Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sábado, 30 de julho de 2022

Chekov - Versão caseira - Jogo bem simples para alunos/crianças !



Nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente e para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda !

Hoje vamos falar de um joguinho muito fácil de ser feito e que pode ser jogado com crianças/alunos. Trata-se de "Chekov":


Basicamente, temos aqui um "Jogo da Velha", utilizando Dados e também uma grade de números 6x6, totalizando 36 casas. 





Os números desta grade correspondem às possibilidades de formação em 2 Dados:

11 12 13 14 15 16

21 22 23 24 25 26

31 32 33 34 35 36

41 42 43 44 45 46

51 52 53 54 55 56

61 62 63 64 65 66

Para jogar, à sua vez, cada Jogador deverá rolar 3 Dados D6 e escolher 2 números e assinalar este número escolhido na grade.

Reparem que realmente é muito simples, porém, caso não consiga escolher um número, pois todas as combinações dos Dados, referem-se a um número já marcado, este deverá passar a vez.






Vence o Jogador que primeiro conseguir alinhar 3 números seguidos, tanto ortogonalmente, quanto diagonalmente.

Existe uma opção do jogo continuar, aumentando este alinhamento de números para 4 e fica a critério dos jogadores decidirem como ocorrerá o final da partida.

Como fizemos nossa Versão Caseira:

Este jogo é muito fácil de ser feito, podendo, inclusive ser feito os números em uma folha de papel e os jogadores irem assinalando com lápis/caneta, porém, como em nossas postagens, procuramos sempre incentivar o reaproveitamento de Materiais, decidimos fazer o jogo com Tampinhas e Dados de espuma.

Para os 3 Dados D6 de espuma, utilizamos Caneta permanente para fazer as marcações em cada face.

Já a grade, utilizamos 36 Tampinhas de Iogurte líquido, fizemos a Arte dos números em Power Point, imprimimos, colocamos Contact, recortamos e colamos sobre cada uma delas.






Para os marcadores dos jogadores, utilizamos Tampinhas de água e colamos adesivos cooridos nas cores Vermelha e Amarela.

O que achamos do jogo:

"Chekov" é um jogo muito simples, mas que se encaixou naquilo que buscamos aqui no Blog, que é tentar adaptá-lo para uso com Tampinhas diversas.

Excelente para crianças que estão começando a se familiarizar com jogos e também com números, de uma forma bem simples, sem exigências de contas.






Existe a decisão de quais números escolher, já que na rolagem dos 3 Dados D6, somente 2 serão utilizados, além, é claro, de observar como se encontra as marcações na Grade de jogo.

No jogo original, estas marcações são feitas em folhas (No jogo, vem um Bloco com a grade desenhada), mas aqui vai contra aquilo que pretendemos em nossas postagens, que é evitar o desperdício.

Utilizar Tampinhas, é uma boa forma de reaproveitar os Materiais, e não muda em nada a jogabilidade.






Jogo simples ! Mas que pode ser do agrado de crianças !








Imagens retiradas do Site BoardGameGeek:







Nenhum comentário: