Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

WAYPOINTS - Roll-an-Write dos melhores...


Imagens do Jogo retirados da Página do Jogo no BoardGameGeek !

Aqui na Ecobrinquedoteca, temos tido algumas experiências bem interessantes com Jogos Roll-an-Write, já que este tipo de Jogo é uma novidade para muitos Jogadores. Existem aqueles que gostam e aqueles que querem distância, mas o Mercado conseguiu um "Nicho" de Jogadores que sempre buscam novidades nesta Família e tem crescido muito a quantidade de lançamentos, bem como da qualidade destes Jogos.



Jogos Roll-an-Write são aqueles em que os Jogadores precisam de uma ou mais folhas e rolam os Dados para fazerem suas Ações, fazendo Marcações em Folhas. Existem no Mercado, inúmeros já lançados e algumas Editoras, também estão optando pela compra On-line, sem o Jogo físico, onde você compra o Jogo, recebe as Folhas para imprimir em Casa (Ou em alguma Gráfica rápida) e ainda tem o Bônus de ter gratuitamente todas as possíveis expansões futuras que possam ocorrer do Jogo comprado. Este tipo de "Mercado" é bem interessante pois as Editoras não tem o custo de Confecção do Jogo e os Jogadores tem a garantia de receber todas as atualizações, além de ter um custo bem baixo para ter o Jogo em casa e jogar com a Família/Amigos/Alunos.



Hoje vamos falar de um desses Jogos, que consideramos muito bom, que é o Waypoints:

https://boardgamegeek.com/boardgame/388329/waypoints

Vídeo explicativo do Jogo: Canal do Romir



Este Jogo foi lançado recentemente em 2023 e temos como Tema a exploração de uma "Reserva ambiental", de forma a conseguir a maior quantidade de Pontos.



Explorar aqui, significa sair de seu Acampamento e ir descobrindo o que esta "Reserva ambiental" nos tem a oferecer como atrações, como Lagos, Florestas, Montanhas, Fauna e com isso, ganhar alguns Bônus durante a partida e no final da mesma, conseguir a maior quantidade de Pontos, baseado naquilo que conseguiu explorar. É claro, neste tipo de Jogo será impossível você visitar todos os locais que te darão Bônus/Pontos, mas pode-se traçar um caminho e seguir por ele, buscando vantagens principalmente dos Bônus e, consequentemente, conseguir maior número de locais visitados, aumentando assim a quantidade de Pontos na Pontuação final.



Waypoints conseguiu reduzir ao mínimo a quantidade de Componentes, pois Basta uma Folha representando a "Reserva ambiental", 1 Dado D6 comum e 1 Lápis e você já pode jogá-lo numa boa.



As Regras, de forma geral são bem simples, pois a cada rodada você rola o Dado D6 que indicará o Clima atual da "Reserva ambiental" e dependendo deste Clima, você possui mais ou menos movimentos a fazer ao traçar sua rota pelo caminho escolhido.

Devemos entender que "movimentos" aqui é dado por "Passos" e dependendo do Clima, poderá ter número baixo ou alto e são estes passos que limitam bem as coisas para os Jogadores já que o Mapa da "Reserva ambiental" é dividido com Linhas topográficas (Que definem altitude) e Linhas de grade Horizontais e Verticais, que determinam Latitude e Longitude respectivamente e toda vez que seu traçado cruzar estas Linhas ou chegar ou cruzar algum Ponto de interesse (Lagos, Florestas, Fauna), será considerado 1 passo. Desta forma se o Jogador possui 3 Passos e cruza 2 linhas Topográficas e chega a um Lago, por exemplo, já terá gasto todos seus movimentos nesta rodada.



Existem meios de melhorar isso, utilizando Água (Você ganha Água ao passar/visitar um Lago), Voar de "Asa Delta" para qualquer quadrante adjacente ortogonalmente ao quadrante onde se encontra, andar de Caiaque pelo Rio até 3 quadrantes ou ainda Fotografar algum local nos quadrantes adjacentes e todas estas vantagens o Jogador consegue através dos Bônus, que dependem dos locais a serem visitados.

De todos os Jogos Roll-an-Write que temos, este Jogo foi um dos que mais chamou a atenção, não só pelo Tema, nem tanto pela beleza do mapa, mas muito mais pela mecânica apresentada e pela escolha dos Jogadores de quais caminhos ele deve tomar, de forma a conseguir mais locais visitados e consequentemente os Bônus que estes locais darão ao Jogador. 



Aqui temos talvez um probleminha do Jogo ao jogar com Crianças, pois é preciso que estes conceitos Topográficos sejam minimamente do conhecimento delas e mesmo para Adultos, o Jogo apresente uma certa dificuldade em entender que uma vez em uma altitude (Entre 2 Linhas Topográficas), você pode continuar fazendo o caminho que quiser, desde que não cruze linha alguma e visualizar isso no Mapa pode ser um tanto complicado para algumas pessoas.

Waypoints não é demorado e muito menos difícil, mas é preciso 1 partida para que todo entendimento do Jogo seja passado àqueles que querem conhece-lo.



Jogos com a característica apresentada em Waypoints muito agradam a Ecobrinquedoteca, pois podemos trabalhar vários assuntos dentro de um mesmo Jogo, desde o que é uma "Reserva ambiental", Fauna e Flora existentes, meios de se conseguir maximinizar os Bônus/Pontos e, no caso específico deste Jogo, também trabalhar conceitos Topográficos, Longitude, Latitude, de forma bem simples, mas que fixarão bem a informação, principalmente de Alunos/Crianças.

Waypoints segue o padrão característico do que é um Roll-and-Write e de forma bem clara e com uma profundidade que achamos bem razoável pelo que é composto o Jogo. Ótimo Jogo para sentar com Alunos/Crianças e não só jogar, mas também discutir sobre o que cada um fez na partida e o que poderia ser melhorado em uma próxima.



Joguinho dos mais interessantes e que recomendamos à todos !


Nenhum comentário: