Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

domingo, 8 de janeiro de 2017

GO !



Estávamos a algum tempo querendo fazer uma postagem sobre o Jogo GO, porém, por aqui, infelizmente não temos muitos jogadores de GO e ainda carecemos de jogar uma quantidade de partidas razoável para ter um ponto de vista nosso.

Por isso, resolvemos colocar um pequeno texto que explica um pouco do aparecimento do Jogo

Go, Weiqi ou Baduk é um jogo estratégico de soma zero e de informação perfeita para tabuleiro, em que duas pessoas posicionam pedras de cores opostas. Sua origem vem da antiga China, há cerca de 2.5 mil anos. O jogo é popular no leste da Ásia. O desenvolvimento do jogo pela Internet aumentou muito a sua popularidade no resto do mundo. O nome Go se originou da pronúncia japonesa de um antigo caractere (go), mas o jogo é chamado de 囲碁 (igo) no Japão. Em chinês seu nome é 圍棋 (trad.) / 围棋 (simp.) (pronúncia-se wéiqí ou Wei-Chi[1] ), e sua tradução significa “jogo de cercar (território)”. Também é conhecido como 바둑 (Baduk) na Coreia. É reconhecido como um jogo que envolve grande capacidade estratégica, tendo grande número de praticantes na Coreia, na China, no Japão, nos Estados Unidos e na Europa. Em outros lugares, como Brasil, é praticado basicamente pelos da diáspora asiática e curiosos. História O jogo de Go originou-se na China e suas primeiras referências conhecidas datam do século VI a.C (548 a.C.,Zuo Zhuan). Alguns estudiosos acreditam que o tabuleiro tenha evoluído de algum utensílio utilizado para marcar datas e épocas do ano. Uma lenda no entanto diz que o jogo foi criado como um instrumento do imperador Yao( 2337 – 2258 a.C.) para educar seu filho Danzhu, na disciplina, concentração e equilíbrio. Outros acreditam que o jogo tenha sido criado com propósitos divinatórios, para controle de enchentes ou ainda para simbolizar a ordem cosmológica. O jogo também teria sido usado por generais chineses para estabelecer estratégias de guerra. O jogo foi introduzido no Japão em 735 por um monge budista chamado Kibi Dajin,[1] e logo tornou-se popular entre as diversas classes sociais. No Japão o jogo tornou-se consistente e este país foi o primeiro a estabelecer um sistema de jogadores profissionais com pontuações e ordenações. Em 1924 neste país foi fundada a Nihon Ki-in uma academia com caráter acadêmico e federativo voltado para a propagação do Go através de torneios e concessão de títulos aos jogadores.





Ainda estamos nos enveredando no Jogo e apanhando um pouco, mas o Jogo mostra-se extremamente sólido e estratégico.

Saber posicionar as peças de forma a obter vantagens a médio e longo prazo faz o Jogo ter uma "Curva de aprendizagem" que não é nada curta e junta-se ainda o fato de ter pouquíssimos ou quase inexistentes números de participantes em determinadas cidades do País.

Em São Paulo, Capital, temos o Paulista GO Center http://www.paulistagocenter.com.br/ que procura divulgar e ter atividades mais rotineiras.




Quem joga GO geralmente possui o Jogo e tem alguns adeptos, fazendo com que o Jogo se torne de conhecimento de poucos.

Pretendemos aqui no Blog, começarmos a divulgar mais este Jogo, por ser de alto interesse por aqueles que gostam de Jogos sólidos, bem elaborados e Estratégicos.

Um dos aspectos que ainda pecamos no Jogo é entender um pouco mais sobre a Pontuação, mesmo antes de Estratégias daqui e dali, pois encontramos algumas dificuldades reais de entender como se processa toda a pontuação.




Nosso amigo Luis Borges Gomide fez uma Série de Vídeos explicativos sobre a Pontuação e para aqueles que querem conhecer como funciona, recomendamos acessar os Vídeos dele no Link abaixo:


Aos poucos, verão mais postagens aqui no Blog sobre o GO, bem como do Mahjong que é outro Jogo que temos por aqui, mas que também carece de jogadores.




Para aqueles que querem conhecer GO, sugerimos assistir Vídeos, bem como fazer pesquisas na Rede, pois existe um material consideravel à respeito deste Jogo, que embora seja muito difundido no Oriente, é quase um desconhecido por aqui !

Abraços !





2 comentários:

Leonardo disse...

Parabéns pelo blog! Go, em minha opinião, é o melhor jogo de estratégia que existe. As possibilidades e o aprendizado são infinitos.

Se quiserem jogar e trocar ideias com pessoas diferentes em uma cidade não tão distante, venham conhecer o Clube de Go de São Carlos! Nos reunimos todas as terças à noite e sábados à tarde. Nosso site é Facebook também.

Abraço!

Leonardo disse...

Saiu errado o último comentário... nosso site é http://www.vamosjogargo.com e nossa página no Facebook é http://www.facebook.com/vamosjogargo. Valeu!