Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Tigris & Euphrates - Minha primeira paixão por um Jogo de Tabuleiro !

Nossa Versão Caseira !

Todas as nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente para uso pessoal somente, sendo proibido qualquer tipo de venda !



Imagem BGG !

Imagens retiradas do Site BoardGameGeek !



Imagem BGG !

Você parece já ter visto esta postagem por aqui ? Viu sim meu caro ! Ela está no Link abaixo, mas resolvi reescrevê-la acrescentando imagens de Versões Caseiras feitas pelo mundo afora:



Imagem BGG !

Antes de mais nada quero dizer que esta Versão Nova do Tigris & Euphrates foi um dos maiores engodos (Opinião minha!) já feitos em um Jogo de Tabuleiro. Eu tinha a Versão da Pegasus, com Monumentos em Madeira e quando saiu a Arte nova, vendi minha Versão e acabei comprando esta Versão que mais parece um "caça-níquel" do que qualquer outra coisa... Coincidência ou não, nunca mais viu mesa por aqui.


Imagem BGG !

Mas deixando este detalhe dos Componentes, Tigris & Euphrates consegue atravessar os anos de forma sólida. Muitos outros Jogos foram à mesa, mas ainda existe o charme daquela sua primeira paixão, onde vira-e-mexe e você está se lembrando e querendo que aqueles momentos voltassem, nem que fossem por alguns minutos.


Imagem BGG !

Anos atrás fizemos uma Versão Caseira do Jogo que realmente ficou muito boa, porém tinha o inconveniente de ser um verdadeiro "trambolho" para transportar, mas sempre que era colocado à mesa, chamava a atenção dos jogadores e não jogadores que passavam pelo local.


Imagem BGG !

Caçando imagens no Site BoardGameGeek, encontramos várias Versões Caseiras do Jogo e estamos colocando imagens destas Versões nesta postagem, substituindo então as imagens do Jogo original que colocamos na Postagem do Link acima.


Imagem BGG !

Tigris & Euphrates é um jogo fácil de ser feito ! E já mencionei várias vezes que basta Tampinhas de refrigerantes coloridas e um Tabuleiro feito em Cartolina e praticamente você tem o Jogo nas mãos.

A ideia desta postagem é mostrar que com um pouco de criatividade, podemos ter um jogo de excelente qualidade a um Custo muito reduzido.


Imagem BGG !

Lançado em 1997 e considerado a obra-prima de Reiner Knizia, Tigris & Euphrates resume tudo aquilo que um Jogo de Tabuleiro devia ser:



Imagem BGG !

Longe... Muito longe de ter componentes magnificos, considero um dos poucos Jogos em que ainda podemos encontrar a "Essência" do que é realmente Jogar !!! Não vou me enveredar nas Regras, pois existem outras pessoas que fazem isso melhor que eu, mas o Conceito de criar uma "Civilização", que na verdade no Jogo chamamos de "Dinastia"... Ter os melhores líderes e tirar proveito dos 4 aspectos principais desta Dinastia... Fazer com que Conflitos ocorram, muitas vezes, onde não estamos envolvido e fazer do Equilíbrio a viga mestra de melhor evoluir no Jogo, foi algo realmente genial colocado neste Jogo...


Imagem BGG !

Knizia fez o simples... Faça uma Dinastia equilibrada... E vença !!! Em muitos jogos, a idéia de "faça a maior quantidade de pontos possível" é incrustada em nossas cabeças de tal forma, que quando encontramos um Jogo que se você fizer isso, irá perder a partida, parece seguir na contra-mão do óbvio...
Tigris & Euphrates parece seguir a famosa receita do "arroz com feijão"... Que mata a fome da mesma forma que outros pratos mais valorizados.


Nossa Versão Caseira !

Consegue depois de anos e anos e anos, ainda ser um dos 3 melhores Jogos de minha pequena coleção...
Esquecido pelo tempo e pelas produtoras... E também muito difícil de ser encontrado nas Lojas mais tradicionais de vendas de Jogos, parece passar intocável, mesmo com  milhares de Jogos sendo lançados todos os anos por aí...


Imagem BGG !

E como uma primeira paixão... Jamais será esquecido !!!


Nossa Versão Caseira !
Nossa Versão Caseira !

3 comentários:

Igor Mascarenhas disse...

Parabéns pela confecção, ficou extremamente lindo! Eu acho super bacana quando eu encontro um colega de hobby que se dedica em um jogo em questão. Atualmente estou vivendo isso com o Senhor dos Anéis Card Game, já imprimi playmat, fiz divisórias, traduções, tokens personalizados, etc. Isso tudo só faz agregar valor ao momento de lazer que este hobby nos proporciona. E sobre o post, sim apesar de que você não mencionou sobre as regras, me vendeu o jogo. Vou por na list aqui.

Abraços

Fausto disse...

Obrigado por visitar o blog Igor. Se pesquisar mais no blog tem posts mais atualizados sobre o Tigris, inclusive comparando a versão nova com a nossa versão....kkk

Anônimo disse...

Boa tarde... Onde tem o passo a passo?