Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Um pouco de nós...

Tempos atrás, fiz um tópico sobre Jogos feitos com materiais reciclados, e agora acho que já é hora de voltar um pouco mais no assunto.
Às vezes, somos muito críticos quanto à qualidade dos componentes de alguns jogos, principalmente os nacionais, quando estes são colocados ao lado de jogos produzidos no exterior. É um fato!!! A qualidade deles é muito superior... E às vezes somos "chatos" o suficiente para acharmos que isso não presta, isso não serve, isso é mal feito...
Atualmente, estou fazendo um Curso de Formação de Ecobrinquedistas, onde sutacas dos mais diversos materiais são utilizados na confecção de Jogos e Brinquedos para crianças que não tiveram a mesma sorte (Não gosto de falar em sorte quando trato deste assunto!) que a nossa, de termos prateleiras cheias de Jogos Tops e jogos muito bem acabado no quesito qualidade, não só dos componentes, mas também da jogabilidade em sí.
Muitas destas crianças que descrevo, nunca tiveram oportunidade de compar um Jogo de Tabuleiro, ou mesmo jogar algum destes que ora criticamos. A realidade delas, é muito diferente da nossa, onde muitas vezes não tiveram, não tem e algumas infelizmente não terão educação que nós tivemos.
Muitas vezes, num Centro Comunitário de uma periferia, nos deparamos com uma realidade que às vezes, teimamos em não existir, mas que está no dia-a-dia destes meninos e meninas... Existe sim, o esforço de algumas pessoas, que buscam fazer o papel de Pai que elas muitas vezes não tiveram, e principalmente Educador, que muitas vezes não tiveram também.
Esta Oficina de Ecobrinquedos, mostra que muitos materiais que no dia-a-dia jogamos no Lixo, servem muito bem para confecção de Jogos e Brinquedos. Não estamos e jamais iremos comparar um desses jogos com qualquer outro existente em nossas Lojas, mesmo assim, acabam cumprindo seu papel de divertir e até mesmo educar.
As lacunas deixadas muitas vezes pela ausência do Pai e Mãe, e também muitas vezes deixada pela ausência do Professor mal qualificado, são preenchidas por pessoas que disponibilizam um pouquinho só de seu tempo, com intenção de ajudar estas Crianças e Adolescentes. É um trabalho de formiguinha, onde poucos são os frutos colhidos desta doação... Muitas delas irão se perder pelos caminhos da vida, principalmente devido à comunidade onde mora, mas mesmo assim, se 1 apenas amadurecer, o resultado já terá seu êxito. Que bom se todas estas crianças amadurecessem, mas a realidade não é essa!!!  Infelizmente!!!
O que estas crianças precisam, é de alguém que dê atenção à elas, o que não acontece muitas vezes com a família e muito menos numa escola de periferia... Não estou criticando o sistema educacional não! Muito menos as Famílias delas!!! É uma situação muito complexa, e deve ser discutida em outros Foruns... Apenas estou dizendo que ainda precisa ser percorrido um caminho gigantesco, para que muitos frutos sejam colhidos, e não apenas alguns!!!
O uso de material reciclado, de uma forma geral, preenche parte dessa ausência de recursos... A utilização de Garrafas, Tampinhas, Frascos e restos de muitas coisas que nós descartamos, podem ser utilizados para esta finalidade. Jogos como Senet, Jogo real de Ur, Feche a Caixa, Jogo da Hiena, e alguns até mais complexos, que fazem parte da coleção de muitos de nós, como Coloretto, Marrakech, Chicken Cha Cha Cha, Hey! Thats my Fish! podem ser feitos com estes materiais.
O uso da criatividade e imaginação, faz com que estas crianças tenham à mesa, jogos que nós criticamos e não vemos este outro lado, pois tivemos sorte de estarmos desse lado...
O uso do jogo em sí, como parte do processo de aprendizagem, que muitas vezes elas não tiveram, mostra que basta um olhar diferente sobre aquilo que fazemos, e que muitas vezes jogamos no Lixo algo que poderia ser utilizado e doado a alguém. Jogar, não é apenas abrir a Caixa e dizer: Uau! Que jogo lindo!!! É também, saber escolher materiais alternativos como Tampinhas coloridas e fazer abrir um sorriso com a expressão: Uau! Que jogo diferente!!!.
O legado que podemos deixar para estas crianças, é apenas ensinar algo que gostamos... Que um Rei pode ser uma Tampinha de Produto de Limpeza, que o Exército pode ser Tampinhas de Refrigerantes vermelhas de um lado e Azuis de outro...
Saber usar esta matéria prima abundante, faz parte desta Oficina... É preciso às vezes, voltar a ser criança, e relembrar quando pegávamos Carretel, Elástico e um Palito de dente, e fazíamos um Robozinho sair andando pela casa...
Estas crianças precisam apenas, de um pouco de nós...
Quem sabe, a gente não descobre isso um dia !!!







4 comentários:

Ubiratã de Oliveira disse...

Muito legal...
Parabéns...

adrianaferreira disse...

So o tempo ira dizer se as criancas que precisam usar da imaginacao para transformar uma tampinha de amaciante em um rei, sera mais ou menos feliz do que aquelas que acabara de ganhar um jogo que as pecas contem ricos detalhes. Uma coisa e certa e concordamos e preciso ter tempo para auxiliar as criancas a ter uma infancia mais rica, e preciso saber a real importancia do ludico na infancia, o jogar e o brincar. Parabens, pelo artigo, ate amanha.

Fausto disse...

Obrigado pelos comentários.
Nós do CTC acreditamos numa infância feliz e divertida, seja com tampinhas ou reis.

Zamira disse...

Ei Wagner, por milhões de anos os humanos viveram sem Grow, Estrela, Xalingo,Gulliver, Lego, Nig, Origem e lojas de 1,99 e foi esta "modernidade" que quase todos nós nos engessamos. Vamos aguçar o lado criativo não só das crianças, mas também de todos os adultos e oportunizar os jogos de estratégia, raciciocínio, memória, lógica, matemáticos, os divertidos e os desafios. Até amanhã na Oficina!