Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sábado, 11 de agosto de 2012


Olá Pessoal,

Recebemos o livro do Julio Trois, Board Game Design na semana que passou e segue abaixo minhas considerações.
Devo confessar que tive dois momentos de apreensão. O primeiro foi ao comprar o livro, não conhecia a gráfica/editora e o livro seria impresso conforme meu pedido (ai,ai,ai).
Surpresa boa: o pedido foi monitorado e atendido dentro do prazo determinado, com envio de email informando as fases. O livro chegou bem embalado, a qualidade do papel das páginas e da capa é muito bom. A gramatura e encadernação são de primeira. A única ressalva são uma ou outra imagem mais escura, mas nada que impeça a visualização da imagem ou prejudique o livro como um todo.
O segundo foi ao ter o livro em mãos. Embora soubesse que eram noventa e poucas páginas, ao olhar pra o livro fino, tive o pressentimento que o Trois tinha me enganado: tinha escrito um artigo e publicado como livro. Ledo engano, o livro possui leitura agradável, é bem estruturado, direto e objetivo. Não é um texto simplesmente publicado. Foi pensado, diagramado e escrito com um objetivo: descrever as etapas da concepção até a divulgação de um jogo de tabuleiro. Não se aprofunda demasiadamente nos tópicos ( o próprio autor avisa sobre isso), mas não é superficial demais, informa na medida certa, com certeza temos livros em inglês e até em português (se alguém souber pode mandar os nomes nos comentários) que se aprofundam em determinados aspectos do design de jogos. O Board Game Design é uma introdução geral a concepção, desenvolvimento e divulgação de um jogo de tabuleiro. É quase uma conversa, um relato de todo esse processo. Leitura tranquila em 1 ou 2 horas. Você quer acompanhar todas as etapas descritas. E na parte em que descreve o processo do Farrapos, ficamos imaginando os eventos se desenrolando numa linha de tempo. É um texto que prende a atenção e extremamente agradável de ler.
A descrição do jogo Farrapos me deixou muito interessado no jogo. A qualidade dos componentes e o histórico da empresa que o publica tem se tornado um fato de destaque e repetidamente gerado comentários muito bons na internet.
Conheço jogos importados com tiles parecidos mas todos em papel, fora um ou outro em MDF como o Commands & Colors, mas nunca tinha visto tokens em resina, o que me parece muito interessante. Eu pessoalmente  acho que os jogos além de serem visualmente agradáveis, tem que ser agradáveis no manuseio, por isso gosto tanto de minis nos jogos. A idéia de resina nos tokens me pareceu uma variação interessantíssima.
Nosso amigo Julio Trois conseguiu todos os seus intentos nesse livro, produziu um texto agradável,  interessante e objetivo e ao descrever o projeto Farrapos, criou um interesse particular pelo jogo e pela sua "versão" comercial. Trois atingiu vários objetivos com sucesso. Como ele mesmo diz no livro, não foi acaso, foi planejamento e trabalho duro !

Para comprar: Board Game Design


Nenhum comentário: