Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Tabuleiros feitos com Tampinhas !



Temos feito várias postagens aqui no Blog, sobre a utilização de Materiais reutilizáveis na confecção de Jogos, principalmente Tampinhas de produtos diversos.




Estes Materiais são muito interessantes, pois possuem uma variedade de formas, cores, tamanhos, texturas e podem muito bem servirem como Componentes de Jogos.




Nesta postagem, vamos dar alguns exemplos de alguns Tabuleiros que fizemos, porém, quem visualizar outras postagens aqui no Blog, poderão ter uma ideia muito maior do quanto estes Materiais nos ajudam.




É claro que não estamos falando em "qualidade" propriamente dita, mas de possibilidades, pois basta usar a criatividade e temos um leque de opções a um custo "zero" ou muito próximo disso.




Sempre incentivamos o criar e a utilização destes Materiais, pois trabalha-se o "Lúdico" desde a ideia até o Jogo/Tabuleiro/Brinquedo finalizado.




Uma vez que estes Materiais estejam às mãos, basta colocar a criatividade e também o trabalho do fazer, pois é preciso recortar, colar, pintar, desenhar, escrever e com isso temos o "Lúdico" presente em todo o processo.




Envolver crianças/amigos/filhos neste processo é o maior ganho, pois existe o "sentar-se à mesa" e todos na busca de um objetivo para que o resultado final aconteça.

Os resultados muitas vezes são bem simples, mas fazer uma Versão caseira de um Jogo/Brinquedo e depois colocá-lo à mesa,  traz a mesma diversão de ter um Jogo original, mas com uma vantagem: Fomos nós que fizemos !




Este aprendizado, acaba por despertar o criar, o improvisar, o fazer e este é nosso objetivo com as postagens, pois estamos trabalhando as mãos, a cabeça, as ideias, as possibilidades.

Uma boa seleção de Materiais e temos quase tudo para horas de diversão ! E isso é o que importa ! 




Para aqueles que acompanham nosso Blog, criamos e já distribuimos os Arquivos (Regras e Componentes) do Jogo "Equilíbrio" que criamos. Praticamente, fizemos o Jogo utilizando estes Materiais e o resultado realmente nos surpreendeu, principalmente pelo custo de confecção, já que incentivamos a não impressão das Regras. Com isso tivemos apenas 3 folhas A4 de Componentes. O restante dos Materiais, utilizamos Tampinhas que tínhamos por aqui, fazendo com que o Jogo funcionasse perfeitamente, como se fosse um Tabuleiro hexagonado impresso. 

Com esta experiência que tivemos no Jogo "Equilíbrio", vamos procurar colocar em prática nas nossas próximas criações, estas possibilidade de utilização de Materiais alternativos (Tampinhas, por exemplo)  já que fazendo desta forma, temos gastos somente com impressão dos Componentes e em poucas folhas. 

Estes Materiais são descartados no dia-a-dia e basta uma conversa com colegas e podemos ter opções dos mais diversos tipos.

Para aqueles que não viram a postagem do Jogo "Equilíbrio", colocamos o Link abaixo:


Abaixo, algumas imagens do Jogo "Equilíbrio" onde utilizamos estes Materiais:








3 comentários:

Prof. Lair disse...

Meu amigo, você lava e esteriliza as tampinhas?

Estou te perguntando porque consegui muitas tampinhas que foram recolhidas do chão no final da feira aqui próximo à minha casa. Não podia negar porque a pessoa fez com muita boa vontade.

Assim, há alguma maneira específica de limpar as tampinhas?

Wagner disse...

Todas, sem exceção, são lavadas com Detergente e Sabão Ipê (Às vezes, colocamos sabão em pó também) e sempre colocamos um pouquinho de Água Sanitária. Deixamos descansar nesta solução por 2 dias mexendo de vez em quando e depois lavamos uma a uma com Esponja. Mesmo com este cuidado todo, de vez em quando pegamos alguma suja e lavamos novamente.

Cleo disse...

Vagner,


Existe algum desses tabuleiros q consigo usar com os alunos do 5 ano? q não sejam tão complexos? Eu amei os jogos, mas, achei q vai ficar dificil explicar as regras para a turma toda. Quando falamos em jogos, eles já ficam bem agitados.

Eu agradeço