Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sábado, 15 de setembro de 2012

Zèrtz - Projeto GIPF


Olá pessoal,

Seguimos com os posts sobre homemade.
Hoje vamos mostrar imagens do Zèrtz do projeto GIPF.
Esse foi um projeto razoavelmente simples de se fazer, sem traduções ou trabalho gráfico.
Vale lembrar que a versão original (que compramos) é muito legal, os discos e esferas são menores dos que fizemos mas muito legais (e mais leves), vale a pena.

Segue lista dos materiais:

Metal
Eu não achei nenhum lugar que vendesse essas esferas, procurei em revendedores de engrenagens e rolamentos e ou não vendem ou o preço é um absurdo. Então achei algumas empresas que fazem esferas de metal, algumas são para moagem, engrenagens ou misturadores. Eu como bom perfeccionista pedi esferas rígidas até o núcleo, mas você pode pedir ocas de carbono, a diferença de valor é muito pouca, mas o peso deve ser bem menor...he,he,he. Ainda existem esferas de cerâmica, mais caras e não sei quanto a resistência no caso de quedas. No nosso caso das esferas rígidas, a resistência vai ser do dedão, que com certeza vai sentir o peso...convém não jogar com pessoas muito estressadas !

6 esferas 25,4mm (1 pol) com zinco branco
8 esferas 25,4mm (1 pol) bicromatizado
10 esferas 25,4mm (1 pol) aço cromo lapidada

Madeira (um pouco menor que 1 pol.)
Nesse caso o problema é que a maioria vende essas esferas já aromatizadas. Mas com um pouco de pesquisa achei uma empresa que vende as esferas para você mesmo aromatizar. Provavelmente algumas lojas de produtos como incenso, ervas, etc, podem ter essas esferas ainda sem aroma. O detalhe é que as esferas neste caso não possuem furos de um lado ao outro, como no caso de contas para colares ou bijus. Salvo uma ou outra que veio com 1 furo pequeno de apenas um lado, todas são lisas. Eu achei isso importante no visual do jogo.

6 esferas caixeta
8 esferas marfim
10 esferas mogno

Discos
Metal: arruelas para telhado (se você achar aquelas que são curvadas ou côncavas melhor. Em lojas de ferragens e materiais de construção)
Madeira: argolas para cortina (só achei de um tamanho, em qualquer loja de cortinas).

Dica: não sei quanto a vocês, mas sempre que vou comprar esses itens acabo sendo questionado pra que estou comprando. As vezes a pergunta serve para definir exatamente que tipo de material ou se o vendedor possui algum outro produto similar, mas na maioria da vezes é só pra saber mesmo. Então, para não ficar explicando que é um homemade de um boardgame (teria que explicar os 2 conceitos e na metade da primeira explicação o vendedor já teria ido atender o telefone...) eu digo que faço maquetes ou experiências de física para mestrado de um amigo. Incrível, o cidadão faz aquela cara de hahã e assunto encerrado....ha,ha,ha.




Um comentário:

Cacá disse...

Ficou lindão... eu sou super fã dessa série de jogos... o Zèrtz é um dos melhores da série GIPF...