Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Bios Megafauna - Evoluímos ! Por isso estamos aqui...



Jogos, de uma forma geral, procuram atingir um espectro amplo, visando principalmente as vendas, pois o mercado só responderá positivamente se as Editoras entregarem algo de qualidade. Portanto, temos aqui um limitador bem interessante daquilo que é produzido. Quanto mais bonito e interessante o Jogo, mais a certeza de sucesso.

Mas existem alguns Jogos que algumas Editoras procuram chegar a determinado público, abrindo mão do sucesso de vendas e mesmo qualidade dos Componentes, mas entregando algo específico para determinados "nichos".




Hoje vamos falar um pouquinho de um destes Jogos, que raramente encontrarão na coleção de Jogadores: Bios Megafauna ! lançado pela Sierra Madre Games em 2011 cujo autor é Phil Eklund:

https://boardgamegeek.com/boardgame/97915/bios-megafauna

Bios Megafauna é uma reimpressão de American Megafauna, do mesmo autor... American Megafauna, embora tenha tido muito boa aceitação pelos poucos que se aventuraram a comprá-lo, tem como tempo, um oponente cruel... Uma partida dura algo em torno de 10 horas... Coisa inimaginável para um jogo de tabuleiro, o que fez American Megafauna ficar esquecido... Com a reimpressão, Phil Eklund conseguiu enxugar as Regras e tornar o jogo dentro dos padrões mais aceitáveis por alguns jogadores... Bios leva cerca de 90 minutos, e, embora o tempo do jogo tenha reduzido, ainda tem um oponente cruel que são as Regras do jogo... As críticas fizeram seu efeito, e logo em seguida, foi lançada o que foi chamado de  de "Living Rules", que procurou aparar arestas das Regras originais do Bios, e que teve muito boa aceitação por parte daqueles que tinham o Jogo... Tanto, que a opinião geral é: Esqueçam as Regras originais !




Mas de que se trata Bios Megafauna afinal ?

Phil Eklund é autor de outras proezas colocadas em forma de jogo, como Hight Frontier (Algo como conquistar o espaço) e Origins (Como nós nos tornamos humanos), também com Regras que mais parecem um documento científico do que Regras de um Jogo... Em Bios, os jogadores começam o jogo controlando uma Espécie primitiva, denominada Protodinosauros e Protomamíferos e durante a partida terá que obter Genes (De Genética mesmo!) à fim que sua espécie adquira novas características e possam se adaptar melhor às mudanças que o planeta irá ter em seu clima. Parece complicado? Wallace/Darwin já dizia que os mais adaptados tem grande chance de sobreviver às mudanças que ora ocorrem e que ocorrerão no futuro. Adaptar-se no jogo, significa melhorar sua espécie à fim que possam enfrentar os problemas (E neste jogo, só temos problemas aparecendo à cada momento!), herdar suas características aos descendentes e fazer com que consigam ser a melhor espécie com melhores Genes no final da partida.




Antes de entrar no Jogo propriamente dito, é preciso explicar para você que está lendo, de como o Jogo está situado na linha do tempo, senão vocês acabarão por não entender nada, e para isso, coloco a seguir, um texto de introdução às regras: 

Há 250 milhões de anos, ocorreu a Extinção Pérmica, que acabou com quase a totalidade de plantas e animais da Terra. Dois grupos sobreviventes, ambos similares a Lagartos, lutaram para dominar a Megafuna do planeta. Estes dois grupos evoluíram de muitas maneiras e estes, ainda podem ser diferenciados por seu número de dentes. Os ancestrais dos Dinossauros, teriam uma "mordida" desigual, que eram trocados constantemente. Os ancestrais dos Mamíferos, por sua vez, tinham uma "mordida" mais precisa, usando um grupo de dentes por toda a sua vida. Estes dois grupos lutaram pelo domínio global durante 50 milhões de anos, porém, ao final do Triássico, os Dinossauros conseguiram a supremacia. Sem oponentes durante 130 milhões de anos, acabaram por encontrar seu fim, com o impacto de um enorme asteroide com a Terra. Os oportunistas Mamíferos, passaram então a dominar a Terra nos últimos 65 milhões de anos. 




Bios Megafauna nada mais é que uma disputa entre Dinossauros e Mamíferos por esta supremacia explicada no texto que acabou de ler.

 Como o jogo se desenrola ?

Antes de mais nada, vou deixar claro que ainda sou leigo no jogo, mesmo com mais de 10 anos com ele na Coleção e vendo mesa esporadicamente, lutando ainda em tentar entender como fazer um Jogo eficiente, portanto, nada de explicação detalhada de Regras por aqui, pois ainda sou incapaz disso.  Vou apenas escrever algumas características dos Componentes do Jogo e como tudo funciona. Praticamente, Bios é composto de 3 Componentes principais:




Tabuleiro de Jogo:

O Tabuleiro de Bios jamais ganhará algum prêmio pela sua Arte. É um Tabuleiro funcional... Tudo que você precisa está nele, e está dividido em áreas, cada qual com sua finalidade: Local para colocação dos Biomas, Local para controle do CO2 (Efeito Estufa!), Local para controle do tamanho e peso das espécies (Importante para migração), Local para situar as adaptações obtidas por cada espécie, Local para situar o nível "cultural" da espécie (Se ela consegue unir sons e decifrá-lo como uma mensagem, atualmente conhecido por nós como Comunicação!) e Local para onde irão as Espécies e Biomas extintos.




Tiles de Bioma ou Tiles de Era:

Estes Tiles são colocados nos espaços destinados ao Bioma e determinam praticamente como a situação se encontra para as Espécies quanto à alimentação, climax (Climax baixo significa grande possibilidade do Bioma ser extinto... Se tem espécie sobre ele, migre para outro melhor, senão sua espécie neste Bioma será extinta também), nicho e latitude deste Bioma (Tile). Aqui vale fazer um comentário à respeito dos Tiles: De uma forma geral, não possuem também Arte que mereça elogios, mas as principais informações estão claras à todos, seja pelos requisitos à alimentação, colocados em letras grandes e com cores bem definidas e todas as demais informações que os jogadores precisam saber sobre aquele Bioma. Estes Tiles são colocados no Tabuleiro de forma que exista opções para as espécies dos jogadores migrarem para eles, ora para o sul, ora para o norte ou mesmo numa mesma latitude, à fim de obter um Bioma melhor...




Cartas

As Cartas de Bios tem 2 finalidades: Ou servem para melhorar Genes de suas espécies, já que possuem marcações de quais Genes ela disponibiliza, ou desencadeia Ações durante a partida. .Estas ações podem ser simplesmente ter opção de pegar + Cartas ou disparar algum evento que pode ser de baixo perigo ou catástrofes que praticamente eliminam as espécies do Tabuleiro.




Exposto os Componentes do jogo vem a questão: Como tudo isso funciona ?

Tenho em minha coleção, cerca de 150 Jogos de Tabuleiro. Alguns bem fáceis de jogar, outros divertidos e outros até que complexos, mas Bios Megafauna merece ser colocado como um Jogo à parte. Não vou classificá-lo como melhor ou pior que qualquer outro jogo, pois a finalidade do Jogo extrapola tudo aquilo que conheço sobre jogos de Tabuleiro. Phil Eklund é um cientista, e colocou a realidade nua e crua do que é a Evolução. Evoluir, significa antes de mais nada, saber adaptar-se às novas características do Planeta (Clima, Concorrência, Alimentação, etc), saber lidar com a incerteza de que hoje estamos aqui, mas amanhã não sabemos. Questões que pairam hoje em nossa sociedade como aquecimento global, resfriamento global, guerra nuclear, terremotos, tsunamis, foram colocados no jogo exatamente da mesma forma.




