Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

NEXT STATION: TOKYO ! E nossas adaptações "Polinização" e "Todos contra o Mosquito" !



Imagens retiradas da Página do Jogo no Site BoardGameGeek:

Na busca por Jogos "Roll/Flip Write", encontramos alguns que dão a possibilidade de fazer nossas adaptações para um Tema mais local, além de apresentarem uma Jogabilidade que sai um pouco daquele "padrão" comum encontrado em Jogos desta Categoria.



Uma dessas descobertas foi NEXT STATION: TOKYO, que chamou nossa atenção por ser um Jogo bem legalzinho e que da a oportunidade de fazer aquilo que mais gostamos na Ecobrinquedoteca, que é o "criar". Trabalhar o processo de criação é algo que gostamos bastante de fazer, pois cada Grupo, seja ele de Crianças/Alunos ou mesmo Adultos/Idosos, acaba por fazendo algo do seu interesse e não fica preso ao Tema proposto no Jogo.

https://boardgamegeek.com/boardgame/380165/next-station-tokyo 

Vídeo explicativo do Jogo Next Station: Tokyo (Em Espanhol):


Em  NEXT STATION: TOKYO, temos algo novo em Jogos "Roll/Flip Write", já que teremos, durante a partida, de fazer 4 "Rotas" conectando Pontos do Mapa e cada uma delas vai Pontuar de forma individualizada, somando-se tudo no Final.



O Jogo em si é um "Flip/Write", pois o que define as Marcações na Folha do Jogador são Cartas e não os já conhecidos Dados encontrados em muitos Jogos desta Categoria, sendo que o Objetivo dos Jogadores é ir fazendo "Rotas", ligando algumas formas Geométricas posicionadas na Folha de Marcação, buscando chegar a alguns "Locais turísticos", bem como conhecer diferentes Bairros da Cidade.

Existe outra Versão do Jogo que ao invés de utilizar a Cidade de Tokyo, existe a cidade de Londres, com mudanças superficiais das Regras e abaixo colocamos um Vídeo desta Versão.

Vídeo explicativo do Jogo Next Station: London (Em Espanhol):


Praticamente, como a maioria dos Jogos "Roll/Flip Write" temos aqui um Jogo onde existe algo mais "individual" a ser feito e menos interação entre os Jogadores. Aliás, interação inexiste aqui, sendo que cada um faz suas Marcações em suas Folhas e no final, faz-se a Pontuação final e quem tiver o maior Valor vence.



Se você está buscando um Jogo mais difícil e cheio de "Combos", muito comuns nestes Jogos, esqueça porque em NEXT STATION: TOKYO isso não existe. Porém, também não é um Jogo fácil, pois existe decisões importantes a serem tomadas. Talvez seja um Jogo mais difícil de se explicar do que Jogar e muitas vezes, precisou-se de 1 ou 2 partidas completas para o entendimento do todo.

Mas gostamos muito de como o Jogo se desenvolve e como você vai vendo suas "Rotas" serem criadas, sendo que no Final da Partida, temos uma Folha com 4 Cores de "Rotas", lembrando muito os Mapas de Metrô de nossas grandes cidades, sendo que a cada Rodada, cada Jogador terá que traçar uma "Rota" de Cor diferente, partindo de locais diferentes.



Cada Carta simboliza o local onde sua "Rota" deverá chegar e muitas vezes, o que o Jogador deseja, simplesmente não aparece na Carta revelada, o que faz com que outros caminhos sejam feitos. É mais um Jogo Tático, onde você tem que se virar com aquilo que o Jogo oferece no momento.



NEXT STATION: TOKYO consegue agradar bem os Jogadores, desde aqueles que gostam de Jogos mais simples, até aqueles que querem desafios mais interessantes e geralmente, quem senta à mesa acaba gostando do Jogo, por ser bem rápido e sem a necessidade de ficar pensando muito no que fazer, como em Jogos mais elaborados.

Ótimo Jogo para Crianças/Alunos, devido, justamente, a esta simplicidade ! Mas, repito, é um Jogo que exigirá certa "paciência" com aqueles que estão aprendendo a jogar e também uma explicação que não é tão simples assim.




"POLINIZAÇÃO" e "TODOS CONTRA O MOSQUITO" ! 2 adaptações que fizemos deste Jogo.

Como na nossa Ecobrinquedoteca, a aceitação do Jogo foi muito boa, procuramos adaptá-lo para alguns Temas que normalmente fazemos para Crianças/Alunos e, neste caso, optamos por fazer um Jogo com Tema de "Polinização" e outro com o Tema "Todos contra o Mosquito". Este último, mais voltado à "Dengue", pois este é um assunto que sempre procuramos colocar como Tema em nossas adaptações, principalmente quando os Jogos são utilizados por Crianças/Alunos.

Porém, ao fazer a adaptação, optamos por não utilizar Cartas e tivemos que criar um método para que a aleatoriedade necessária ocorresse, sem o uso delas, sendo que o resultado final ficou do agrado daquilo que prendíamos.

Abaixo, colocamos informações destas adaptações, como Links para Download (Gratuito) e também de Vídeos explicativos que fizemos.



Download dos Arquivos do Jogo "Polinização":

https://drive.google.com/drive/folders/1ibd5n4PWSx07NJpObkY2yApVA-yS3ffd



Download dos Arquivos do Jogo "Todos contra o Mosquito":

https://drive.google.com/drive/folders/1FhJ2qMvVgPahCIvXStpDndrIUrDmegD1

Nos 2 Vídeos abaixo, explicamos as Regras, bem como disputamos uma Partida completa de cada um deles.

Vídeo explicativo do Jogo "Polinização":



Vídeo explicativo do Jogo "Todos contra o Mosquito":



Em NEXT STATION: TOKYO, conseguimos fazer estas 2 adaptações de um Jogo bem interessante e é isso que o Jogo proporciona quando dá a possibilidade de adaptarmos os Jogos para outros Temas. Porém, nem sempre isso é possível, pois depende muito da Mecânica, Componentes e tudo que está relacionado ao jogo em si.

Para aqueles que querem um Jogo dos mais interessantes,  NEXT STATION: TOKYO entrega algo simples, mas algo bom e sempre colocamos à mesa.



Nenhum comentário: