Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Puerto Rico !!! Algumas palavras sobre o jogo !




https://boardgamegeek.com/boardgame/3076/puerto-rico

Para quem está lendo este tópico, saber que Puerto Rico é um jogo excepcional é chover no molhado ! Com se trata de um jogo já velho de estrada, já que foi lançado em 2002, críticas, críticas e mais críticas já foram escritas, sendo a maioria delas elogiando o jogo. Tudo que eu escrever por aqui, com certeza vocês já leram em outras críticas disponibilizadas pelos Fóruns das vida, Sites, Blogs, Facebook,  Clubes e tais.



Meu ponto de vista, vai focar então a Eficiência do jogo!!!

Ser eficiente é cumprir o seu papel, sem pecar por exageros ou falhas em algum lugar. Gosto de jogos eficientes e tenho 2 que se encaixa neste contexto:
- Hannibal: Rome Vs. Carthage
- Puerto Rico



Andreas Seyfarth fez um projeto excepcional ! Conseguiu fazer regras simples, com componentes simples e com resultado que abriu de vez o leque de possibilidades.



Tenho em minhas costas, mais de 50 partidas de Puerto Rico e ainda não enjoamos do jogo. A cada nova partida, sempre haverá uma possibilidade de conseguir esta ou aquela plantação, esta ou aquela construção. O jogo parece moldar-se ao tempo, cruel para muitos jogos e transformar-se em novidade sempre, mantendo sua estrutura e equilibrio naqueles componentes que hoje seriam criticados aos montes, já que nunca foram Tops.



Gosto de jogar Puerto Rico, por saber que você terá desafios novos pela frente, mesmo depois de mais de 5 dezenas de partidas. Gostaria de ter em minha coleção outros jogos que criam esta expectativa. Caylus, que já fizemos uma pequena análise aqui no Blog, se aproxima bem dos 2 citados (Hannibal e Puerto!), mas Caylus é cansativo demais, embora também seja um jogo excepcional. 2 partidas seguidas? Nem pensar ! Já tivemos tardes, que jogamos 3 partidas seguidas de Puerto Rico, sem sentir o cansaço de ficar fazendo praticamente a mesma coisa por cerca de 90 minutos.



A eficiência a que me refiro, engloba um pouco de tudo isso, já que o jogo insiste em ficar te testando para ver se você consegue se superar no jogo. Parece que existe novidades, nos componentes, mas eles são os mesmos de 13 anos atrás. 



O fato de sempre sentirmos vontade de jogar Puerto Rico, talvez esteja em sua simplicidade como jogo. Talvez o fator tempo, já que uma partida dura em média 90 minutos, atraia muitos jogadores, já que você tem uma qualidade de jogo à mesa, sem ser demorado e cansativo demais.



Quando conheci Puerto Rico, lí dezenas, centanas de críticas, e numa delas, lí uma frase que achei exagerada demais para um jogo de Tabuleiro: "Gostaria de ter criado este jogo e se Deus um dia, tiver vontade de jogar um Jogo de Tabuleiro, com certeza escolherá Puerto Rico". Deus tem muita coisa mais importante que fazer, mas, frases e colocações à parte, acabei descobrindo com o tempo, porque o autor da frase escreveu estas palavras.



Já joguei centenas de jogos, e com o advento dos Jogos modernos, muitas criações excepcionais apareceram desde o lançamento de Puerto Rico, mas o tempo parece que vai lapidando o jogo a cada partida, tornando ele melhor e melhor.



Gosto de minhas escolhas quanto aos jogos que compro, independente das críticas positivas ou não sobre minhas escolhas. Tenho, por exemplo, Ramparts:
https://boardgamegeek.com/boardgame/3679/ramparts 
Atualmente este jogo está na posição 3194 no Ranking da Bgg, mas este é um dos jogos que mais vê mesa por aqui. Escolher um jogo é pessoal e vai do que cada jogador quer...



Puerto Rico, embora muito conhecido, ainda mantem seu impressionante equilibrio, mesmo depois de dezenas de partidas, e ainda mantêm o interesse em ver mesa sempre.



Não vou divagar sobre possibilidades ou estratégias do Jogo, já que vocês devem estar cheios destas informações, mas se existe um Jogo eficiente, Puerto Rico é o 1º da fila. E gostaria de ter muitos outros jogos com estas características, mas conheço somente 2 e ainda tenho um 3º que se aproxima disso.



Para aqueles que nunca jogaram, façam esta experiência, mas procurem dar tempo ao jogo. Vão perceber que o jogo parece melhorar a cada partida, e com o tempo, acabará percebendo que o Sr. Seyfarth acertou em cheio... E agradecemos por isso !











2 comentários:

Walter Santos disse...

Excelente post. Já joguei mais de 150x (principalmente no BoardGameArena) e a experiência que o jogo proporciona é muito boa. Já ganhei e perdi jogos por uma jogada mal feita, um dobrão que faltou na hora da compra ou a chamada de um papel na hora certa ou errada.

Danilo Pessôa disse...

Olá! Gostaria de saber se você conhece algum grupo que joga periodicamente esse tipo de jogo, não apenas o Porto Rico, mas também outros modernos.