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domingo, 21 de maio de 2023

EARTH - Um dos melhores jogos já lançados...



Imagens retiradas da Página do Jogo no BoardGameGeek !


Earth foi lançado neste ano de 2023 e entrou direto na Lista dos 3 melhores Jogos que temos na coleção. E ainda não jogamos o suficiente para explorar todas as nuances do Jogo.

https://boardgamegeek.com/boardgame/350184/earth

Mas... O Jogo exige conhecimento dele e o que ele pode oferecer plenamente, já que sua Mecânica é até bem simples. Aliás, uma Mecânica simples demais pelo que o Jogo oferece de possibilidades de Pontuação.

Temos em nossa coleção, alguns Jogos que sempre vão estar no Topo de nosso Ranking pessoal, devido a qualidade do Jogo em si e nem vamos aqui falar sobre Componentes.  Jogos que exigem algumas partidas para se ter um conhecimento geral do que oferece e mais partidas ainda para você conhecer bem como otimizar as Jogadas e conseguir a maior quantidade de Pontos possível.




Como alguns exemplos, podemos citar :

Puerto Rico

Caylus

Agrícola

Wingspan

Earth é basicamente um Jogo de Cartas. Existem alguns Tabuleiros, mas eles servem apenas para organizar o Jogo à Mesa e alguns Marcadores, estes sim necessários para uma melhor compreensão de como anda seu Jogo durante a partida.

Nosso objetivo é criar um "Ecossistema" (Um Termo que se aplica razoavelmente bem aqui) constituído de uma Grade de Cartas tamanho 4 x 4 (16 Cartas) e que no final da partida pontua-se Cartas, Objetivos gerais, Objetivos pessoais e mais alguns Marcadores.




Mas até chegar nestas 16 Cartas, os Jogadores irão, ao longo da partida, tirar algumas vantagens do que cada Carta colocada em sua Grade te oferece e aqui temos um problema real de todo Jogo de "Construção de Motor", que é como fazer isso de forma a conseguir a maior quantidade de Pontos possível e como "amarrar" algumas Cartas às outras ou mesmo algumas Cartas às Ações que irá fazer.

Este tipo de Jogo, exige que os Jogadores tenham um prévio conhecimento de como tudo funciona, que embora seja algo simples, exige uma "Leitura" do que os Jogadores tem a sua disposição (Principalmente Cartas na Mão e quantidade de Recursos para colocá-las em Jogo) e o que cada Carta te oferecerá no decorrer da partida.




Não é apenas ir colocando Cartas em sua Grade, mas entender que uma vez colocada ela te dará algo durante a partida e no final. Esta visão mais "ampla" do todo é bem complicado para alguns Jogadores, pois Earth abre um "Leque" muito grande de possibilidades e saber enxergá-las exige uma boa análise daquilo que você tem disponível e o que poderá usar ou descartar.

O que consideramos muito interessante e que fez este Jogo entrar na Lista dos melhores, é que ele conseguiu juntar algo de Puerto Rico e Wingspan, que são 2 Jogos que consideramos muito bons.




De Puerto Rico, temos a Mecânica do Jogador ativo escolher algumas Ação, ter uma vantagem por esta escolha e todos os demais Jogadores executarem também esta Ação, sem a vantagem do Jogador que escolheu. Como exemplo, se um Jogador escolhe "Plantar", que no Jogo é escolher alguma Carta da Mão e colocar em sua Grade, por ter escolhido esta Ação este Jogador poderá colocar uma segunda Carta na Grade, se assim o desejar. Já os demais Jogadores, poderão colocar 1 Carta na Grade apenas, também se assim o desejarem. Esta Mecânica é bem interessante pois você não "Bloqueia" uma Ação quando faz a Escolha. Todos fazem a mesma Ação.  Vantagem apenas de quem escolheu, por colocar, se quiser, 1 Carta a mais em sua Grade.

E embora o Jogo oferece inúmeras possibilidades, os Jogadores possuem apenas 4 Ações e, dentre elas, terá que escolher 1 à sua vez.




De Wingspan, temos a Mecânica de "Ativação das Cartas" colocadas em sua Grade, já que cada vez que o Jogador escolhe 1 Ação, esta Ação está atrelada a 1 determinada Cor e todas as cartas colocadas em sua Grade possuem uma delas. Ou seja, se algum Jogador escolhe Plantar (Cor Verde) e alguma Carta em sua Grade possuir esta Cor, ela é imediatamente ativada, seguindo uma Ordem de posicionamento da Carta na Grade.

Mas, diferentemente de Wingspan, onde cada Jogador ativa as Cartas do seu Tabuleiro pessoal, em Earth, todos os Jogadores que possuem Cartas correspondentes à Cor da Ação escolhida, serão beneficiados. Assim, temos um Jogo em que os Jogadores não ficarão parados, esperando algum Jogador executar sua Ação, pois quando ele a executa, dependendo de sua escolha, todos terão Ações a fazer, mesmo não estando na sua vez.

Estas escolhas de Cartas da Mão que serão colocadas na Grade, Ações, Ativações de Cartas, possibilidades de benefícios de quando determinada Carta é ativada, posicionamento da Carta na Grade, Cartas de Objetivos,  fazem com que os Jogadores precisem ter uma visão mais ampla de como tudo está funcionando, de forma a fazerem as melhores escolhas possíveis e, muitas vezes, não conseguimos "enxergar" uma vantagem que tínhamos, maior do que aquela que escolhemos e deixamos de fazer esta escolha.

Atrelado a tudo isso, temos "Cartas de Objetivos", onde temos alguns "Objetivos gerais", destinados a todos os Jogadores e também "Objetivos pessoais", destinados a cada Jogador. Quanto aos "Objetivos gerais", o primeiro Jogador a cumprir determinado Objetivo ganha uma certa quantidade de Pontos, seguidos de outros Jogadores que cumpriram e que ganham também Pontos, mas em quantidade menor.




E por fim temos também alguns Cubos (Tem um significado Ecológico no Jogo) e crescimento de sua Planta nas Cartas da Grade,  que também dão Pontos ao Jogador e que podem, durante a partida, serem trocados por outros Recursos.

Colocando tudo isso em um mesmo Balaio, temos em Earth um Jogo onde os Jogadores precisam ter a visão do "todo" e como este "todo" trará possibilidades. Aproveitar as possibilidades da melhor forma possível é o grande segredo, mas isso exige certo conhecimento de como tudo funciona e como tudo está vinculado.




Em Earth, temos uma experiência das mais gratificantes no Jogar em si, pois o Tema foi muito bem encaixado e você percebe que todas as Ações fazem sentido quando tentamos associar o Jogo à Ecologia ou a um Ecossistema como um todo.

Não é um Jogo difícil de jogar, mas é um Jogo difícil de dominar. De saber fazer escolhas otimizadas, de forma a conseguir as maiores vantagens possíveis e o Jogo abre este "Leque" de possibilidades colocando em suas incontáveis Cartas, um monte de possibilidades e cabe aos Jogadores fazerem boas escolhas.




Jogo com uma "Rejogabilidade" enorme, devido principalmente à quantidade de Cartas e tudo que está atrelada à elas. Funciona muito bem com qualquer número de Jogadores e com duração próxima de 90 minutos, que é um tempo relativamente bom para o que o Jogo oferece de possibilidade. 

Existe uma tendência de "Analisis-paralisis" (Tempo em que o Jogador fica pensando no que vai fazer), uma vez que as possibilidades são muitas, mas acreditamos que isso se aplique apenas às primeiras partidas.

Jogo que recomendamos !



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