Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Xadrez Vertical


Caros amigos,

Nós do Clube do Tabuleiro de Campinas, Wagner, Lenir e eu (Fausto), além dos eurogames, abstratos e ameritrashes da vida, também gostamos de xadrez. Eu disse que gostamos, não que somos bons  jogadores ok ?
Vimos à algum tempo um tabuleiro vertical na internet e pela sua beleza, estética e como peça de decoração, resolvemos fazê-lo.
Cabe aqui explicar que não fizemos com nossas próprias mãos, o que a esse ponto nem as teríamos, considerando nossa habilidade com ferramentas de corte. Mas entramos e contato com um fornecedor  de acrílico para as prateleiras, um marcheteiro de primeira linha e uma loja de molduras. Todo o projeto foi feito baseado em uma imagem apenas, sem maiores explicações. As demais informações abaixo foram criadas, imaginadas ou definidas por nós, ao longo do processo.
Vale destacar que não estamos vendendo o tabuleiro.
O  objetivo além do estético era permitir o jogo realmente. Jogo este que poderia ser realizado ao longo de dias, já que o tabuleiro ficaria exposto em uma parede e os oponentes em algum momento passariam pelo local.
O tamanho do retângulo em que ficam as peças foi pensado usando a razão áurea ou número áureo, para que esteticamente ficasse agradável e permitisse pegar as peças com folga, além de um tamanho razoável. Embora eu já tenha um projeto para umas peças grandes...vai ficar gigante...aguardem !!
As prateleiras de acrílico possuem transparência e proporcionam leveza e resistência, além de durabilidade para eventuais limpezas e acidentes. São totalmente removíveis.
A fixação se deu por 2 pontos reforçados com metal e parafusos fixados com buchas na parede.
Para finalizar pedimos a um artesão amigo nosso 2 peças em madeira leve com a silueta de um peão e de um rei. Essas peças servem para indicar a última jogada (peão), xeque (rei) e xeque-mate (rei deitado).









3 comentários:

Wagner disse...

Sensacional!!! Só tem coisas boas: É decorativo! É lindíssimo! Não ocupa espaço! Pode-se fazer uma partida sem pressa pra terminar! Tininha não sobe em cima do tabuleiro! (He he he)
Belo trabalho!!!

Fausto disse...

Aguarde uns dias e depois me diga se a Tininha não deu um tapão nas peças....ha,ha,ha

GamersPoA - Ubiratã Oliveira disse...

Muito bonito mesmo...vou pensar seriamente em fazer um por decoração e representatividade do hobby, pois sou péssimo no Xadrez e não gosto do jogo...
Um abraço