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segunda-feira, 5 de julho de 2010

Rattus

Rattus é um daqueles jogos que vai a mesa, ou por falta de opção, ou para ser uma espécie de “petisco” antes de um jogo bem mais elaborado... O tema de Rattus é a Peste-Negra que dizimou quase 1/3 da população européia em meados passados... No geral os jogadores revezam-se colocando cubos coloridos (Sua população!) em várias regiões de um mapa europeu, e como já se pode esperar, os cubos são removidos quando a Peste se alastra em determinada região e leva os “caboclos” pro beleléu... O vencedor é o jogador que ficar com mais “sobreviventes” no final da partida...
Três itens precisam ser mencionados antes de descrever como funciona o jogo: Primeiro, a Peste é representada por Tiles em forma de discos, onde de um lado temos o desenho de um simpático ratinho e do outro a terrível, abominável, horripilante, trepidante informação de qual população vai ser dizimada naquela região em que se encontra tal disco... No início do jogo, todos os discos tem o simpático ratinho sempre visível e presente em todas as regiões, ou seja, ninguém sabe quantos e qual população vai morrer... Segundo, existe uma peça de “Peste”, muito parecido com o Rei do jogo El Grande, mas sem ser muito pornográfico (he he he) que quando é movimentado para uma região, desencadeia a Peste, e o dito cujo move-se a cada ação de cada jogador... Em terceiro lugar vem as 6 Cartas com “Poderes” que estão disponíveis para serem usados pelos jogadores... Estes poderes dão ao jogador uma maior possibilidade de “correr” da Peste ou “ferrar de vez” outros jogadores... O problema destas Cartas é que, se você pegar uma, ela só sairá da sua “mão” se outro jogador reivindicar a Carta, e você pode ter várias delas com você... Mas lembram-se quando falei da informações contidas nos discos? Pois é... geralmente existem informações que possuidores de determinadas Cartas perdem cubos também... Então fica a dúvida: Pegar Cartas com poder e correr o risco de ser dizimado, ou deixar outros jogadores usarem estes poderes?
Quando a peça de “Peste” aciona a dita-cuja numa região, 1 disco é virado e verifica-se primeiro se existem o número mínimo de cubos estipulados no disco para acionar a peste... Se não existir este número mínimo de cubos, descarta-se este disco e toda a população desta região vai comemorar com cerveja e pizza o fato de não terem sido dizimados... Porém, se o mínimo de cubos estiver presente, aí danou-se...
Primeiro verifica-se se existe um “A” que na verdade é abreviação de “All” (Todos)... Neste caso todos os jogadores que estiverem com cubos ali, deverão retirar 1 deles... Segundo verifica-se se existe um “M” que na verdade é abreviação de “Majority” (Maioria)... Neste caso o jogador que tiver maioria de cubos na região deverá retirar 1 deles... Por fim, verifica-se se existem símbolos das Cartas de Poder neste disco e aqueles jogadores que possuírem Cartas de Poder com estes símbolos, deverão retirar 1 cubo... Daí a dúvida acima, já que por um lado o jogo nos dá Poder através destas Cartas, mas por outro te ferra de verde e amarelo (Para homenagear nosso time canarinho: Rumo ao Hexa Brasil!!!)...
Mais 2 informações importantes aqui: A primeira é que tanto o número de cubos que deverão estar na região para acionar a Peste, quanto o “A” e o “M”, além dos símbolos das Cartas estão totalmente misturados nos discos... Ou seja, nunca se sabe o que esta por trás do nosso simpático ratinho... Dependendo da situação o jeito é correr da Peste ou fazer com que esta seja acionada onde você estiver com menor número de cubos... Assim a desgraça será menor... A segunda informação é que sempre que o danado da peça Peste se move, ele adiciona discos em regiões adjacentes a que ele se encontra, ou seja, se numa região tiver apenas 1 disco, será acrescentado + 1... Com 2 ou + discos na região e a Peste sendo acionada, vira-se o 1º e resolve-se este... Se alguém conseguiu sobreviver e as condições para Peste ainda forem satisfeitas, então vira-se o 2º e resolve-se este também... Até que todos os discos sejam resolvidos... Seria algo assim como um Dragão comer você e depois, com o que sobrar (De você!), fazer uma farinha para seu Pirão (he he he)...

Os poderes das Cartas são bem específicos: O primeiro permite que você adicione 1 cubo extra de crescimento populacional... O segundo permite que você mova a peça Peste 1 espaço adicional (Normalmente ele sempre se move para 1 região adjacente da onde se encontra!)... O terceiro permite que você examine 2 discos no tabuleiro e, se desejar, trocá-los de posição... O quarto permite que você mova até 3 cubos de uma região para outra adjacente... O quinto permite que você mova 1 disco para uma região adjacente e o sexto permite que você mova 1 cubo para o Castelo... Vale salientar aqui que o Castelo é o único lugar do tabuleiro onde não existe Peste durante a partida...
De forma geral, acho que Rattus acabará tendo espaço na minha pequena ludoteca, principalmente por ser relativamente rápido e facílimo de aprender, além do fato de não ser pesado...
É um Pandemic metido à besta? Não!... Pandemic é muito mais estruturado, e também não se trata de achar curas para a Peste-Negra... Em Rattus o objetivo é sobreviver, e quanto mais população tiver no final do jogo, maior será sua chance de vencer... O jogo na verdade é uma corrida contra o extermínio... Lembra bastante El Grande com a colocação de cubos nas regiões e os jogadores acabam tendo algumas estratégias para tentar durante a partida, como acionar a Peste em regiões onde não existam cubos de sua cor ou com o mínimo possível destes... Poderá também “tentar” controlar a localização da peça Peste de forma a se beneficiar... Poderá fazer com que a peça Peste vá para regiões onde existam mais cubos dos adversários que seus... Enfim, existem várias possibilidades estratégicas no jogo... Existe o fator sorte? Creio que sim, pois a colocação dos discos com nosso simpático ratinho é aleatória e as informações de quais e quantos cubos deverão ser eliminados nas regiões são reveladas quando não existe mais chance de fugir... Mas é um jogo afinal!... E a sorte está presente também, porém não é tão explícita quanto alguns outros jogos mal elaborados...
O interessante no jogo é que sempre os jogadores irão mover a peça Peste de forma a prejudicar o máximo possível os outros jogadores, ou minimizar o máximo possível a perda de sua própria população... Este ataque “indireto” aos demais jogadores é um prato cheio para aqueles que gostam só de ferrar os outros e sair dando gargalhadas por isso... Outra característica interessante de Rattus é o fato de você saber que sua população, de uma forma ou de outra, acabará sendo eliminada... Com isso, todos os jogadores buscarão fazer com que esta eliminação seja de forma mais lenta possível... Só assim terá chances de ser o jogador com mais cubos no final da partida...
Uma sugestão interessante e que não está nas regras é a exigência que cada jogador comece o jogo com 1 Carta de Poder...Como no jogo, o jogador não pode descartá-las, a possibilidade dos jogadores poderem reivindicar determinada Carta de Poder de outro jogador acaba por deixar o jogo mais dinâmico, pois a troca destas Cartas serão uma constante durante a partida... (Lembrem-se que quando mais Cartas de Poder tiver, maiores serão as chances de sua população ser eliminada de determinada região...)
Rattus é um jogo leve, rápido e com pouco tempo de inatividade... As ações de cada jogador são rápidas, o que faz com que você sempre esteja realizando suas ações... Contém decisões interessantes e exige um planejamento razoável, além do fato de ter momentos muito bons para tirar aquela “casquinha” dos adversários, principalmente quando uma Peste elimina somente cubos deles, e nenhum seu... Mas, lembrem-se: A recíproca é verdadeira!!! Rattus não é e nem será um Top, aliás, bem longe disso... porém se encontra naquele grupo de jogos destinados a “preenchimento de espaços”, principalmente quando se quer algo mais leve sem ser chato e basicão demais... Uma curiosidade deste jogo é que antes de ser realmente lançado, já foi criado uma expansão... Isso mesmo!!! Esta expansão conterá 12 novas Cartas de Poder (Que poderão ser baixadas no Bgg!)... Estão lançando 1 por mês... Porém, pelas novas cartas, haverá a exigência de algumas “peças” e “tiles” novos, que virão no lançamento da expansão no início de 2011...
Taí a dica!!!
E.t.: Este texto foi baseado numa “review” publicada na página do jogo na Bgg... Portanto, qualquer semelhança não é mera coincidência... É cópia modificada mesmo!... Todos os créditos ao autor...
Abraços!

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