Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

domingo, 27 de setembro de 2020

"Sudoku" para crianças !



Todos os jogos criados e adaptados pelo Clube de Tabuleiro de Campinas, são para uso pessoal somente e para serem confeccionados de forma artesanal, sendo proibido qualquer tipo de venda.


Hoje vamos mostrar como fizemos nossas adaptações do "Sudoku", porém utilizando temas para crianças. Para aqueles que quiserem assistir, fizemos um Vídeo onde mostramos as adaptações do "Sudoku" que fizemos:




"Sudoku" é um passatempo (Que vamos chamar de jogo também) já conhecido de todos, onde você pode fazer os desafios "On-line", ou mesmo comprando revistas (Bancas de jornais tem muitas delas), pois a variedade de material que você encontra no mercado é muito grande.





Possui uma variedade muito grande de tipos e complexidade, indo dos mais simples até alguns bem complexos.




De uma forma geral, utiliza-se números e o mais conhecido de todos é o "Sudoku 9x9", onde são utilizados números de 1 a 9 e utilizado uma grade 9x9 (81 espaços), divididos em 9 quadrantes. Chamaremos esta "grade" de "Tabuleiro" também.





O objetivo do jogo é completar todas as casas com números de 1 a 9, sendo que em cada quadrante com 9 espaços não pode haver repetição de um mesmo número. Esta regra é válida também para todas as linhas verticas e todas as linhas horizontais.





Existe uma variação da dificuldade do jogo, que dependerá da quantidade de números já colocados na grade, antes do início da partida. Quanto maior o número de casas já preenchidas no início da partida, mais fácil será o desafio. Pelo contrário, quanto menor a quantidade de números na grade, maior será o desafio para o jogador.





Entendemos o "Sudoku" como um jogo "matemático", embora em classificações, sejam considerados mais como jogos de "dedução" ou "lógicos". "Matemático", para nós, se deve ao fato da utilização de números apenas, mas fica a critério de cada um, classificá-lo da maneira que achar conveniente.





Jogos com números tem o inconveniente de afastar alguns jogadores da mesa, já que não são todos os jogadores que gostar de trabalhar com eles. Um exemplo clássico é o "Rummikub", que embora seja excelente jogo, não atrai tantos jogadores, justamente pelo fato de trabalhar números o tempo todo.





Como nossa ideia aqui no Blog é trabalhar jogos para ser jogados com crianças/alunos (Isso não significa que adultos não possam jogá-lo), decidimos utilizar o "Sudoku" de forma mais infantil, colorida e com temas que agradassem crianças/alunos e para isso, utilizamos temas de Animais e Foguetes.





O jogo é o mesmo, sendo que procuramos tanto dar a possibilidade da utilização dos números, quanto da utilização das imagens de animais e foguetes que colocamos, fazendo com que a "frieza" dos números e do Tabuleiro em branco, seja substituido por paisagens também relacionadas com o tema.





Fizemos todas as peças com números/imagens em papel, utilizando impressão, corte, dobra e colagem, de forma que as peças fiquem triangulares e que possam ficar em pé.





O resultado final ficou bem interessante devido ao colorido da arte feita e foi justamente essa nossa ideia, pois temos o "Sudoku" apenas de forma modificada, sem alterar absolutamente regra nenhuma. Ao invés de criarmos Tabuleiros 9x9, resolvemos fazer Tabuleiros 4x4 e 6x6.





Para os desafios, basta procurar "Sudoku 4x4" ou "Sudoku 6x6" na Internet e encontrarão milhares de desafios em todos os níveis possíveis. Basta colocar cada peça correspondente ao número indicado no desafio escolhido no Tabuleiro de jogo e joga-se da mesma forma.





Esperamos assim, fazer com que "Sudoku" passe a ser também do interesse de crianças, devido principalmente à mudança do Tema, saindo dos números e entrando em algo mais colorido e qua mais agrade à elas. Desta forma, podemos fazer com que os desafios possam ir aumentando no decorrer das partidas, já que podemos começar com nível fácil, depois médio e por fim difícil.





Para aqueles que tem crianças/alunos, basta um pouco de criatividade e terão um jogo muito indicado à todos e que pode ser utilizado por adultos também.









Nenhum comentário: