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quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Caverna !!! Algumas palavras sobre o Jogo...



Nesta época de feriados, resolvemos testar o Caverna: The Cave Farmers 
http://boardgamegeek.com/boardgame/102794/caverna-cave-farmers lançado em 2013, cujo autor é Uwe Rosenberg.



Uma das questões no lançamento é seu comparativo como o excelente Agrícola, do mesmo autor, já que Uwe usa a mesma mecânica e com formato praticamente igual.



Em Caverna, somos Anões (Duendes para alguns!) que moram em Cavernas e precisam cuidar de sua "fazenda", assim como Agrícola... A grande novidade está no uso da exploração da Caverna, abrindo espaço para melhorias onde estes Anões moram e também a busca por Minas de Minérios e Rubis...



Uwe, em Caverna, deixou de lado um dos grandes problemas que os jogadores tinham em Agrícola, que era procurar ter alimentos para seus Fazendeiros, sempre que ocorresse a Fase de Colheita (Harvest!)... Caverna abriu de vez o leque de opções, e, a não ser que você cometa um erro muito grande, você dificilmente terá problemas em alimentar seus Anões...



Por outro lado, esta abertura de opções, faz os jogadores buscarem caminhos em busca de ter a maior quantidade de pontos possíveis... 



As Cartas existentes em Agrícola, não existem mais (Exceto as Cartas de rodada, é claro!) e foram substituidas por melhorias que os Jogadores poderão fazer em sua Caverna... Estas melhorias, alteram em muito o andamento do Jogo, e existe um monte delas no Jogo... Cada uma delas tem um Custo específico e te dá uma vantagem que pode ocorrer no decorrer da partida, ou na pontuação Final... Existem algumas construções que serão obrigatórias, caso você queira aumentar a quantidade de Ações (Aumentar quantidade de Ações à sua vez!), que sãs as construções para onde serão colocados os novos Anões que o Jogador adquire, já que o "espaço" inicial só comporta 2 Anões (Mesmo efeito de aumentar a residência em Agrícola!),..



3 coisas que foi acrescentado ao Jogo e gostei muito: A primeira dela, é o espaço "Imitation" utilizado, se não me engano, em partidas de mais de 4 jogadores, onde você pode colocar seu Anão alí, pagar Comidas e realizar uma Ação que algum outro jogador já tenha feito... Com isso, mesmo em um jogo apertado, você consegue realizar algumas Ações que alguém "tesourou" antes... A segunda delas é respeito ao Rubi... Existem 2 tipos de Minas (De Minério e de Rubi) no Jogo... O Minério, normalmente se usa para forjar armas (Transformar seus Anões em "Guerreiros"!) e os Rubis funcionam como um "Coringa" no Jogo... Este Rubi é extremamente interessante, pois você pode trocar ele por praticamente qualquer Recurso, além de ser obrigatório para você conseguir Vacas no Jogo (1 Vaca = 1 Rubi + 1 Comida)... A terceira é você poder transformar seus Anões em Guerreiros, e uma vez transformado, aceitar expedições, melhorando o nível dos Guerreiros e fazendo com que você também tenha várias opções para pegar Recursos... Quanto maior for o nível do Guerreiro, maior serão as opções de escolhas...



Quanto aos Recursos, considero Caverna mais rico que Agrícola... Geralmente você não fica tão restrito em lugares para conseguí-los... Os Rubis e Melhorias ajudam muito a adquirí-los, e mesmo quando as Cartas de Rodada que oferecem estes Recuros, já estão ocupadas por outros Jogadores, você tem outros caminhos para conseguí-los...



Sobre as melhorias, existem 2 possibilidades de Jogo... Uma que oferece uma quantidade limitada de melhorias, e outra que oferece todas as possibilidades de melhorias que vem no Jogo... Exceto o Dwelling (Onde você coloca os Anões novos que consegue durante a partida!) que vem numa quantidade razoável (Geralmente você não tem problemas para adquirí-los!), as demais melhorias vem somente com 1 tipo de cada, mas mesmo que outro jogador adquira uma melhoria que você queria, você acaba por ter muitas outras opções...



Quanto aos caminhos para a Vitória, o jogo abre o leque de vez !!! Você tem inúmeros caminhos a seguir e pode optar por utilizar estratégias diversas à fim de melhorar seus Pontos... Como Agrícola, o controle de quem está na frente na pontuação durante a partida, é algo caótico, já que vai precisar fazer contas e mais contas, mas isso nunca aconteceu por aqui... O único modo de interferir nas Ações de outros jogadores, é colocar um Anão em alguma Carta que seria interessante para ele, mas mesmo assim, este controle é complicado...



A grande questão que fica é se Caverna é melhor que Agrícola... Acredito que os 2 podem conviver pacificamente em uma coleção... Quando se quer jogar algo mais "apertado", a opção seria Agrícola, e quando se quer algo mais "aberto" uma boa pedida seria o Caverna... Se tivesse os 2 e fosse ensinar novos jogadores, Caverna seria uma boa opção, pelo leque de opções e pelo fato da Comida não ser realmente um problema grande no Jogo...



Uma menção honrosa aos Componentes do Jogo: Os caras acertaram !!! Todos de altíssima qualidade e em quantidade absurda...



Caverna merece estar na Coleção de cada um sim !!! E mesmo se você já tiver Agrícola, posso dizer que se completam !!!





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