Imagens retiradas do Site BoardGameGeek !
Stonemaier Games fez um trabalho impressionante, quando lançou Wingspan ! E lá se vão vários anos desde seu lançamento e com suas várias expansões e com Aplicativo dos mais interessantes onde posicionamos a imagem das Cartas no Celular e ele reproduz o Canto da mesma. E olha que não são poucas Cartas não ! Algo a se tirar o chapéu, pois mostra o cuidado na produção do Jogo.
https://boardgamegeek.com/image/4458123/wingspan
Devido ao sucesso do Jogo, resolveram lançar algo que ainda mantivesse a Estrutura central do Wingspan, como Pano de fundo (Apenas isso !), mas que trouxesse algo novo o suficiente para, também, conseguir adeptos e interessados pelo mundo afora.
Wyrmspan tem como Tema os Dragões ! Não como algo a ser olhado com um perigo ou algo ruim, mas algo mais fantasioso e "fofo". E é sobre este Jogo que iremos escrever um pouquinho aqui:
https://boardgamegeek.com/boardgame/410201/wyrmspan
Mas antes de entrarmos no Jogo, propriamente dito, a Editora, após o "também" sucesso de seus 2 Jogos, acabou lançando mais um Jogo da Série, desta vez com Tema de Peixes: Finspan ! É claro que os apaixonados pela Série e Colecionadores, não deixariam de comprar o Jogo e, dentre todos, consideramos o mais leve e gostoso de jogar, mas que não perdeu em nada a qualidade de produção e da jogabilidade.
https://boardgamegeek.com/boardgame/436126/finspan
Cada jogo da Série possui suas características para diferenciar um Jogo do outro e podemos dizer que não é apenas "mais do mesmo", que foi a dúvida que surgiu quando a Editora decidiu utilizar "span" como parte integrante de diversos nomes de Jogos e, pelo jeito, outros ainda virão por aí.
Se formos considerar "dificuldade", consideramos Finspan como o mais fácil de todos, seguido de Wingspan e finalizando com Wyrmspan.
Em Wyrmspan, temos que cuidar de nossos Dragões, escavar Cavernas onde eles moram, cuidar de seus Filhotes, procurar Alimentos e para isso temos um Explorador que pode nos ajudar nesta tarefa.
Como todo Jogo da Série, os cuidados com a Arte do Jogo é algo a ser destacado, pois existem centenas e centenas de Dragões, todos desenhados e com Arte muito bonita. E cada um tem o seu Nome... Um mais exótico que o outro, mas que, no fundo, se encaixa perfeitamente no Tema escolhido.
À mesa, consideramos Finspan como um dos mais bonitos, seguido de Wyrmspan e Wingspan fechando a beleza do todo, quando jogado, principalmente, com vários jogadores.
Vídeo de uma Partida completa do Jogo:
https://www.youtube.com/watch?v=M43yitZa9gs&t=2s
Mas Wyrmspan conseguiu ir além, pois colocou na Mecânica, não só a colocação de Cartas nos Tabuleiros individuais dos Jogadores, mas a exigência de se escavar para, somente após isso, colocar as Cartas.
Escavar aqui, significa conseguir Recursos e achamos muito bem vinculado à própria Carta de Dragão, pois neste Jogo, fica claro que conseguir alguns deles não é assim tão simples, principalmente "Ovos". E os Jogadores precisam de "Ovos" para realizar determinadas Ações.
Diferente dos outros Jogos da Série, onde os Jogadores tinham na Mão Cartas de Aves (Wingspan) ou Peixes (Finspan), em Wyrmspan os Jogadores possuem Cartas de Dragões e Cartas de Cavernas e é preciso saber quando colocá-las em seu Tabuleiro. Cartas de Cavernas é o meio mais prático de conseguir Recursos e Cartas de Dragões são muito úteis quando seu Explorador resolve explorar determinada Caverna.
Outra característica interessante em Wyrmspan é que o Jogador possui 6 Ações possíveis à cada Rodada, mas, dependendo de suas escolhas, pode ganhar ou perder Ações. Com isso, é possível que algum Jogador ainda tenha Ações à realizar, mesmo que os demais Jogadores já tenham executado todas as suas Ações. Sem falar que Ações extras (Mais que 6), podem ser guardadas para Rodadas futuras.
Wyrmspan pode ter seu Calcanhar de Aquiles quanto ao fator Tempo de Jogo. Dos 3 Jogos da Série, é o que mais exige do Jogador, a busca por um "caminho a seguir" e isso significa Planejamento/Estratégia, que significa Tempo para pensar no que vai fazer. Logo, em uma Partida com mais de 2 Jogadores, o Tempo total de Jogo tende a ficar bem acima daquilo que estamos acostumados. Para 2 Jogadores, o tempo gira em torno de 1h30m, o que é razoável pelo que é o jogo. Mas acima disso, considerem boas 2 horas ou mais para realizar uma Partida.
Wyrmspan é um daqueles Jogos que ocupa espaço na mesa e leve isso em consideração, se decidir jogá-lo.
Dos Jogos da Série lançados até agora, se coloca bem como um dos que mais exige dos Jogadores, um Planejamento e mesmo com o problema da dificuldade de se conseguir "Ovos", ainda dá ao Jogador, a possibilidade de escolhas alternativas... Talvez não as ideais... Mas algo alternativo. A questão dos "Ovos" é que eles são obrigatórios para realizar algumas Ações, como colocar Cartas nos 2 últimos espaços das Cavernas.
Um diferencial deste Jogo, foi a inclusão da "Guilda dos Dragões", que permitem aos Jogadores obterem Recursos e ter uma "corridinha" para conseguir, primeiro, determinados Recursos/Pontuações. Esta "Guilda dos Dragões" está vinculado diretamente à Exploração de Caverna com seu Explorador.
O Tema aqui se aplica de forma bem clara e mais fantasiosa. Não possui nada do que foi feito em Wingspan, que é do agrado de qualquer Ornitólogo, devido principalmente às informações das Cartas sobre cada Pássaro, bem como do uso do Aplicativo com seus Cantos, mas consegue encaixar bem o Tema, àquilo que foi proposto como Regras e Mecânica do Jogo.
Não vamos aqui dizer qual o Jogo mais interessante da Série. Cada um deles possui sua "vida própria", mas completou bem, até agora, àquilo que se propôs a Editora.
Um Jogo dos mais interessantes !