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segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Tigris & Euphrates !!! Algumas palavras sobre o jogo...

Caixa da Versão Pegasus Spiele

Hoje vou falar um pouquinho sobre um clássico, já velho de estrada: Tigris & Euphrates, lançado em 1997, cujo autor é Reiner Knizia

http://boardgamegeek.com/boardgame/42/tigris-euphrates

Este jogo, apesar da minha coleção já ter mudado diversas vezes,e com jogos bem mais atuais, ainda está entre meu Top 3.

Marcadores de Pontos de Vitória:  Pequena = 1 Ponto e Grande = 5 Pontos - Branco = Tesouro

Trata-se de um jogo de Civilização, onde os jogadores terão que criar uma Dinastia equilibrada, contendo Templos, Quintas, Mercados e Colonizações... Para isso, terão que colocar seus Líderes (Sacerdotes, Agricultores, Mercadores e Reis) em diversos Reinos e na pontuação final, o menor valor de cada Dinastia fará parte da pontuação... Com isso, não adianta, por exemplo, um jogador dar preferência somente a Templos, já que desta forma ele terá muitos pontos e não entrará na Pontuação final... Equilibrio é essencial !


Tiles de Civilização

Embora exista um Tema, que se encaixa muito bem no Jogo, Tigris & Euphrates, no fundo, é um Jogo Abstrato... Já vi Versões Caseiras feitas apenas utilizando Fichas Coloridas, e o jogo funciona da mesma forma...

Monumentos ao fundo e Construções (Expansão!) à frente

Parece ser um jogo simples, pois basta você colocar Templo, Quinta, Mercados e Colonizações, onde se encontram Líderes correspondentes, e receberá Cubinhos de madeira (Pontos de Vitória!) na respectiva cor...

Líderes
À partir de agora, para melhor compreensão, vou citar cores: Colocou Tile azul em Reino onde existe Líder Azul, ganha cubinho azul... Colocou Tile Verde em Reino onde existe Líder Verde, ganha cubinho Verde... E assim segue com Vermelho e Preto... Existe regras especiais para o Líder Preto (Simboliza o Rei!), mas não foge muito do que foi dito...

Biombos

Mostra-se aqui, que o jogo é de colocação e Tiles pelo Tabuleiro a fim de pegar Cubinhos nas 4 cores e, no final da partida, pegar a Cor com menor quantidade de Cubinhos e compará-los com os dos adversários... Dentre todas as menores, a maior delas, vence o jogo, independente da cor...

Tabuleiro 1 na frente

Tabuleiro 2 no verso

Simples não é ???

Agora vem os problemas e é aqui que o Jogo mostra porque considero Tigris & Euphrates como meu Top 3:

Cada Reino (Conjuntos de Tiles e Líderes separados no Tabuleiro!) só pode conter Líderes de cores diferentes... Líderes diferentes convivem pacificamente dentro de um mesmo Reino (Entende-se aqui: Líderes de cores diferentes convivem pacificamente dentro de um mesmo Reino!)... O problema começa a ocorrer quanto Líderes ou Tiles são colocados no Tabuleiro, e com isso, Líderes de mesma cor passam a estar no mesmo Reino... Se isso ocorrer, pode ocorrer 2 tipos de Conflitos no Jogo:

Conflitos Internos:

Ocorre quando algum jogador coloca um Líder da mesma cor de outro Líder no mesmo Reino... Revolve-se o conflito através dos Templos (Tiles vermelhos!) e aquele que tiver maioria vence o Conflito... O vencedor ganha cubinhos na cor vermelha e o Líder derrotado volta para o Jogador, que poderá utilizá-lo novamente durante a partida.

Conflitos externos:

Ocorre quando algum jogador coloca um Tile, e este Tile une 2 Reinos que estavam separados formando um Reino só, e neste novo Reino maior, existem 2 ou mais Líderes da mesma Cor. Resolve-se o conflito através dos apoiadores de cada Líder... Sobre o Tile que uniu os 2 Reinos, coloca-se um Tile de Pacificação que divide os Reinos temporariamente, a fim de saber quais são os apoiadores de cada Líder. O vencedor será o que tiver mais apoiadores e o perdedor terá que retirar seu Líder e todos os Tiles de apoiadores... O vencedor receberá tantos pontos, quanto o total de apoiadores retirados do jogo...

Repare que no Conflito externo, o estrago é grande, criando buracos em Reinos, e muitas vezes, por causa da retirada dos Tiles dos apoiadores, novos conflitos ocorram... Todos os conflitos terão que ser resolvidos para que a partida prossiga...

Deixei de lado algumas informações dos conflitos, já que isso aqui é uma Resenha apenas, mas em resumo é isso que ocorre...

Setup inicial

No jogo, ainda existe a possibilidade dos jogadores construirem Monumentos, que poderão dar cubinhos a mais durante a partida... Na versão que tenho, da Pegasus Spiele, vem uma expansão com 4 novas construções, que também dão mais cubinhos aos jogadores...

E por fim, existem os Tesouros, que os jogadores adquirem quando 2 Reinos se unem, já que 2 Tesouros não podem ficam em um mesmo Reino... Com isso, quem tiver o Mercador (Líder Verde) leva o cubinho branco, que poderá ser utilizado como Curinga na contagem de Pontos final.

Jogo em andamento

Minha opinião sobre Tigris & Euphrates:

Vou ser bem neutro aqui... Considero Tigris & Euphrates um dos jogos mais bem feitos até hoje... Mas sei que não cairá no gosto da maioria dos jogadores, principalmente pelo seu viés abstrato e aleatório de aquisição dos Tiles, além de ser meio caótico, quando Tiles, Líderes, Monumentos e demais peças, estiverem sobre o Tabuleiro...

Jogo em andamento

Os jogadores precisam prestar muita atenção no que está acontecendo no Jogo, e muitas vezes, a confusão causada pelos componentes, podem esconder algumas possibilidades interessantes... Por vezes não consegui enxergar possibilidades melhores que estavam lá, mas que passou despercebido...

Outra crítica é sobre a aleatoriedade (Sorte!) em que os 6 Tiles vem à sua mão (Cada jogador sempre terá 6 Tiles no seu Biombo!)... Como a regra de pontuação exige uma Dinastia equilibrada, você precisa ter todas as corem em um número próximo, mas isso depende dos Tiles, que muitas vezes não vem... Para driblar esta situação, movimentar os Líderes pelo Tabuleiro torna-se essencial, já que poderá posicioná-los em Reinos que tenham construções, que darão cubinhos à você, mesmo que não tenha feito nenhuma ação naquele Reino. Já tivemos situações que jogamos por quase 90 minutos e fiquei com incríveis 3 cubinhos pretos... Como era minha menor pontuação, ele entrou na Pontuação final e perdi feio, já que o vencedor é quem tem a maior quantidade de cubinhos (Independente de cor) entre todas as menores pontuações dos jogadores...

Final da partida

Tigris & Euphrates é um clássico !!! Fato!!! É um jogaço ??? Depende de como você encara o Jogo de Tabuleiro... Como disse anteriormente, é um jogo que você obrigatoriamente precisa prestar muita atenção sobre o que está acontecendo em cada Reino... Se vale a pena provocar um Conflito entre outros jogadores (Você pode fazer isso!)... Se vale a pena provocar um Conflito em que você esteja envolvido... Se vale a pena movimentar seus Líderes pelo Tabuleiro em busca de Pontos extras... Se vale à pena separar Reinos (Você pode fazer isso 2 vezes durante a partida!), e principalmente, como equilibrar os cubinhos nas 4 cores durante a partida...

Detalhe dos componentes

Muitos consideram Tigris & Euphrates seco demais, mas não sou desta opinião... Não é um jogo para todos e muitos vão torcer o nariz, já que é um jogo funcional, sem muito nhé nhé nhé na arte e componentes... Confuso às vezes, mas que sempre vê mesa por aqui... Mas dou uma dica: Não jogue 2 vezes seguida, pois cansa um pouco, pelas opções, pelo que irá fazer, e principalmente como equilibrar sua Dinastia !!!

Está entre meu Top 3 !!!


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