Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Labirinto feito de Papelão !



Nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente e para uso pessoal somente, sendo proibido qualquer tipo de venda !

Acreditamos que algum dia vocês brincaram de encontrar a saída do Labirinto, que normalmente vem nas Revistas de Passatempos, encontradas em Bancas de Jornais.

Resolvemos fazer alguns Labirintos de Papelão e utilizar uma Esfera que vem em Desodorantes Roll'On.

Para fazer este Passatempo interessante e de muito boa aceitação por parte de Crianças, basta ter uma Base de Papelão e várias e várias tiras de uma mesma altura e  cortadas em vários tamanhos de comprimento, para formar a "parede" do Labirinto.

Na Internet, podemos encontrar inúmeros passatempos e fomos lá que buscamos nosso modelo, que é relativamente fácil, já que queríamos fazer algo para as Crianças jogarem sem dificuldades.




O resultado ficou bem legal, pois o Passatempo torna-se também um bom Jogo de Destreza, pois quem resolver fazer o desafio, terá que mover com cuidado a Placa de Labirinto de forma que a Esfera deslize nas direções que achar mais interessantes.

Jogos deste tipo, trabalham a Coordenação Motora e são bem interessantes por unir Diversão e Movimento, uma vez que a atenção focada no movimento da Esfera e o trabalhar com as mãos, fazendo com que a Placa fique na posição correta para que a Esfera se movimente na direção correta, acaba por contribuir para um aprimoramento da sensibilidade ao realizar as Ações.

Existem 2 dificuldades aqui que é descobrir o Caminho de Saída da Esfera e também o movimento para guiar esta Esfera através do Labirinto formado por paredes.

Como resultado final, temos algo realmente lúdico e que tanto tem agradado à todos que se interessam em Jogá-lo.

Utilizar Caixas de Papelão é uma boa forma de trabalhar a Reutilização de Materiais, além de colocar a Criatividade em prática e também o "fazer", que também faz parte do lúdico. 

O processo de confecção, anterior à ludicidade, acaba por unir pessoam em busca de um Objetivo que é o fazer o Brinquedo/Jogo. Aqui entra também a Cooperatividade, pois é preciso buscar os Materiais, Riscar, Cortar, Colar e ter um resultado final Físico, daquilo que era apenas uma ideia.

Para aqueles que tem Crianças em casa ou querem algum Passatempo bem legal, taí a dica !


Aqui está um pequeno Vídeo de como ficou um dos nossos Labirintos de Papelão !




Materiais utilizados:

- Caixa de Papelão (Utilize Caixa com Área grande, principalmente para fazer a Base do Labirinto)

- Cola, Tesoura (Ou Estilete), Régua, Lápis

- Modelo de Labirinto (Que você poderá pegar na Internet, pois existem aos montes)

- 1 Esfera plástica (Que poderá ser retirada de Frascos de Desodorante Roll'On)

- Um pouquinho de paciência para montar tudo !


Segue uma sequência de imagens de como fizemos 2 Versões de Labirintos !


Labirinto 1:
















Labirinto 2:

















3 comentários:

Unknown disse...

Bem legal
Parabéns pela fabricação do labirinto

Higo Monteiro disse...

Muito bom!! Parabéns! Você teria a base do labirinto em PDF?

Wagner disse...

Oi Higo

Esta base eu peguei de modelo na Internet. Existem inúmeros modelos (Coloque "Passatempo Labirinto" no Google e clique em "Imagens" e terá vários deles).

Encontrará desde os mais fáceis até alguns bem complicados.