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domingo, 19 de agosto de 2018

Isso não é um jogo... Mas funciona como tal... E é genial !



Geralmente encontramos alguns Jogos bem inusitados nesse nosso mundinho de novidades e alguns extrapolam bem o conceito "Jogo" propriamente dito, onde o principal objetivo está na imaginação.

Existe um Jogo cadastrado no BoardGameGeek, chamado:   Eat Poop You Cat em que estas características do "além Jogo" estão presentes de forma sólida e muito interessante:





Abandonaremos os conceitos clássicos dos Jogos em sí e passaremos então a ter uma visão mais ampla de como funciona este Jogo.

Eat Poop You Cat é extremamente simples de ser feito, bastando apenas 1 folha de papel e 1 lápis para cada Jogador e aqui já podemos perceber as diferenças dos Jogos tradicionais. Não existe absolutamente nada. Apenas 1 folha em branco onde os Jogadores irão se enveredar por caminhos fantasiosos em busca do "compreender" aquilo que "vê" e aquilo que "lê".




A compreensão de tudo que vemos e lemos está na capacidade individual de cada um, aqui, respeitado em todos os níveis, sem julgamentos ou qualificações educacionais de cada um. O Jogo pede apenas que você faça algo com aquilo que está exposto à sua frente e nada mais que isso.

Este conceito aproxima-se muito de "Dixit" onde cada um tem uma interpretação diferente para uma imagem e busca informar os outros Jogadores, algum detalhe ou conceito que ele consegue enxergar e que alguém no Grupo também consiga ter esta leitura.

Como o jogo funciona?

Cada Jogador recebe 1 folha em branco e 1 Lápis e deverá escrever uma "Frase" simples, como por exemplo: "Gilberto, o sapinho, resolveu subir no alto da montanha e saltar de Asa delta" .

Uma das características da "Frase" formulada é que ela seja simples e não muito longa, pois todas as informações são "Matéria prima" para o próximo passo do Jogo.




Na "Frase" acima, repare que existem vários conceitos: O sapinho Gilberto, o "subir" (Que pode ser andando ou pulando), a Montanha, a Asa Delta e o vôo de Asa Delta.

Uma vez que todos os Jogadores tenham escrito a "Frase, todas as folhas com as "Frases" escritas  são passadas aos Jogadores à esquerda, que deverão fazer um "Desenho" qualquer referente àquela "Frase" e aqui você começa a perceber a genialidade simples deste Jogo. Uma vez que todos os Jogadores fizeram o "Desenho", estes deverão dobrar a folha, escondendo a "Frase"  (E não o "Desenho") e passarem aos Jogadores à esquerda, que deverão fazer uma "Frase" qualquer referente àquele "Desenho". Feito isso, Dobra-se a folha escondendo o "Desenho" e passa-se ao Jogador à esquerda que deverá fazer uma "Frase" referente àquele "Desenho" e assim segue até que 4 Desenhos sejam feitos. O Jogo finaliza quando o 4º "Desenho" é feito.




Repare que existe uma alternância nas Ações dos Jogadores sendo que terão que fazer uma "Frase" ou um "Desenho" e somente a última informação está visível (Frase ou Desenho), já que as anteriores estão escondidas quando a Folha foi dobrada: - Frase / Desenho / Frase / Desenho / Frase / Desenho / Frase / Desenho.

Alguns comentários sobre este "Jogo":

Gostamos de trabalhar com "Jogos" que fogem aos padrões que geralmente encontramos espalhados por aí e quando existe o uso da "imaginação", temos um prato-cheio para que possamos explorar mundos invisíveis.




Quando citamos "Dixit", percebemos que a aceitação/diversão, depende muito do Grupo que está jogando, já que tivemos experiências de todos os tipos, muitas vezes deixando a Pontuação apenas como objeto decorativo. Conseguir enxergar algo nas Cartas não é tão difícil, mas imaginar que a dica dada ao Grupo servirá com "isca" para alguns participantes apenas, e não todos ou nenhum, é a grande sacada do Jogo. Se você conhece os participantes, sabe mais ou menos como funciona a cabeça de cada um e com isso, saberá se aquela informação será ou não interessante pra você. Entender isso é um grande passo para conseguir a totalidade de "Pontos".




Em Eat Poop You Cat este conceito também está presente, mas de forma mais "crua" e até certo ponto, mais "verdadeira", pois não existem Cartas. As "Frases" e "Desenhos" são criados livremente e não estamos aqui avaliando a qualidade nem das Frases e muito menos dos Desenhos, mas a informação que foi transmitida. 




No exemplo do "Sapinho Gilberto", se alguém desenhasse somente um Rostinho Feliz, ele se encaixaria muito bem na "Frase", pois este poderia ser o sonho do "Sapinho" e nada mais justo que ele estivesse Feliz por isso. Mas repare que se isso ocorresse, ao esconder a "Frase" e passar o "Desenho" ao Jogador à esquerda, este teria outra informação completamente diferente do porquê daquele "Rostinho Feliz" e criaria uma "Frase" que, com certeza, não teria nada a ver com a "Frase" inicial e aqui está a diversão do Jogo.

A "História" é contada pelos Jogadores, ou melhor, é "criada" pelos Jogadores de forma simples e que é revelada totalmente somente quando o 4º "Desenho" é feito e o "Jogo" encerrado.




Mais que "Jogar", depois de encerrado vem a diversão completa que é a discussão de cada "História" criada e ver as "Frases" e os "Desenhos" feitos em sequência e como foi tudo interpretado.

Reparem que este "Jogo" é genial na sua essência, como algo capaz de fazer algo do "nada", se transformar em histórias absurdas e fantasiosas, onde cada Jogador teve sua participação, pois fez parte dela, seja desenhando, seja escrevendo.




"Jogos" deste tipo são experiências lúdicas que podemos fazer com nossas crianças/alunos/idosos, já que independe de idade e que geralmente são muito bem aceitos por aqueles que querem se enveredar no mundo da imaginação.

Um achado...




As imagens desta postagem foram retiradas do Site BoardGameGeek e, embora estejam em Inglês, dá uma boa noção do resultado final daquilo que foi uma "viagem" dentro do "Jogo".


Um comentário:

Arnaldo V. Carvalho disse...

REALMENTE GENIAL!!!!!
Obrigado Clube do Tabuleiro de Campinas, vocês são DEMAIS!!!!