Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

domingo, 7 de novembro de 2021

Mountain Goats !



A utilização de Dados em Jogos, quando abordados de forma eficiente, torna estes, elementos dos mais interessantes para que a mecânica do Jogo funcione, de fato !




Podemos citar alguns como Can't Stop e Pickomino, onde a utilização de Dados e suas escolha para formar Conjuntos eficientes, tornam estes Componentes como parte essencial do Jogo.

Vídeo explicativo do Jogo:




Hoje vamos falar de Mountain Goats !


Mountain Goats possui as mesmas características dos Jogos citados e procura atingir todos os Grupos, embora seja indicado para Crianças à partir de 6 anos.




Do que se trata o Jogo:

Em Mountain Goats (Tradução seria "Cabras das Montanhas) cada Jogador possui um Conjunto de 6 Cabras, cujo objetivo é chegar com o máximo possível delas, no Topo da Montanha, ganhando com isso, valiosos Pontos de Vitória. 
O problema é que, uma vez lá no Topo, terá concorrentes (Cabras de outros Jogadores) que também estão tentando chegar lá. Se isso acontecer, sua Cabra que, tranquilamente está lá observando a paisagem, será "expulsa" e deverá retornar na Base da Montanha e começar sua subida novamente.




Como mover as Cabras até o Topo da Montanha:

Para mover suas Cabras, terá que rolar 4 Dados D6 e fazer  Conjuntos, cuja soma esteja entre 5 e 10 e, para cada Conjunto que corresponda a estes valores, deverá mover sua Cabra 1 Espaço Montanha acima. Você poderá mover a mesma Cabra em uma "coluna" mais de uma vez na rodada, desde que os Conjuntos de Dados D6 tenham o mesmo valor.
Lembrem-se que você possui 6 Cabras (1 para cada valor de 5 a 10).
Escolher bem quais os valores dos Dados estará presente em cada Conjunto é a chave para fazer com que suas Cabras tenham eficiência ao subir a Montanha.
Uma vez que chegou lá no Topo, receberá fichas para cada "coluna" de Montanha e, se no final da Partida, sua Cabra estiver no Topo, ganhará fichas de Bônus com mais Pontos de Vitória.




O que achamos do Jogo:

Mountain Goats deixa claro aos Jogadores que escolhas precisam ser feitas, não aleatórias, mas de forma eficiente. Não basta apenas escolher conjuntos e subir sua Cabra. É preciso observar onde se encontram as Cabras dos outros Jogadores.




Uma vez no Topo da Montanha, sua Cabra não terá muito o que fazer, a não ser esperar que outra Cabra de outro Jogador chegue lá e te expulse. Porém, se conseguir fazer no Conjunto de Dados D6, o valor onde se encontra esta Cabra, pegará Fichas de Pontos de Vitória mesmo assim. 
Isso força outros Jogadores a tentarem tirar sua Cabra de lá do Topo, pois, dependendo da rolagem de Dados, esta Cabra continuará a pegar Fichas de Pontos mesmo sem se mover, o que não é interessante para os demais Jogadores.




Isso pode parecer estranho como Regra, mas é de vital importância para suas próximas rolagens de Dados.
Estar no Topo tem sua vantagem, mas significa que não terá mais aquele valor para subir, o que reduz as possibilidades de escolhas de Conjuntos na rolagem dos Dados D6. Se por exemplo, você possui Cabras no Topo da Montanha com valores 5, 8 e 10, significa que terá que fazer Conjuntos de Dados D6 que somem 6, 7 e 9 apenas, caso queira movimentar suas outras Cabras. Apenas conseguirá Fichas do Topo se obter os valores 5, 8 e 10 novamente, o que dá mais opções de decisões a serem tomadas pelo Jogador.




Além disso, terá que considerar que o Jogo termina quando 3 Pilhas de Pontos (1 Pilha em cada "coluna") terminam e terá que levar isso em consideração, pois, dependendo do local onde esteja sua Cabra (1 espaço antes do Topo, por exemplo), terá condições de no final da partida conseguir os Pontos de Bônus. Estar no Topo da Montanha na penúltima rodada significa correr risco de perder esta posição na última.
Estar atento no número de Fichas de cada "coluna" é essencial, pois uma vez que 3 delas terminam, o Jogo acaba imediatamente.




Embora pareça simples e com componentes destinado ao público infantil, Mountain Goats foi uma das mais gratas surpresas quando colocado à mesa, principalmente devido à facilidade de compreensão das Regras e que esconde algo mais complicado do que realmente apresenta.
Saber como escolher Conjuntos e mover suas Cabras não é assim tão simples quanto parece, embora, em alguns momentos, o Jogo te "force" a ter apenas 1 ou 2 opções e não terá como fugir disso, mesmo que queira.


Isso se deve à rolagem de Dados, cujos valores podem te ajudar muito, mas podem te travar também, mas não consideramos isso um defeito do Jogo, já que faz parte da mecânica e todos os Jogadores estão sujeitos a isso.




Joguinho dos mais interessantes, que poderá ser aplicado em Salas de Aula/Filhos, principalmente para Alunos/Crianças que estão começando a trabalhar com Operações básicas, uma vez que exige dos Jogadores escolhas. Escolhas que podem, muitas vezes, ser complicadas, dependendo da Faixa etária que se encontra à mesa.




O colorido e Arte do Jogo chama a atenção e atrai aqueles que estão passando ao redor, o que pode ser um facilitador para aqueles que não gostam de fazer contas (Simples, é claro !) e para aqueles que não curtem muito os Jogos que possuem Rolagem de Dados como parte da Mecânica.




Joguinho que recomendamos, principalmente se você tem Crianças em casa ou Trabalha com elas em Escolas.

Um dos achados mais interessantes neste nosso mundinho de Jogos !

Nenhum comentário: