Todas nossas Versões Caseiras, são feitas artesanalmente e para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda.
Hoje vou falar um pouquinho de um jogo realmente interessante. Trata-se de Bazaar, lançado em 1967 e seu autor é Sid Sackson.
Fizemos esta postagem originalmente em Maio 2015 e de lá pra cá o Jogo tem se tornado um dos mais procurados, mesmo sendo uma Versão Caseira.
Bazaar é um Jogo de trocas. Você possui pedras coloridas, que irá trocar por outras pedras coloridas, e quando juntar as pedras de alguma Carta de objetivo, você pega esta Carta e pontua.
Parece simples demais não é ? Mas não é bem assim que o jogo flui.
O grande charme das trocas é que você conseguirá mais ou menos pontos, dependendo da eficiência de suas trocas...
Não adianta sair trocando pedras aqui e ali, e quando conseguir seu objetivo, sobrar algumas na mesa... Isso mostrará que você não fez trocas eficientes... O ideal é não deixar pedras "sobrando", ou, pelo menos, deixar o mínimo delas...
Bazaar é um daqueles jogos coloridos e que você acaba não se interessando muito por ele, por ser colorido demais e ter regras de menos.
Jogo de trocas não agradam muito por aí, mas Bazaar parece ficar em um mundinho paralelo.
A primeira vez que jogamos, achamos ridículo demais, até a hora de sua vez... Aí você começa perceber o quanto problemático é o jogo, pois é preciso fazer trocas certas.
Saber enxergar qual as melhores trocas podem ser feitas é um passo importante para conseguir seus objetivos, mas às vezes, você começa a fazer trocas sem parar, começa a encher sua mão de pedras coloridas e o resultado esperado não vem... Por vezes, com 2 ou 3 trocas, você simplesmente chega no seu resultado.
Enxergar bem as possibilidades é um trunfo para vencer a partida, mas tenham certeza que apanharão um pouco do jogo nas primeiras partidas.
Bazaar foi uma das mais agradáveis surpresas neste nosso mundinho de jogos e sempre vê mesa por aqui.
Para aqueles que gostam de jogos bem elaborados, e com uma dose de "dor de cabeça" para se chegar a um resultado, recomendamos Bazaar...
Como fizemos nossa Versão Caseira !
Existem arquivos com todas as Cartas de trocas na Internet e imprimimos estas Cartas. Para substituir as Pedras do Jogo original, temos uma Versão com Tampinhas coloridas e outra mais elaborada com Pedras de plástico encontradas em Lojas de R$ 1,99... Mas as Pedras que encontramos, embora venham em grande quantidade e 1 cor apenas por embalagem, saiu bem mair caro que isso... Mas esta quantidade vale à pena, pois sobrou o suficiente para utilizá-las também em outras Versões Caseiras.
Uma outra opção (Que não fizemos) é comprar Adesivos coloridos para confeccionar as próprias Cartas, ao invés de imprimí-las. Basta ter uma referência de todas as cartas em têm-se o Jogo facilmente.
As imagens abaixo são das Cartas de nossa Versão Caseira !
Um comentário:
Olá, estou procurando esse jogo mas não existe mais e os que tem a venda são muito caros. Você mencionou que existem sites com os cartões para copiar. Você poderia me indicar algum para que eu possa fazer uma versão caseira? Obrigado. lbonfin@urbs.curitiba.pr.gov.br
Postar um comentário