ao ver o Jogo, é que se trata de um Jogo simples, com suas 18 Cartas e nada mais que isso... Sem uso de Dados, nem Tabelas, nem Regras complexas. Tudo que você precisa para Jogar estão nas cartas, que de um lado informa os Movimentos permitidos e do outro a Disposição exigida. Simples e eficiente, mas que possui uma profundidade considerável.





O Clube do Tabuleiro de Campinas, tem feito postagens de muitos Jogos, principalmente "Roll/Flip Write", onde buscamos se enveredar naquilo que tínhamos como algo a ser deixado de lado, que era os Jogos "Solos". Talvez por termos acostumado com a Mesa sempre cheia. Mas as experimentações que temos feito e a "garimpagem" de muitos Jogos gratuitos, fez nosso conceito mudar drasticamente. Hoje temos os Jogos "Roll/Flip Write", bem como os Jogos "Solos", como pilares daquilo que nos propusemos a mostrar às pessoas que frequentam nossa Ecobrinquedoteca. A aceitação destes Jogos foi imediata, principalmente pela facilidade de confecção e qualidade dos Jogos, pois muitos deles nos surpreenderam muito.





R.O.V.E. não fugiu às surpresas que vivenciamos, pois mostrou-se um dos Jogos mais interessantes e que, vira e mexe, possui interessados em desafiá-lo. 

Embora seja um Jogo "Solo", incentivamos a Cooperação, com decisões conjuntas de vários Jogadores, principalmente quando estes Jogadores possuem idade Escolar e que estão começando agora a conhecer estes Jogos mais "modernos". Gostamos de trabalhar este "conhecer", e muitas vezes, devido à idade de quem senta à mesa, é preciso auxiliar e trabalhar juntos na busca de Objetivos, e, consequentemente, na assimilação das Regras.

R.O.V.E. entrega algo simples e bom ! Algo bem interessante !





Temos em R.O.V.E. mais um "Quebra-cabeça" que um Jogo propriamente dito e sabemos que esta característica irá afastar muitos Jogadores, mas é isso que buscamos sempre que garimpamos algo, pois este tipo de Jogo exige o "pensar de forma correta". O Jogador precisa "se virar" com aquilo que tem em mãos e embora seus Componentes sejam mínimos, existe algo muito interessante por trás disso e que surpreende sempre que decidimos jogá-lo.

Jogo dos mais interessantes ! 




Nenhum comentário: