Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Ferrovias de São Paulo !




São Paulo teve uma rica história Ferroviária! Pelos trilhos das diversas Companhias Ferroviárias, foram transportados parte da riqueza do Estado. Muitos desses produtos, simplesmente transitavam pelas cidades ou eram enviados a outros Estados. Muitos acabavam descendo a Serra e entregues nos Barcos atracados no Porto, de onde partiam para lugares mais longínquos.
Em meio ao transporte desta riqueza, também trafegaram por estes trilhos vagões de passageiros, numa época em que as distâncias eram difíceis de serem vencidas pelas Locomotivas à vapor, que lentamente cruzavam vales e planícies.
De uma forma geral, podemos dizer que 8 Companhias se destacaram nesta empreitada
Cia. Sorocabana de Estradas de Ferro, Cia. Paulista de Estradas de Ferro, Cia Mogiana de Estradas de Ferro, Estrada de Ferro Araraquara, São Paulo Railway, Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, Estrada de Ferro São Paulo – Minas e Estrada de Ferro São Paulo – Rio
Cada uma dessas Companhias Ferroviárias tiveram seu tempo e seu auge e com a escolha governamental da utilização de Rodovias, todas tiveram sua decadência com o passar do tempo.
Atualmente, pouco resta de muitas delas, a não ser trilhos e dormentes escondidos pelo mato alto e estações e depósitos vandalizados, destruídos e muitos deles desaparecidos completamente, sem nenhum sinal que por ali passaram passageiros, produtos, histórias e riquezas.
Triste fim de uma história rica e bela !
“Ferrovias de São Paulo” coloca no tabuleiro todas estas Companhias em pleno funcionamento, onde produtos terão que ser transportados pelas cidades e enviados ao Porto de Santos para serem enviados a outros destinos.
Os jogadores terão que gerenciar os diversos produtos utilizados no jogo, bem como trabalhar para que estes produtos tenham a maior renda possível através de compra e venda. Iniciará o jogo com 1 Locomotiva e 1 Vagão para transportar os produtos. Ao longo da partida, terá que melhorar tanto as Locomotivas quanto os Vagões, tornando-os mais eficientes. Terá também que fazer bons negócios com os Agentes de outros jogadores e com um Negociador que se encontra no jogo desde o início da partida. Por fim, poderá também comprar Ações das diversas Companhias Ferroviárias, Ações de Mineradoras, tão importantes para o Mercado de Carvão e também Ações da única Companhia de Telégrafo do jogo.
“Ferrovias de São Paulo” é um jogo “Econômico” e aquele jogador que mais dinheiro tiver no final da partida, será o vencedor !
Mais que um jogo, queremos colocar um pouco da história Ferroviária de São Paulo no Tabuleiro, e relembrar um pouco quando nossas riquezas, nosso povo e nossa história eram transportadas nos velhos vagões de madeira, puxadas por Locomotivas que insistiam em vencer os desafios deste território paulista !
Desejamos a todos uma boa viagem !

2 comentários:

Adriano disse...

Parabéns pela iniciativa!!!
Alguma novidade À respeito?

Wagner disse...

Oi Adriano
O jogo está pronto ! Estamos testando os valores, já que se trata de um jogo econômico... Nossa ideia era lançá-lo no final de setembro, mas cremos que vai ainda uns 30 dias pela frente... Agradecemos o interesse !
Se quiser nos acompanhar no Facebook, estaremos divulgando as novidades por lá também... Tam,bém iremos informar o lançamento aqui no Blog !
https://www.facebook.com/clubedotabuleirocampinas
Abraços !