Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

terça-feira, 4 de março de 2014

Jogo "Senet" feito com material alternativo !

SENET

Origem: Antigo Egito.

Jogo: Senet é um dos mais antigos jogos de tabuleiro conhecidos. Senet, cujo nome significa “Jogo de Passagem" era um jogo de tabuleiro egípcio (Dos períodos Pré-dinástico e Antigo) extremamente popular em todas as camadas da sociedade. Muitos historiadores crêem que este seja um antepassado do Gamão. O mais antigo hieróglifo representando um jogo de Senet é datado entre 3100 e 3500 AC, o que faz dele o jogo de tabuleiro mais antigo registado pelo homem. Curiosamente, nunca foram encontradas regras para o Senet, seja em papiros ou pintadas em paredes de túmulos. Acredita-se que pelo jogo ter sido tão popular, foi ensinado exclusivamente de um jogador para outro, porque de qualquer maneira quase todo mundo sabia como jogá-lo. Ainda assim, com base em pinturas do jogo em túmulos, nas referências feitas a ele na escrita egípcia e olhando para os seus descendentes modernos (como o gamão), historiadores criaram o que se acredita ser a mais próxima reconstrução das regras de Senet.

Objetivo: Retirar as suas peças do tabuleiro antes que o adversário, avançando as suas próprias peças e capturando e bloqueando as peças do adversário. 

Classificação: Jogo matemático. 

Material: Tabuleiro em forma de retângulo, 5 peças de uma cor, 5 peças de outra cors e 4 estiletes. Os "estiletes" nada mais são, que "Dados" do jogo, onde sua combinação determina a quantidade de casas que o jogador poderá andar com uma de suas peças.

Reparem que para confeccionar o jogo, utilizamos uma Toalha de algodão para desenhar o Tabuleiro, canetas para pintura em tecido, tampinhas coloridas (5 de cada cor) e 4 retângulos de papelão, onde num lado existe uma simbologia, apenas feita para diferenciar qual é "claro" e qual é "escuro"

Aqui temos um Vídeo de como jogar Senet: (Este jogo do vídeo é o da Mitra)



Esperamos que gostem !!!








Nenhum comentário: