Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Chegou Medievalis


Medievalis - Review

Olá pessoal, vou falar um pouco aqui sobre o card game Medievalis, produzido e distribuído pela Pon Jogos. Um card game totalmente nacional, com game design do Marcelo Mandaji e o primeiro (esperamos que venham outros !) jogo da Pon Jogos.
Vamos falar primeiro da qualidade dos componentes e distribuição:
O jogo foi entregue numa caixa padrão dos correios, dentro de um saco plástico com aquele plástico bolha interno (não dois sacos um dentro do outro, mas aqueles que já vem com plástico bolha interno e fecho auto-adesivo. Bom, considerando que é apenas um baralho, com tamanho padrão, veio bem acondicionado. Mesmo que fique solto dentro da caixa, como possui pouco peso o saquinho bolha faz seu trabalho.
As cartas são de espessura e rigidez normal de um baralho. Não são finas demais nem grossas como aqueles baralhos de papelão mas toscos. Deve ter uma durabilidade razoável na mão da criançada.
Comparei com um baralho que tinha a mão: Mission Pack 1 do Gears of War da FantasyFlight.
São exatamente iguais em tamanho, espessura e qualidade. Digo mais, o Medievalis ainda possui uma superfície plastificada (que a FantasyFlight não possui). Embora pra jogadores mais velhos isso não seja um diferencial (pois geralmente colocamos em sleeves), imagino que para os pequenos o brilho nos personagens seja um atrativo a mais e talvez facilite alguma limpeza dos dedinhos sujos.... essa é a sua deixa para educar seu filho sobre como se comportar com os jogos e como manuseá-los, ou você vai querer limpar gordura em tabuleiro ??
Como indicado pelo produtor, é um jogo de 8 a 80 anos,  não sendo necessário o uso de sleeves, o que deve agradar os mais jovens.
As regras são simples, claras e vem num mini manual sanfonado que fica junto com as cartas. Além disso vem com 2 cartas de ajuda sobre cartas especiais.
O jogo em si possui uma mecânica interessante, não sou jogador de Magic, LCG e afins, então posso estar chovendo no molhado.
As regras são simples: cada jogador ataca seu oponente do lado esquerdo, que será o defensor nessa fase. Na próxima fase, o defensor vira atacante do jogador do lado esquerdo e assim sucessivamente.
O baralho é dividido em 4 territórios (planície, castelo, floresta e caverna) com 13 cartas cada. Cara território possui exatamente as mesmas cartas, alterando apenas a imagem de fundo das cartas.
Os jogadores compram cartas, jogam cartas e ganham combates com  cartas de maior valor. Pode-se utilizar cartas do território principal (maço da mesa/compra e com território diferente do jogador)  ou do território do jogador defensor. As cartas do território principal vencem independente do valor e algumas cartas possuem habilidades especiais, como o arqueiro, mago, rei e rainha.
Cada rodada chega ao fim quando a pilha de cartas de compra acaba e então soma-se os pontos de cada jogador. O jogo termina quando alguém fizer 100 pontos ou mais e o vencedor é o que fizer menos pontos.
Joguei 2 partidas com minha esposa e uma amiga e gostamos do jogo. Relax, fácil mas nem por isso bobo, muito pelo contrário, requer alguma estratégia para não gastar as melhores cartas no começo, não acumular muitos pontos até o fim do jogo, etc..
Acredito que seja um bom introdutor para os mais jovens  para outros jogos, seja card games ou jogos de tabuleiro. Ótima opção entre um jogos mais complexos e para entreter naquelas horas em que montar todo um boadgame dá uma preguiça....







3 comentários:

Kadu disse...

Como comprar?

Fausto disse...

Kadu, você pode comprar no site http://www.medievalis.com.br/

abs

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.