Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

"Penguin Airlines" - Pinguins pilotando uma Aeronave não pode dar certo...



Nas 2 últimas postagens que fizemos, falamos de 2 Jogos que consideramos "Sérios": "Twilight Struggle" e "Bios Megafauna". Jogos que exigem dos Jogadores, concentração para terem resultados satisfatórios nas partidas.

Hoje vamos falar de um Jogo completamente diferente, onde a "diversão" está presente o tempo todo, mas, que também exige dos Jogadores uma "Comunicação" eficiente para que consigam executar as Ações: Penguin Airlines !

https://boardgamegeek.com/boardgame/369388/penguin-airlines 


Aqui temos um vídeo explicativo do Jogo:




O que acontece é que existe uma Companhia Aérea que não exigiu muitos requisitos para contratar seus Pilotos (Pinguins), mas mesmo assim, iniciou suas atividades. E sua tripulação, obviamente, terá muitos problemas para pousar a Aeronave, tendo que recorrer à Torre de Controle que passará as instruções necessárias para um pouso bem sucedido.




Acontece que quem já entrou em uma Cabine de um Avião, sabe que existem muitos Controles e que existe uma sequência de Ações corretas a serem feitas, de forma que um Avião possa pousar suavemente na Pista. E nossos amigos Pinguins não tem conhecimento disso. Caberá então, a Torre de Controle instruir nossos Pilotos a executarem estas Ações de forma correta.

Mas existe um Fator "tempo", para que estas Ações sejam feitas e quanto mais rápido forem executadas de forma correta, mais Pontos darão aos Jogadores.




Quando um Jogo coloca o Fator "tempo" como uma das variáveis, já imaginamos que é preciso correr para executar as Ações necessárias, senão tudo vai por Água abaixo. Temos alguns exemplos de Jogos bem interessantes com esta característica, como "Escape: The curse of the Temple" ou mesmo "Fuse". Nestes, existem temporizadores que no caso do "Escape" é um Áudio que vai passando informações aos Jogadores de quanto tempo falta para o Templo desabar. Já no "Fuse", temos um Temporizador que vai diminuindo o tempo e você precisa resolver as Cartas antes que ele "zere" de vez. Outros Jogos, como "Mr. Jack" por exemplo, existe o Fator "tempo", mas este é determinado por Ações dos Jogadores, que acabam por diminuir o tempo de resolução por parte do Detetive em encontrar Jack, sempre que a rodada termina.




Penguin Airlines pode ser jogado de forma Solitária e também de forma Competitiva ou Cooperativa e, embora exista um Temporizador de Areia de 30 segundos, existe um Aplicativo (Celular) específico para este Jogo, que já faz a Pontuação e também permite que você altere o tempo das Ações. Isso é interessante, pois você pode ajustar o tempo para cada faixa etária, podendo, inclusive, ser jogado por Crianças.

Mas como o Jogo funciona ?

Existem 9 Cartas (Tamanho grande) que são colocadas lado a lado, formando um Painel 3x3". Este Painel simboliza o Controle do Avião e estas Cartas devem ser colocadas de forma aleatória, mas sempre respeitando o lado correto, pois existe um nível de dificuldade para cada uma das Faces das Cartas.




Nestas Cartas, existem inúmeros componentes desenhados, simbolizando Botões coloridos (A grande maioria) e alguns componentes onde são colocados alguns Tiles que podem alterar a configuração. E o Jogador precisa apertar estes Botões (Simplesmente colocando o Dedo sobre eles) ou mover os Marcadores conforme a Torre de Controle vai informando. 

E aqui começa a diversão.

O problema é que a Torre de Controle não sabe onde estão localizados estes componentes, mas sabe a sequência que eles precisam ser executados. Desta forma, um Jogador deverá representar a Torre de Controle e ir pegando Cartas que informam quais os componentes devem ser executados pelo seu companheiro de dupla.




Vocês já devem imaginar o Caos aqui ! Quem faz o papel da Torre de Controle tem como informação, apenas a forma do componente e não onde ele está localizado e precisa especificar bem qual componente seu companheiro precisa executar a Ação. Mas o Painel tem inúmeros componentes que se confundem. Então, é preciso que a dupla (Um jogador faz o papel da Torre e outro executa as Ações) esteja afinada, de forma que quando passada a informação pela Torre de Controle, o Jogador encontre o componente correto no Painel de Controle e execute a Ação o  mais rápido possível.

Lembre-se que o temporizador do Jogo está correndo assim que a primeira Carta é revelada. Ou seja, Torre de Controle e companheiro de dupla tem 30 segundos para informar quais componentes devem serem executados e de forma correta (Normalmente são 2 ações por Carta). Se conseguirem executar, a dupla ganha um tempo extra, virando a ampulheta e recomeçando a contagem de tempo, revelando outra Carta e por aí vai. É possível, em uma mesma rodada, conseguir executar até 5 Cartas de ações.




A diversão deste Jogo está justamente no papel de quem está na Torre de Controle e como seu companheiro irá interpretar as informações, pois, como já escrevi, o Painel é muito confuso, cheio de Botões e componentes parecidos, além de serem em grande quantidade, localizados lado a lado, seja horizontalmente ou verticalmente, coloridos, com tamanhos variados e caberá a quem está fazendo o papel da Torre de Controle, de dar a informação correta de qual componente ele está se referindo. Muitas vezes a informação está correta, mas quem está executando as ações é quem não consegue enxergar no Painel aquilo que foi informado. E lembrem-se que o temporizador está correndo o tempo todo.

Em muitos casos, a dupla não consegue executar nenhuma Ação, motivo de gargalhados pelas demais duplas e também a informação passada pela Torre de Controle não é muito adequada ao componente a ser executado. Quem faz o papel da Torre, como também já mencionei anteriormente, não  sabe em qual Carta do Painel está determinado componente a que se refere, e, mesmo que olhe o Painel (Isso não é proibido), não pode especificar onde ele se encontra. Quem deve descobrir qual componente a Torre de Controle se refere é quem está pilotando o avião, ou seja, quem está executando as ações. 




Reparem que aqui temos um novo conceito no Jogo que é a "Comunicação" entre os membros das Duplas. Esta "Comunicação" tem que ser feita de forma rápida e eficiente. Talvez aqui fica uma sugestão de, antes de iniciar a partida, todos darem uma olhada no Painel e observarem características dos componentes e como estas características serão passadas como informação. Tamanho, forma, cor, especificidade de cada componente... Tudo isso ajuda em quem faz o Papel da Torre, de passar a informação correta, o que não significa dizer que quem recebe esta informação, irá interpretá-la da forma também correta.

Ficar perdido no meio de tantos componentes é comum neste Jogo, motivo de mais gargalhadas pelas outras duplas, 




O Jogo termina, segundo o Manual, quando alguém conseguir 12 pontos, sendo que cada Carta vale 1 Ponto !

O que achamos do jogo !

"Penguin Airlines" se encaixou perfeitamente naquilo que temos como conceito que é o "sentar-se à mesa". Um Jogo divertido, com muitas gargalhadas, mas que não deixa de ser "tenso" e Competitivo. O temporizador é responsável por tudo isso, pois ele força os Jogadores a executarem as ações de forma rápida e rapidez, com um Painel caótico e com informações vindas da Torre que você não sabe se é ou não o que está vendo, acaba por fazer você cometer erros bem primários, motivos de mais gargalhadas.

Um Jogo, que para nosso tipo de público é altamente recomendável e esperamos que alguma Editora brasileira possa trazê-lo pra cá! 




Um comentário:

Anônimo disse...

Muito interessante, o conceito de COMUNICAÇÃO somado a um temporizador é algo que com certeza vai deixar a jogatina muiiiito emocionante e a flor da pele para os parceiros!

Fiquei curioso com a versão solo destas regras, vou pesquisar melhor 🤓

Ótima matéria como sempre, muito bem redigida!