Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sexta-feira, 15 de março de 2024

DEIXE NOSSAS VACAS EM PAZ ! Joguinho dos mais interessantes ! E gratuito !


"Nevada, 1989. Em uma noite, enquanto você pastava com suas outras Vacas amigas, no Céu apareceram vários OVNIs querendo Abduzir vocês... Corram ! Voltem para a Fazenda para sua segurança !".

Vacas pastando e OVNIs tentando Abduzi-las parece ser um Tema interessante, senão "exótico", para um Jogo. E quando este Jogo tem uma Mecânica fácil e alta rejogabilidade, então porque não termos por perto quando quisermos algo bem legal ?



Hoje vamos escrever um pouquinho sobre LEAVE US COWS ALONE !, que por aqui, chamamos de DEIXE NOSSAS VACAS EM PAZ !

https://boardgamegeek.com/blogpost/129530/print-and-play-leave-us-cows-alone

Vídeo explicativo do Jogo (Em Inglês):



E para aqueles que quiserem tentar salvar suas Vaquinhas das Abduções dos OVNIs, o Jogo pode ser baixado gratuitamente no Site:

https://juegosrollandwrite.com/print-and-play-dejanos-las-vacas-en-paz/

Vídeo de uma Partida completa que fizemos do Jogo - Português (Parte 1/2):


Vídeo de uma Partida completa que fizemos do Jogo - Português (Parte 2/2):



Este Jogo participou do Concurso de Jogos "Roll and Write" que o Site BoardGame Geek todo ano realiza e que tem apresentado Jogos dos mais interessantes. Uma boa garimpagem nos Jogos destes Concursos e encontrarão alguns que não devem em nada em termos de qualidade de jogo em si, quando comparados a outros Jogos lançados no Mercado.



Quando conhecemos o Jogo, realmente ficamos surpresos com o Tema apresentado, já que Vacas sendo Abduzidas por OVNIs é um Tema que foge ao padrão comum de Jogos lançados. Remete-se aqui a um pensamento mais infantil, fantasioso e que nos faz pensar em Jogo destinado mais ao Público infantil, mas que nos apresentou uma das melhores surpresas, quando colocamos à mesa, pois temos aqui um Jogo dos melhores e com Mecânica muito simples. 



É claro, Jogos de rolar Dados tendem a ter o Fator "sorte" presente e neste Jogo não é diferente, mas podemos contornar isso com decisões que podemos ter durante a partida, buscando maximinizar os movimentos de nossas Vacas pelo Tabuleiro de Jogo, ao mesmo tempo "torcendo" para que nenhum OVNI acabe por encontrá-las. Se estes OVNIs irão ou não encontrá-las, isso depende se o ET responsável pelo rastreamento tem capacidade ou não para isso (Rsrsrsrs). E isso também é determinado por rolagem de Dados.



Embora o Jogo se mostre bem sólido quando à sua Mecânica e com uma simplicidade das Ações, não se trata de um Jogo fácil, uma vez que os OVNIs vão tendo, no decorrer da Partida, mais e mais chances de tentar rastrear alguma Vaca e Abduzi-la. Em nossas Partidas, das 4 Vacas que iniciam o Jogo, ainda não conseguimos levar todas para a Fazenda (Objetivo do Jogo) e o máximo que conseguimos foi levar 1 delas. As outras 3, nossos amiguinhos ET's conseguiram Abduzi-las. 



E mesmo que os ETs levassem todas nossas Vacas, a Pontuação ainda ocorre pelo que elas conseguiram fazer durante a Partida, até o ponto onde foram rastreadas e Abduzidas. Portanto, mesmo que não consiga levar todas, avançar o máximo possível em cada uma delas ajuda bastante.



Este Jogo é um pouquinho mais demorado que um Jogo médio de "Roll and Write", levando cerca de 1 hora e ainda correndo-se o risco de suas Vacas serem Abduzidas no último movimento dela para a Fazenda. Complicado ! E isso aconteceu por várias vezes.



O tempo do Jogo é dado pela movimentação de cada uma das 4 Vacas pelo Tabuleiro, pois estas podem se mover, à cada Rodada, somente 1 ou 2 espaços, sendo que a Fazenda possui 20 espaços (20 colunas que as Vacas terão que atravessar) e ainda por cima, a Vaca só se move 2 espaços se um dos Dados presentes no Jogo tiver valor 6. Os demais valores fazem com que andem somente 1 espaço. Portanto, a chance do Jogo se prolongar um pouquinho é grande. Mas, sinceramente, isso não atrapalhou em nada o nosso conceito sobre o Jogo, pois todos que jogaram, sem exceção, acabaram fazendo suas Cópias.



E como se não bastasse um Jogo com 1 Folha de impressão para cada Jogador e 7 Dados comuns (D6), o Autor do Jogo ainda disponibiliza 11 Folhas de Jogo, variando os Níveis de dificuldade, sendo que Níveis de dificuldade aqui, é simbolizado pela colocação de Obstáculos na Fazenda, exigindo que as Vacas tenham que contorná-los para avançar. Contornar obstáculos, por sua vez, significa manter-se mais tempo no Tabuleiro, que por sua vez, aumentam a Chance dos ET's conseguirem rastrear e Abduzir suas Vacas.

Gostamos de Jogos bem elaborados e DEIXE NOSSAS VACAS EM PAZ ! conseguiu, com seus Componentes mínimos, entregar algo bem sólido pelo que é.



Este Jogo, por sua vez, não recomendamos para Crianças, pois embora a Mecânica seja muito simples, existe muito o que se pensar e embora aparenta algo infantil, com um Tema Exótico, não é assim tão simples a ponto de atingir um Público com Faixa etária baixa. Isso não significa que não possa ser explorado por elas, mas precisarão de 2 Partidas, pelo menos, para terem uma visão mais clara de como tudo funciona e como as coisas estão amarradas no Jogo.

As imagens desta Postagem, são praticamente as Folhas do Jogo, já que não encontramos nada na Internet que mostre uma Folha preenchida e mesmo no BoardGameGeek não encontramos uma Página do Jogo. Apenas referência do Concurso que o Autor participou. De qualquer forma, como já disputamos 2 Partidas, faremos um Vídeo dele em breve.



Para aqueles que tem Crianças/Alunos, este Jogo se encaixa muito bem naquilo que gostamos quando colocamos um novo Jogo à mesa, que é a diversão e, no caso deste Jogo, o interesse pelo jogar. Todos que jogaram gostaram dele ! Crianças aqui, feita as ressalvas que escrevemos anteriormente, pois precisarão testar se o Jogo é difícil ou não, para determinadas Faixas etárias.

Jogo dos mais interessantes, gratuito e que agradará a todos !

Recomendamos muito !





Nenhum comentário: