Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

domingo, 21 de junho de 2020

Adaptações de jogos para diversos temas e sua utilização no processo de aprendizagem !



Todos os jogos criados e adaptados pelo Clube de Tabuleiro de Campinas, são para uso pessoal somente e para serem confeccionados de forma artesanal, sendo proibido qualquer tipo de venda.

Fizemos um vídeo onde mostramos nossas 3 adaptações que fizemos para o Tema "Covid-19", assunto desta postagem:



Hoje vamos falar um pouco sobre adaptações de jogos para Temas que consideramos importantes, seja para diversão somente ou mesmo para auxilio de professores em salas de aula ou mesmo pais, que queiram transmitir alguma informação que consideram interessante para os filhos.




Aqui no Clube do Tabuleiro de Campinas, sempre buscamos adaptar jogos que consideramos interessantes, buscando sempre ter o jogo como produto final, mas procurando alternativas para que a confecção deste jogo não torne dispendioso para aqueles que estão produzindo, já que normalmente temos no mercado, jogos com preços inacessíveis para uma boa parte da população, que possuem outras prioridades, antes deste "hobby", como por exemplo, a própria sobrevivência diária, principalmente nas periferias das grandes cidades.




Nesta postagem, mostramos 3 jogos que adaptamos para o Tema "Covid-19", mostrando que é possível sim, fazer adaptações bem legais de jogos interessantes e que tenham como Tema, algo que vivemos no passado, no presente e dependendo do jogo, no futuro.


Adaptar jogos para nossa realidade e também para alguns Temas específicos, é uma boa forma de colocar à mesa algo que queremos passar conhecimento.


Em salas de aula, colocar Temas como Vírus (No caso, Coronavírus e consequentemente Covid-19), Dengue (Aspectos sanitários), Cadeias alimentares (Aspectos biológicos), Aspectos Geográficos, Históricos, Matemáticos entre tantos outros, é uma boa forma de deixar as aulas mais atrativas.


O jogo nunca irá substituir as informações passadas pelos Professores, mas pode ser uma ferramenta a mais, para que Temas possar ser discutidos em salas de aula, fazendo com que crianças/alunos não só aprendam, mas também tenham no lúdico, um exemplo, mesmo de forma bem simples, daquilo que é ensinado.


Mais que apenas jogar, nestas adaptações temos a chance de trabalhar o grupo de crianças/alunos como um todo, já que existe a necessidade de escolha e confecção do jogo , escolha dos desenhos, pintura, escolha de materiais que farão parte do jogo, recorte, colagem, fazendo com que todos trabalhem com um objetivo final que será desfrutado por eles mesmos.


Dentre este mundo vasto de jogos que à cada ano são disponibilizados para compra dos jogadores no mundo inteiro, é possível encontrar muitos deles, em que esta adaptação é possível de ser feita, e aqui começa o "lúdico". Conhecer como funciona determinado jogo (Se possível, jogá-lo antes) é o começo para que escolhas de materiais e como será feita a produção, comece a fazer parte de grupos, seja ele somente de Professores ou Pais, ou que seja algo ainda maior, como o envolvimento de alunos/filhos em todo processo de confecção.




Envolver todos no processo de confecção é uma boa forma de trabalhar a cooperatividade entre os membros, em busca de um "produto" (Jogo) que será de interesse de todos. Se for possível fazer com que todos os aspectos do jogo, bem como de todos seus componentes (Fichas, Cartas, arte, etc) sejam da própria comunidade e realidade onde estes alunos/filhos convivem, é uma boa maneira de conseguir mais interesse ainda no jogo e consequente no assunto que será tratado.




Buscar alternativas de materiais que possam ser utilizados, também é uma boa forma de trabalhar a "reutilização" e também de como estes materiais serão utilizados no jogo, fazendo com que o grupo todo se envolva na busca, limpeza e depois na confecção de cada um dos componentes.




Desta forma, fechamos o ciclo desde a ideia inicial, passando pela escolha daquilo que queremos fazer, da busca por materiais, da confecção do jogo, de sua utilização em sala de aula/casa e depois, uma discussão mais completa sobre o tema. O "lúdico" aqui , então, se torna algo mais amplo, não apenas centrando-se no jogo apenas, mas em todos os aspectos que fizeram com que ele chegasse à mesa.


Esperamos que, à partir destas ideias, que cada um possa fazer algo que seja do interesse do grupo de alunos/crianças e que os resultados sejam aqueles que procuram, fazendo com que o Jogo também possa fazer parte do aprendizado como um todo.
















Nenhum comentário: