Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

CONTAGION - A tiny game of Pandemic proportions


Aqui no Clube do Tabuleiro de Campinas, sempre que temos possibilidade de fazer adaptações de alguns Jogos para alguns Temas mais "locais", fazemos isso. Não só como finalidade de trazer o Jogo para algo mais próximo de nossa realidade mas também como um Exercício lúdico, onde o processo de criação ocorre.



Temos diversas adaptações de Jogos dos mais diversos Temas e poderão encontrar todos eles gratuitos em nossa Página no Facebook. Desde Jogos bem simples até alguns mais complexos, passando por Temas dos mais variados e destinados principalmente para Crianças/Alunos:

https://www.facebook.com/clubedotabuleirocampinas

Um desses Jogos que dão a oportunidade de uma adaptação é o "CONTAGION - A tiny game of Pandemic proportions", cujas Regras não são tão difíceis e que possui características interessantes para que as adaptações sejam feitas, sem alterar muito as Regras ou mesmo não alterá-las.

Este Jogo foi criado por Jonathan Weiner e para os interessados, poderão baixá-lo na Página abaixo no BoardGameGeek:

https://boardgamegeek.com/thread/2453289/wip-contagion-tiny-game-pandemic-proportions-2020

Trata-se de um Jogo "solo" onde o Objetivo é desenvolver Vacinas antes que 3 Vírus presentes no Jogo, fiquem fora de controle. Para quem conhece "Pandemic", este Jogo foi inspirado nele, mas aqui o Autor fez algo muito interessante que foi resumir os Componentes a algo mínimo. E o Jogo funciona de forma brilhante.

- 1 Carta de Jogo

- 2 Dados Verdes, 2 Dados Azuis, 2 Dados Vermelhos e 1 Dado Preto

- 1 Cubo Verde, 1 Cubo Azul, 1 Cubo Vermelho e 1 Cubo Branco.

- 1 Peão

Material mais que suficiente para você ter problemas durante a Partida, pois não é assim tão fácil criar as Vacinas antes que os Vírus causem realmente problemas e fiquem incontroláveis, causando uma "Pandemia".



De uma forma geral, tivemos sucesso em 60 ou 70% das Partidas que Jogamos, já que existe "sorte" envolvida, dada pela rolagem do Dado Preto. Já os Dados Verdes, Azuis e Vermelhos servem apenas para controlar como anda a Evolução da Pandemia.

Embora não esteja nas Regras, se o Jogador quiser deixar a Partida mais difícil, é só posicionar o Dado Branco 1 casa à frente, desconsiderando a casa inicial. Desta forma, as Rodadas para os "Outbreaks" são reduzidas, complicando assim a vida do Jogador.

Joguinho dos mais interessantes !



Baseado neste Jogo, o Clube do Tabuleiro de Campinas fez 2 adaptações que já disponibilizamos à todos. Uma delas foi o "Covid 19" e outra foi "Todos contra a Dengue" e utilizamos o Mapa do Estado de São Paulo para colocar o Tema, já que a "Covid 19" causou muitos transtornos não só para o Estado de São Paulo, mas para vários Países. Também fizemos isso com o Tema "Dengue" já que este ainda é um problema recorrente e que exige cuidado de todos.

Para os interessados nestas 2 adaptações, elas podem ser baixadas gratuitamente no Link abaixo, sendo composta de Regras e 1 Folha A3 cada Jogo. Para fazer o Jogo, basta arrumar os Componentes citados acima:

https://drive.google.com/drive/folders/1093BuiP2wFMuzaSwVeOoR6oqiKKXdNNX?usp=drive_link

Fizemos um Vídeo de cada uma destas adaptações:

Covid 19:


Todos contra a Dengue:


Baseado no "CONTAGION - A tiny game of Pandemic proportions", também fizemos uma adaptação para o Tema "Ebola", porém, alteramos algumas coisinhas para tornar o Jogo bem mais complicado. Temos o mesmo Jogo aqui, porém, devido à gravidade da Doença, os parâmetros de posicionamento iniciais, bem como o número de Rodadas foram alterados e neste Jogo perdemos 100% das Partidas que disputamos. Para os interessados, poderão baixar o Jogo gratuitamente no Link abaixo:

https://drive.google.com/drive/folders/1N9Li_CidWg5-lo2JB7R-ba8iFQ0uVSTo?usp=drive_link



Nas 3 adaptações que fizemos, procuramos colocar nas Regras, não só o funcionamento dos Jogos, mas também alguma informação à respeito de cada um dos Temas e esperamos desta forma, fazer com que o "lúdico" se faça presente, desde a confecção do Jogo, o jogar em si e principalmente a discussão de cada Tema, sendo que Pais/Professores poderão utilizá-los como Material auxiliar para discussão em Salas de Aula ou mesmo com um auxilio informativo sobre tudo que está envolvido nestes assuntos.

Temos ideia de fazer outras adaptações do  "CONTAGION - A tiny game of Pandemic proportions", pois o Jogo permite isso e assim que tivermos feito, disponibilizaremos gratuitamente à todos.

Esperamos que estes Jogos sejam úteis à todos !

Nenhum comentário: