Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

domingo, 25 de fevereiro de 2024

BONSAI ! Cultivando sua Árvore hexagonada e fofa !



Gostamos muito de Jogos que cumprem seu papel de ser algo divertido e que proporcione também o encontro de pessoas, regado a um bom Café e Bolos. E quando estes Jogos não são assim tão complicados, a fluidez do jogar se torna algo bem mais prazeroso que outros tantos Jogos mais complexos existentes no mercado. Cada um tem sua qualidade e devemos sempre considerar todos, mas estamos falando aqui de algo mais leve, suave, que no final permita ao Jogador observar o resultado daquilo que fez durante a Partida. E quando o resultado é algo visualmente gostoso e fofo, então temos a certeza que foi um tempo muito bem gasto e prazeroso.



Hoje vamos escrever um pouquinho sobre Bonsai !

https://boardgamegeek.com/boardgame/366994/bonsai


Vídeo de uma partida completa (Em Francês):


Não é preciso explicar aqui o que é um "Bonsai", pois todos já conhecem esta "arte" de cultivo de pequenas Árvores em vasos, visando não só os cuidados, mas também a contemplação daquilo que está sendo realizado. Junta-se aí os momentos de relaxamento e suavidade, bem como reflexão, já que esta "arte" exige delicadeza, paciência e também capricho naquilo que se faz.



Neste Jogo teremos que fazer nossa Árvore (Bonsai) e, da mesma forma que ocorre na vida real, procurar fazer algo equilibrado e suave, com o objetivo de no final da partida, observar algo realmente interessante, com suas Peças hexagonadas colocadas de tal forma, que ao observar, existe o desejo de fazer novas experimentações, com seus Troncos, Folhas, Flores e Frutos dispostos de forma suave, tornando todo o conjunto algo gostoso aos olhares do observador.

Mas é um Jogo !

Bonsai dura cerca de 30 ou 40 minutos e pode ser jogado de 1 a 4 Jogadores. Basicamente, temos um Jogo de seleção de Cartas e escolha de colocação das Peças hexagonadas em sua Árvore, visando conseguir alguns Objetivos e também uma Pontuação que leva em conta os locais onde cada tipo de Peça hexagonada se encontra no final da Partida.



Temos 2 Ações que poderemos fazer à nossa vez e o Jogo se resume à isso: Cultivar ou Meditar.

Cultivar nada mais é que colocar algumas Peças hexagonadas que se encontra em seu "estoque pessoal" em sua Árvore, porém existe um limite permitido, que poderá alterar no decorrer da Partida, com a obtenção de Cartas.



No Jogo existem 4 tipos de Peças hexagonadas, que são os Troncos, Folhas, Flores e Frutos e cada uma delas possui restrições de posicionamento. Portanto, não é simplesmente escolher alguma Peça e sair colocando em sua Árvore. É preciso escolher onde melhor colocá-las. Além disso, cada tipo de Peça hexagonada pontuará de forma diferente no final da Partida.

Ao Meditar, o Jogador escolhe uma das 4 Cartas disponíveis e existem 5 tipos diferentes dela:

- Cartas de Crescimento

- Cartas de Ferramentas

- Cartas Auxiliares

- Cartas de Mestres

- Cartas de Pergaminho

Cada uma delas tem sua função específica e o Jogador poderá executá-la ou guardá-la para Pontuação ou Ação futura.



A grande questão é saber se determinada Carta de seu interesse estará disponível e no momento certo, para que possa executar sua Função de forma mais eficiente. E como existe a aleatoriedade das Cartas que estarão disponíveis, os Jogadores precisarão, muitas vezes, não pegar alguma Carta que mais lhe interesse à longo prazo, mas aquela que mais te ajudará naquele momento somente.

Existem também algumas Cartas de Objetivos, que os Jogadores, no decorrer da Partida, poderão conseguir, desde que as exigências de cada uma delas sejam satisfeitas. Portanto, não existe somente a Pontuação final mas uma Pontuação que poderá ocorrer também no decorrer da Partida. Estar atendo a estes Objetivos é uma boa forma de conseguir preciosos Pontos.

O Jogo termina quando estas Cartas acabarem e faz-se a Pontuação final.



O que achamos do Jogo:

Como escrevemos acima, existem alguns Jogos em que existe o prazer de Jogar, independente de Tema, Nível de complexidade, Componentes ou qualquer outro aspecto que chamem a atenção dos Jogadores.

Bonsai é um desses Jogos, não tanto pelo Jogo em si, que consideramos muito bom, mas na construção de nossa Árvore e observação de como ela finalizou a Partida. Peças hexagonadas de Troncos, Folhas, Flores e Frutos podem parecer "geométricos" demais, mas é justamente este aspecto que deixa o resultado final ser dos mais interessantes.



Independente do Jogo, a vontade que temos é de, simplesmente, pegar estas Peças hexagonadas e ir montando Árvores, somente para observar o resultado final. Fazer experimentações de como posicionar os Troncos, onde colocar as Folhas, Flores e Frutos, visando apenas a observação. Fiz algo mais bonitinho e fofo ou não que a anterior ?

Mas é um Jogo !

Muitas vezes, não terá oportunidade de fazer aquilo que deseja e terá que lidar com isso. Mas como a Árvore que está sendo cultivada permite que você trabalhe livremente, poderá muito bem contornar estes obstáculos e ainda conseguir algo realmente interessante e visualmente muito bonitinho.



Bonsai é um dos Jogos mais bonitinhos que terá em sua coleção, mesmo com suas Árvores feitas com Peças hexagonadas, e que dá um aspecto mais "geométrico" à sua criação. Mas é um Jogo que exigirá boas escolhas e muitas vezes estas boas escolhas não serão possíveis.

Um Jogo muito fácil de aprender e jogar. 2 Ações apenas a escolher e uma Árvore a fazer crescer e se tornar mais bonitinha e fofa que as dos demais Jogadores. Mas existe a disputa por Pontos, por determinadas Cartas, por Objetivos, por um melhor posicionamento de seus Troncos, Folhas, Flores e Frutos e, indiretamente, ter uma Árvore mais bonitinha e fofa que os demais Jogadores.



Existe sim a "sorte" envolvida, pois existe a aleatoriedade das Cartas que estarão disponíveis e em quais locais elas estarão disponíveis, pois uma escolha pode desencadear a obtenção de Peças hexagonadas que podem, ou não, ser do seu interesse.

Um dos Jogos mais tranquilos de se Jogar e que existe muito pouca interação entre os Jogadores, excetuando-se, é claro, a escolha das Cartas, que podem interessar ou não os demais Jogadores.

O único senão do Jogo tem a ver com as Cores e Arte das Peças hexagonadas, pois aqueles que tem "Daltonismo" podem ter problemas.



Cultivar sua Árvore pode ser uma experiência relaxante e prazerosa, pois é muito gostoso ver sua Árvore crescer, Florescer e dar Frutos. Visualmente falando, o resultado final é dos mais interessantes.

Existe a disputa por Pontos para se determinar o vencedor, mas, sinceramente, em Bonsai, isso é apenas "Segundo plano".

Que sua Árvore seja a mais bonitinha e fofa que todos !






Nenhum comentário: