Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quinta-feira, 11 de abril de 2024

EM BUSCA DO PLANETA X ! Uma análise mais pedagógica...


Quem acompanha nosso Blog, já deve ter notado que ultimamente estamos fazendo muitas Postagens de Jogos "Roll/Flip Write" , uma vez que esta Categoria de Jogos agradou muito os frequentadores de nossa Ecobrinquedoteca.

Estes Jogos tiveram seu "Boom" com o advento da Pandemia do Covid-19. Até ali, existiam alguns Jogos bem pontuais aqui e ali e, com a necessidade das pessoas ficarem reclusas, muitos Autores/Editoras acabaram por fazer Jogos em que os Jogadores pudessem imprimir e Jogar com os Materiais disponíveis que tinham em casa.



Passada a Pandemia, as Editoras perceberam um "Nicho" dos mais interessantes, pois muitos daqueles Jogadores que viam nos "Roll/Flip Write" algo a ser dispensado, passaram a gostar deste tipo de Jogo, devido principalmente à facilidade de confecção, não só dos Jogadores (Print and Play) como também das Editoras, pois a quantidade de Componentes eram reduzidas e a qualidade começava a galgar patamares consideráveis.



Hoje temos inúmeros lançamentos dos "Roll/Flip Write" e muitos estão bem acima de muitos Jogos de Tabuleiro mais tradicionais, principalmente quando analisamos a qualidade do jogar.

Hoje vamos falar de um Jogo que tem um pouco de tudo, já que é um Jogo de "Escrever" e consequentemente se encaixando nesta análise que fazemos dos "Roll/Flip Write". Porém, existem mais 2 aspectos que nos chamaram a atenção e fizeram com que "Em busca do Planeta X" viesse para nossa Ludoteca.

O primeiro refere-se ao Tema/Mecânica, já que temos o "Espaço" a ser explorado e o segundo refere-se à inclusão de um "Aplicativo" (Celular) para que o Jogo se desenvolva.

https://boardgamegeek.com/boardgame/279537/the-search-for-planet-x

Vídeo de uma Partida completa: (Canal 3dus - You-tube)


Na Ecobrinquedoteca, buscamos atingir todos os tipos de Público, oferecendo a maior variedade possível de Jogos, principalmente levando-se em consideração a "qualidade do jogar", mesmo abrindo mão muitas vezes, de Temas e Componentes. Com isso, podemos ter no acervo, Jogos para todos os tipos de gostos.



Geralmente, Celulares são deixados de lado e procuramos sempre incentivar o que chamamos de "sentar-se à mesa" e deixar as Redes Sociais e problemas do dia-a-dia do lado de fora da Eco, já que ali é um local de diversão.

Quando conhecemos "Em busca do Planeta X" e tomamos conhecimento que era necessário um "Aplicativo" para jogá-lo, 2 pensamentos rondaram por um bom tempo, se este Jogo se encaixava na nossa proposta ou se era necessário deixá-lo de lado. Esta questão ficou pairando até pouco tempo, quando decidimos adquirir o Jogo para nossa Ludoteca, mas com ressalvas de utilização, já que ainda temos como prioridade a diversão sem utilização de qualquer Equipamento eletrônico.



Por outro lado, tínhamos conhecimento da qualidade do Jogo e principalmente na Categoria onde se encaixava, que era "Jogo de dedução". 

Jogos de dedução sempre foram de muito interesse da Eco, pois recebemos todos os tipos de público, principalmente Crianças em idade Escolar e Idosos (Além de Adultos, é claro). Buscamos sempre colocá-los à mesa e temos vários deles como Code 777 (Consideramos este Jogo obrigatório em Salas de Aula), Mr. Jack, Breack the Code, Break the Cube, Turing Machine, entre outros tantos que temos por aqui.



A utilização deste tipo de Jogo, faz com que a Mecânica exija pensamento/raciocínio lógico e é este ponto que mais nos agrada, pois temos problemas sérios com falta de capacidade de raciocínio e percebemos isso quando Crianças visitam a Eco e não possuem o mínimo para estruturar um pensamento lógico e de resolução de problemas ou mesmo conseguir montar uma "linha de pensamento" mínima necessária para se chegar a algum resultado.

Embora estes Jogos não sejam a solução dos problemas para este Público, servem então para começarem a entender algumas relações lógicas do pensar, visando atingir um resultado satisfatório.

"Em busca do Planeta X" utiliza a lógica do pensar e exige que relações sejam feitas para que se descubra onde estão os Elementos presentes no Jogo (Asteroides, Cometas, Planetas anões, Nuvens gasosas e nosso Planeta X) e talvez não seja o Jogo de dedução mais indicado para este tipo de Público, já que é mais recomendado para aqueles que possuem um mínimo de Raciocínio lógico e muitos que frequentam nossa Ecobrinquedoteca, infelizmente não possuem este mínimo (Não vamos aqui discutir o porquê disso, pois exige uma discussão mais ampla a Nível educacional).



Mas, como fazemos na maioria dos Jogos que colocamos à mesa, gostamos de fazer "experimentações", principalmente com o Público infantil e, surpreeendentemente, alguns resultados foram muito satisfatórios quando alguns Jogos mais complexos foram colocados à mesa e a aprendizagem das Regras e mesmo da elaboração de Estratégias ficaram próximos ou mesmo se igualando ao Raciocínio de Adultos. Crianças gostam do "novo" ! 

Estamos falando aqui de um Público principalmente de "periferia", onde o Celular ainda é um Equipamento distante da realidade que alguns deles vivem. Isso torna "Em busca do Planeta X" um Jogo com um "Nicho" de Jogadores mais específico e não inclusivo em sua totalidade. Mas o Jogo não foi feito para este tipo de Público e cabe a nós, como incentivadores do criar/jogar/brincar, fazer com que estes Jogos cheguem até eles, mesmo que seja por uma manhã ou tarde.



Não vamos fazer uma análise do Jogo em si, que possui suas qualidades e seus inconvenientes, já que exige um "Aplicativo" (Celular) para que funcione de fato. E talvez ainda não exista outro meio de jogá-lo (Tem um pessoal no BoardGameGeek que está tentando adaptar Cartas para jogá-lo sem o uso do "Aplicativo"), mas podemos fazer uma análise do seu uso como Jogo de dedução que é.



Alguns Jogos desta Categoria são obrigatórios aqui na Eco e colocamos Code 777 como o principal. Este Jogo tem uma característica bem interessante, pois é "Matemático" e geralmente as pessoas, ao verem à mesa, "torcem o nariz", pois é "seco" e praticamente temos somente Números e Perguntas. Existem Jogos bem mais coloridos e com Componentes bem mais atrativos, é fato. Mas Code 777 é um dos Jogos que mais Versões Temos, pois é muito fácil de ser feito e geralmente, quem joga, acaba fazendo o seu para jogar com seus Alunos, suas Crianças, seus Colegas e Familiares. 

"Em busca do Planeta X" é um dos Jogos mais bem feitos, quando colocados nesta Categoria de "Jogos de dedução" pois existe um Tema dos mais interessantes, que é a busca daquilo que existe no Espaço, mas que não sabemos onde estão. Cabe a nós encontrá-los ! E também dá ao Jogador, a possibilidade de mudança dos Níveis de dificuldade da Partida. Exige Celular ? Sim ! Mas para aqueles que gostam de Jogos onde é preciso um Raciocínio lógico para se chegar a resultados "Positivos", consideramos um dos Jogos obrigatórios na Ludoteca.



Na Ecobrinquedoteca, o Jogo que supera todos até agora nesta Categoria de Jogos de dedução e que está muitos degrau à frente é o "Turing Machine" e talvez o Mr. Jack possa ser colocado ao lado do "Em busca do Planeta X". A vantagem do Mr. Jack é que não existe necessidade de "Aplicativo" algum.

Mas para aqueles que trabalham principalmente com Alunos ou tem Crianças, estes Jogos (Todos os citados) são quase que obrigatórios, pois "força" o pensar. Alguns são mais fáceis e outros não, mas todos, sem exceção, exige que o Jogador faça uma "linha de pensamento/raciocínio" lógico, por mais simples que seja, buscando atingir um Objetivo, que muitas vezes fica pelo caminho. Aqui na Eco, procuramos sempre incentivar a conquista do Objetivo, independente se o Jogador venceu ou não a partida. E em muitos casos, o Objetivo só não foi alcançado por uma distração ou detalhe simples, que poderia ser conquistado, seguindo outro caminho, apenas com uma análise um pouquinho mais criteriosa dos Dados que o Jogador tem em mãos. Não existe perdedores ! Existem aqueles que conseguiram primeiro apenas !



"Em busca do Planeta X" conquista pelo Tema, pelo Espaço, pelos Planetas, Cometas, Asteroides desconhecidos e que estão espalhados pelo Tabuleiro do Jogo e que temos que encontrá-los. Existe a "conquista" do Espaço e isso atrai todos os tipos de Público, mesmo que seja um Jogo de dedução e que exista a necessidade de um "Aplicativo" para jogá-lo. E, sinceramente, pelas Partidas que fizemos, o uso do "Aplicativo" se tornou parte do todo e no final você nem se importa mais com o uso dele.

Encontrar o "Planeta X" não significa vencer a Partida, pois a busca pelos demais elementos, são necessários para que sua Pesquisa no Espaço, seja avaliada como um "todo" e não apenas, pela busca do "Planeta X". Quem explorou melhor o Espaço ? Quem vai explorar melhor na próxima Partida !

Experimentem ! Irão gostar ! 

Um dos Jogos mais interessantes e que recomendamos ! 


Nenhum comentário: