Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quinta-feira, 4 de março de 2021

BANTU - Jogo de Corrida de 1955 !



Este é mais um daqueles Jogos antigos e desconhecidos, mas que mostra que não há necessidade de muitos Componentes para se ter um Jogo interessante: Bantu !

https://boardgamegeek.com/boardgame/8990/bantu

Bantu talvez seja o primeiro Jogo de Corrida que não utiliza Dados (D6), ou mesmo, contém qualquer elemento de sorte.

Composto de um Tabuleiro com "Pista circular", Bantu possui caminhos que poderão ser feitos pelos Marcadores dos Jogadores e que vários lugares se fundem e se cruzam, criando Pontos de Bloqueio que poderão ser feitos por algumas Marcadores. 




Como  Jogo de Corrida, o objetivo dos Jogadores é ser o primeiro Jogador a cruzar a Linha de Chegada com todos os seus Marcadores

O mais interessante deste Jogo é que a movimentação dos Marcadores dos Jogadores são feitos por números indicados nos próprios Marcadores, sendo que cada Jogador possui 4 Marcadores numerados de 1 a 4 que serão posicionados um a um durante a partida e em locais específicos para cada valor.




Quanto maior o número indicado no Marcador, mas longe da Linha de Chegada será posicionado o Marcador. Com isso, temos as seguintes possibilidades de movimentos:

- Marcador 1: Poderá se movimentar 1 espaço

- Marcador 2: Poderá se movimentar 2 espaços

- Marcador 3:  Poderá se movimentar 3 espaços

- Marcador 4:  Poderá se movimentar 4 espaços




As Regras são bem simples, sendo que cada Marcador não pode "saltar" outro Marcador durante seu movimento, bem como Marcadores não poderão ocupar o mesmo espaço. Caso isso aconteça, o Marcador do Jogador que estava no espaço terá que voltar à posicição inicial.

Além disso, existe a possibilidade de aumentar a quantidade de movimentos, quando Marcadores (Do mesmo Jogador ou de outros Jogadores) ocupares espaços com Fundo Marrom ou Vermelho.




Um Marcador deverá, obrigatoriamente, utilizar todos seus Movimentos sem refazer o caminho dentro de um mesmo turno. Se o Marcador não puder utilizar todos seus Movimentos, o Marcador não poderá ser movido. Caso todos os Marcadores do Jogador não puderem realizar todos seus Movimentos, o Jogador perde a vez.

O que achamos do Jogo:

Gostamos de Jogos que fogem ao "Padrão comum", principalmente quando se trata de Jogos de Corridas mais simples, onde existem a sorte da rolagem de Dados e em Bantu temos uma alternativa muito interessante a esta "Macânica".




Bantu possui uma característica muito interessante, que é ter Componentes mínimos, com pouquíssimas Regras e dando possibilidades muito interessantes aos Jogadores, devido principalmente à forma que a "Pista de Corrida" foi feita, com diversas possibilidades de Movimentos e Bloqueios.

Dificilmente encontramos em Jogos esta característica de possuir poucos Componentes, pouquíssimas Regras, mas que abre bem o "Leque de opções" para os Jogadores, sendo que Bantu consegue fazer isso muito bem e consegue agradar todas as Faixas etárias.



Para aqueles que gostam de Jogos bem feitos, mesmo sendo bem antigo (1955),
Bantu é um daqueles Jogos que todos podem ter em sua coleção e utilizá-lo quando quer jogar algo mais descontraido, mas que ainda exige certo Raciocínio por parte dos Jogadores.


Nenhum comentário: