Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

domingo, 2 de outubro de 2016

Bazaar ! Versão Caseira !



Todas nossas Versões Caseiras, são feitas artesanalmente e para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda.

Hoje vou falar um pouquinho de um jogo realmente interessante. Trata-se de Bazaar, lançado em 1967 e seu autor é Sid Sackson.

Fizemos esta postagem originalmente em Maio 2015 e de lá pra cá o Jogo tem se tornado um dos mais procurados, mesmo sendo uma Versão Caseira.




Bazaar é um Jogo de trocas. Você possui pedras coloridas, que irá trocar por outras pedras coloridas, e quando juntar as pedras de alguma Carta de objetivo, você pega esta Carta e pontua.

Parece simples demais não é ? Mas não é bem assim que o jogo flui.

O grande charme das trocas é que você conseguirá mais ou menos pontos, dependendo da eficiência de suas trocas...




Não adianta sair trocando pedras aqui e ali, e quando conseguir seu objetivo, sobrar algumas na mesa... Isso mostrará que você não fez trocas eficientes... O ideal é não deixar pedras "sobrando", ou, pelo menos, deixar o mínimo delas...

Bazaar é um daqueles jogos coloridos e que você acaba não se interessando muito por ele, por ser colorido demais e ter regras de menos.




Jogo de trocas não agradam muito por aí, mas Bazaar parece ficar em um mundinho paralelo.

A primeira vez que jogamos, achamos ridículo demais, até a hora de sua vez... Aí você começa perceber o quanto problemático é o jogo, pois é preciso fazer trocas certas.




Saber enxergar qual as melhores trocas podem ser feitas é um passo importante para conseguir seus objetivos, mas às vezes, você começa a fazer trocas sem parar, começa a encher sua mão de pedras coloridas e o resultado esperado não vem... Por vezes, com 2 ou 3 trocas, você simplesmente chega no seu resultado.




Enxergar bem as possibilidades é um trunfo para vencer a partida, mas tenham certeza que apanharão um pouco do jogo nas primeiras partidas.

Bazaar foi uma das mais agradáveis surpresas neste nosso mundinho de jogos e sempre vê mesa por aqui.




Para aqueles que gostam de jogos bem elaborados, e com uma dose de "dor de cabeça" para se chegar a um resultado, recomendamos Bazaar...

Como fizemos nossa Versão Caseira !

Existem arquivos com todas as Cartas de trocas na Internet e imprimimos estas Cartas. Para substituir as Pedras do Jogo original, temos uma Versão com Tampinhas coloridas e outra mais elaborada com Pedras de plástico encontradas em Lojas de R$ 1,99... Mas as Pedras que encontramos, embora venham em grande quantidade e 1 cor apenas por embalagem, saiu bem mair caro que isso... Mas esta quantidade vale à pena, pois sobrou o suficiente para utilizá-las também em outras Versões Caseiras.

Uma outra opção (Que não fizemos) é comprar Adesivos coloridos para confeccionar as próprias Cartas, ao invés de imprimí-las. Basta ter uma referência de todas as cartas em têm-se o Jogo facilmente.

As imagens abaixo são das Cartas de nossa Versão Caseira !







Um comentário:

Lindomar disse...

Olá, estou procurando esse jogo mas não existe mais e os que tem a venda são muito caros. Você mencionou que existem sites com os cartões para copiar. Você poderia me indicar algum para que eu possa fazer uma versão caseira? Obrigado. lbonfin@urbs.curitiba.pr.gov.br