Os críticos de Bios dizem que é um jogo Caótico e Aleatório, onde você não tem condição de prever nada que está para acontecer, mas a Evolução não é isso ? E se no próximo Domingo cair outro Asteróide sobre a Terra, quem estará preparado para os dias, meses, anos seguintes à esta queda? A Evolução funciona desta forma, ceifando milhares de espécies de uma vez e fazendo com que outras apareçam e dominem. Ou vocês acham que estaremos criticando Receita Federal e reclamando do dólar alto por toda a eternidade? Seremos ceifados também, e outros nos substituirão, e outros e outros, até que a Terra deixe de ser um Planeta habitável, ou simplesmente deixe de existir. Os Tiles de Bioma, de certa forma são responsáveis por este "descontrole" do jogo. Não espere que sua espécie que hora tem alimento, é predador, possuem Genes "confiáveis" dure por muito tempo. Alguma coisa irá acontecer e ela será dizimada do Tabuleiro, e depois não venham reclamar das Regras, do caos, do descontrole, da aleatoriedade. Comprei Bios, já sabendo de todas estas características do Jogo. Evoluir, significa adquirir Genes que possam ser úteis à sua espécie futuramente. Querem um exemplo ? Imaginemos que você tenha espécies à direita do "Rift Atlantic" ou Falha do Atlântico... Esta falha, ao longo do tempo, fez com que parte da América se afastasse em direção ao que hoje conhecemos como África, criando assim nosso Oceano Atlântico. Se sua espécie que estava lá sossegada, não possuir Genes M (Marinho!) ela simplesmente desaparece. Se possuir Gene M, torna-se na evolução a ser uma espécie marinha e não terá problemas futuros. Parece estranho para um jogo de Tabuleiro ? Não é estranho... Cada Carta com seus aterradores eventos, equivalem a 1 ou 2 milhões de anos. Durante a partida, que dura cerca de 90 minutos, terão passados centenas de milhões de anos, desde quando você sentou à mesa até quando terminou o jogo e foi dormir. Uma aventura pela Evolução colocada sobre a mesa. Sobre o Rift Atlantic ele ocorrerá mais cedo ou mais tarde... É uma condição do jogo...




Saber lidar com Cartas, Genes, Migração, aumento ou diminuição do CO2 na atmosfera (Efeito estufa!), aumentar ou não o tamanho das Espécies, aumentar ou não a velocidade da Espécie, tornar a Espécie noturna ou marinha, tomar cuidado com a Orogenia das Cordilheiras, tentar se precaver de eventos catastróficos que vão acontecer durante a partida, tudo isso colocado num "balaio" só e sacudido de vez em quando não é fácil, e talvez aí esteja o "calcanhar de Aquiles" de Bios. O jogo exala Evolução o tempo todo, e esta caoticidade afasta muitos jogadores. É um jogo para poucos, pouquíssimos, talvez amantes da Evolução, e que muito dificilmente verá mesa por onde anda, mas vale cada minuto da partida... É como aquele Vinho caríssimo que comprou e quer saboreá-lo devagar, sentindo seu aroma e sabor... O problema é que nem todos gostam de Vinhos, principalmente caros. 




Não falei de Regras, nem de expectativas, nem frustrações sobre Bios. Apenas o que ele é na sua essência. Talvez daqui um mês ou dois, vocês possam até ver em algum tópico "Troco Bios Megafauna por qualquer coisa", mas sou um apaixonado por Biologia. Não tive oportunidade de fazer um Curso de Biologia nesta vida, mas colocar um assunto tão complexo como a Evolução num Jogo de tabuleiro, atiçou minha curiosidade, frustrada às vezes por tão pouca informação disponível sobre ele.

 Se escrevo estas palavras sobre o Bios, é para que atice a curiosidade de um ou outro que esteja lendo esta postagem, e que também se interesse pelo jogo, e possamos discutir como foi e qual o tamanho da "paulada" que a vida deu em sua Espécie que  controlava.




Bios Megafauna é uma experiência única ! Pode até ser considerado mais uma "simulação" do que um Jogo propriamente dito, mas mostra que um Jogo pode ultrapassar limites e ir muito além daquilo que estamos habituados a ver nas Estantes de Jogadores.



Nenhum comentário: