Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

SPOTS - Muito cuidado com os Dados...


Aqui no Clube do Tabuleiro de Campinas, sempre buscamos Jogos que fogem um pouco daquele "roll" já conhecido de tantos Jogadores, mas que acabam caindo no gosto da maioria daqueles que acabam colocando à mesa.



E hoje vamos falar de SPOTS:

https://boardgamegeek.com/boardgame/372559/spots

SPOTS é um Jogo de rolagem de Dados ! Muitos ! Muitos Dados, mas que colocam o "Fatos sorte"  no seu devido lugar, principalmente para aqueles que não gostam muito da Sorte envolvida e suas consequências para o Jogo como um todo.



Basicamente, temos Cartas com desenhos bem infantis de Cachorros e cada Cachorro possui determinados valores (Valores de 1 a 6) que precisam ser preenchidos com os Dados. Uma fez preenchido, você pontua a Carta. E o Jogo termina assim que algum Jogador conseguir completar sua 6ª Carta.



À princípio, lendo o parágrafo acima, o Jogo se mostra simples demais, porém, existe 1 Carta onde deverão ser colocados os Dados que não conseguiram ser alocados em qualquer Carta de Cachorro e aqui temos um problema: Esta Carta não suporta soma de Dados colocados sobre ela, cujo resultado seja maior que 7. Se isso acontecer, todos s Dados já colocados sobre as Cartas incompletas de Cachorros ou que ainda não foram Pontuadas (Todos os Dados estão sobre a Carta, mas esta ainda não foi pontuada), deverão ser retiradas e voltar ao estoque comum.



Esta Regra complica bem a vida dos Jogadores e alia-se a este complicador o Fato de, a cada Rodada, 6 Cartas de Ações estarem disponíveis aos Jogadores e uma vez que alguma Ação foi escolhida, esta não pode mais ser escolhida na Rodada. 



Estas Cartas de Ações, alteram o modo como os Jogadores deverão rolar os Dados, bem como, determina a quantidade deles. Com isso, limita-se bem o que cada Jogador deverá fazer, além de ser um elemento crucial de "bloqueio" das Ações dos Adversários.



Temos alguns problemas a lidar durante a partida, pois muitas vezes, aquela Carta de Ação que o Jogador queria, já foi escolhida e terá que se virar com as Restantes.



Algumas destas Cartas possuem desenhos de "Ossos", que uma vez adquiridos, servem para troca para uma "Re-rolagem" de algum Dado ou mesmo todos, o que flexibiliza bem as Ações dos Jogadores.



Mas o principal problema do Jogo é a "Casinha de Cachorro", que é a Carta cuja soma dos Dados colocados sobre ela, nunca podem ultrapassar o valor de 7. Esta Carta é a que "ferra" de vez os Jogadores e isso é uma constante durante quase toda a partida.



SPOTS, à primeira vista, parece um Jogo bem simples e "bobinho", mas temos problemas a resolver durante toda a partida, temos Cartas a escolher Ações, temos Cartas a escolher onde serão colocados os Dados, temos "Ossos" para pegar e que são muito importante para "re-rolagem" durante a partida inteira. Enfim, um Jogo simples demais para problemas demais também e que os Jogadores terão que fazer boas escolhas para conseguir completar suas 6 Cartas de Cachorros antes dos demais Jogadores.



O Autor conseguiu fazer, de um Jogo simples de rolagem de Dados, algo bem complicadinho para se chegar à vitória, pois o Jogo tende a complicar a vida dos Jogadores o tempo todo. 

Tempo estimado de 30 minutos e que consegue atrair todo tipo de público, desde crianças até idosos, além de ter uma Arte bem infantil, com desenhos simples e que, no Jogo original, acaba confundindo um pouco as Manchas dos Cachorros com os Números dos Dados que são necessários para completar as Cartas. Um pouco de atenção aqui é necessário !



Jogo das mais agradáveis surpresas, uma vez que não esperávamos tanto dele, e que no fim acabou sendo uma das melhores descobertas e que teve uma aceitação das melhores no Grupo que temos por aqui.

Para aqueles que gostam de Jogos simples, mas que exigem dos Jogadores fazerem boas escolhas, SPOTS é um dos mais recomendados.



Nenhum comentário: