Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

TURING MACHINE - Excepcional Jogo de dedução !



Imagens retiradas da Página do Jogo no BoardGameGeek !

"Os Códigos são um Quebra-cabeça. Um Jogo, como qualquer outro Jogo" -  Alan Turing em "O Jogo da Imitação"

Impossível falar de "Turing Machine", sem antes citar o papel de Alan Turing na "quebra" dos Códigos" da Máquina "Enigma", durante a 2ª Guerra Mundial. Turing não trabalhou sozinho nesta empreitada, mas seu papel na História está escrita para sempre.

Durante a 2ª Guerra Mundial, todas as mensagens eram feitas via Ondas de Rádio e qualquer pessoa com um Rádio amador poderia recebê-las. Sabendo disso, a Alemanha criou uma Máquina, chamada "Enigma" e todas suas mensagens enviadas aos Exércitos, Marinha e Aeronáutica e a todos seus Oficiais passava por esta Máquina que "Criptografava", antes de ser transmitida. Era necessária outra Máquina "Enigma" para decodificar estas mensagens e para isso criaram um Sistema de Códigos que, uma vez criptografada pela "Enigma", era praticamente impossível de ser decodificada, a não ser que o recebedor soubesse de alguns "Códigos", ajustasse a "Enigma" e decodificasse sem problemas. Código este que precisava ser quebrado, pois todos os Ataques e Ações dos Exércitos Alemães era passado detalhes através da "Enigma".




"Enigma" era uma Máquina tão bem feita, que estima-se que para cada mensagem criptografada, havia 196.000.000.000.000.000.000 de possibilidades, e isso era ajustado à cada dia. Ou seja, quem recebia a mensagem e não tinha os Códigos de ajustes da Enigma, tinha menos de 24 horas para decodificá-la.

Complicado explicar aqui como tudo funcionava e, para isso, sugerimos que assistam o excelente Filme "Enigma - O Jogo da Imitação", que está disponível gratuitamente no You-Tube:

 

Mais que um excelente Filme, "Enigma - O Jogo da Imitação" coloca em seu devido lugar, quem foi Alan Turing e o que sua invenção (Lembrem-se que ele não trabalhou sozinho na Quebra dos Códigos) contribuiu para o Fim da 2ª Guerra Mundial e quantas e quantas e quantas vidas foram salvas devido à Quebra dos Códigos. Mais que isso, o Filme mostra também o preconceito existente na Inglaterra para com os Homossexuais (Existiam Leis severas para isso) e neste caso, sem Spoiler, assistam o Filme e entenderão como tudo se deu no Pós-Guerra.

Feito esta ressalva história, agora vamos falar de Turing Machine !

https://boardgamegeek.com/boardgame/356123/turing-machine 


Vídeo explicativo do Jogo, feito pelo colega do Canal BoardGamePlay:




Turing Machine é um Jogo de Dedução, e já podemos adiantar à todos que consideramos um dos melhores já feitos. O Jogo consiste em "questionar" um "Protocomputador", através de perguntas feitas por Cartas e com respostas dadas pelo próprio "Protocomputador", visando descobrir um Código Secreto. Isso pode ser feito desafiando outros Jogadores ou mesmo o próprio Jogo em si.




Engenhocas que funcionam:

Falar de como Turing Machine funciona é bem complicado apenas com texto, mas uma vez escolhido o Desafio, o Jogo informa quais Cartas de perguntas e quais Cartas de "respostas"  entrarão no Jogo e os Jogadores deverão escolher Cartas numeradas de 1 a 5 (3 Cores diferentes por conjunto), sobrepô-las e verificar se aquela combinação é ou não o Código.

Jogos deste tipo são muito interessantes e aqui podemos dar outro exemplo de uma Engenhoca que funciona perfeitamente, que é o "Robozinho" da expansão "The Gathering Storm" do Jogo "Race for the Galaxy", onde existe uma rolagem de Dados e estes determinarão o que o "Robozinho" irá executar. 




Depois de descobrir como este "Robozinho" funciona, você fica se perguntando como alguém pode ter tido uma ideia dessas e fazer tudo funcionar perfeitamente.




Turing Machine conseguiu fazer algo próximo e que funciona perfeitamente, através da sobreposição de Cartas numéricas que escolhemos. Uma vez posicionadas, elas darão 1 (E apenas 1) resposta à pergunta feita e esta resposta será apenas se isso é Verdadeiro ou Falso.




Com base nestas informações, os Jogadores irão anotando em sua Folha de referência o que pode e o que não pode estar correto em sua escolha numérica.

Desta forma, assim como a maioria dos Jogos de dedução, os Jogadores vão eliminando possibilidades, restando apenas aquelas que satisfazem o problema, até que, após Análises lógicas, conseguem chegar a uma conclusão de quais os Números e Cores satisfazem o problema proposto.




Mas Turing Machine não para por aí, pois a Editora, ao propor o Desafio, também propõe um número máximo de Perguntas que poderá fazer ao "Protocomputador", que o Jogador poderá considerar ou não como sucesso. Assim, se o Jogador decide também vencer o "Protocomputador" e não apenas "quebrar" o Código, terá que fazê-lo com quantidade de perguntas abaixo do que o "Protocomputador" faria se ele estivesse resolvendo o desafio. Mas isso é uma opção a mais que dificulta ainda mais os problemas. Muitas vezes, apenas "quebrar" o Código já será uma Vitória considerável, dependendo do desafio.




De um simples Jogo de Lógica até algo muito complexo:

Turing Machine oferece aos Jogadores, não apenas um Jogo de dedução, mas algo muito maior que isso, pois existem Níveis de dificuldade que os Jogadores poderão experimentar com o passar do tempo e de como tudo funciona.




No Nível de dificuldade "Fácil", temos Códigos que qualquer pessoa (Inclusive Crianças) poderão "quebrar" sem muitos problemas, pois as respostas às perguntas feitas são bem diretas e basta um Raciocínio lógico mediano, que o resultado virá até com certa facilidade.

Mas...

O problema está quando você começa a escolher outros Níveis de dificuldade e aqui, o Jogo passa de um simples Jogo de dedução, para algo altamente complexo e um "frita-cérebro" daqueles bem pesados. 




Isso é feito, simplesmente misturando as Cartas do "Protocomputador", pois no Nível fácil, existe apenas 1 resposta para cada pergunta e os Jogadores sabem a qual Número esta resposta está se referindo. Daí, chegar a uma conclusão não é assim algo tão difícil, embora aqui já exista certo Raciocínio lógico envolvido.

O problema começa realmente quando decidimos se desafiar mais e as Cartas de perguntas passam a não informar mais a qual Número aquela resposta está se referindo. E quer complicar mais ? Algumas Cartas de perguntas não possuem apenas 1 opção de resposta, mas várias, o que exige dos Jogadores fazerem "Combos" de perguntas na Ordem correta para que consiga definir qual resposta é a correta, pois dependendo da Ordem das perguntas feitas, a Carta de resposta pode dar Verdadeiro e Falso ao mesmo tempo, o que exigirá dos Jogadores correrem atrás de outras perguntas que solucionem determinada Carta de pergunta. Ou seja, teremos aí mais problemas, além de "quebrar" o Código, procurando resolver o resultado "real" de determinada Carta de pergunta e aqui o Jogo "tende ao infinito"...




Não estamos mais falando de um simples Jogo de lógica, mas de algo muito maior, onde procuramos não só "quebrar" o Código, como também saber a qual Número se refere determinada resposta e quais das respostas da Carta de pergunta é a verdadeira.

Análises, análises e análises...

Calcanhar de Aquiles de Turing Machine:

Jogos de dedução, principalmente quando envolvemos Números apenas, tende a não atrair grande público de Jogadores, que preferem algo menos "Matemático" e mais divertido. Em nossa Ecobrinquedoteca, temos bons exemplos disso, como o bom "Rummikub" por exemplo, que consideramos ótimo Jogo (Com sorte envolvida) e que dificilmente vê mesa pois é Numérico apenas.  Por outro lado, sempre citamos o CODE777 que embora seja numérico, já atrai boa parte dos frequentadores da Ecobrinquedoteca, por ser mais acessível quanto ao jogar.

Turing Machine, lembra bem de CODE 777, pois a Mecânica principal de "Perguntas" e "Respostas" estão presentes. É lógico, estamos falando aqui de 2 Jogos completamente diferentes quanto à complexidade, mas a "Base de raciocínio" dos Jogadores, praticamente se mantêm nos 2 Jogos.




Talvez aí os Jogadores fujam um pouco mais de Turing Machine e busquem outros Jogos de dedução mais palatáveis, pois, repito, se você sair do Nível Fácil do Jogo, encontrará muitos problemas para conseguir a quebra do "Código" e muitas vezes isso pode ser frustrante para aqueles que tentam algumas vezes e não conseguem a quantidade de sucesso pretendido.

O que achamos do Jogo:

Jogo excepcional ! Dos Jogos de dedução que conhecemos, consideramos um dos melhores e gostaríamos muito que este Jogo, assim como outros Jogos de dedução como CODE 777, BREAK THE CODE, BREAK THE CUBE, MR JACK... fizessem parte do acervo das Ludotecas de Escolas, pois permitem experiências das mais interessantes quanto ao Raciocínio lógico e sua aplicação no Lúdico.




Jogo que exige Concentração, Raciocínio e que acaba por abarcar aquilo que queremos para Jogos deste propósito. Não serão todos os Jogadores que irão gostar, mas para aqueles que querem algo desafiador, o Jogo se mostra Pleno. Segundo informações, existem cerca de 7 milhões de possibilidades de Códigos diferentes a serem "quebrados", utilizando os Componentes do Jogo. Portanto, rejogabilidade aqui nem se fala. É seco por ser numérico e ser de Raciocínio puro. Sem Tema algum, mas que recomendamos para Alunos, Educadores e para todos aqueles que querem sentar-se à mesa e desafiar-se !

Jogo que recomendamos para todas as Faixas etárias !



Nenhum comentário: