Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sábado, 24 de fevereiro de 2024

FARAWAY ! Joguinho dos mais interessantes !


Neste nosso mundinho de Jogos de Tabuleiro, de vez em quando aparecem alguns Jogos que se destacam por sua simplicidade e componentes mínimos, mas que não deixam a desejar em nada a qualidade do jogar em si, quando comparados a outros lançamentos mais "pesados" e que se tornam foco das atenções da maioria dos jogadores.

Não ! O Jogo que vamos escrever um pouquinho hoje, é bem simples quanto aos Componentes, Caixinha pequenininha, mas que se apresenta como um daqueles Jogos que você fica pensando porque alguém não fez isso antes.

https://boardgamegeek.com/boardgame/385761/faraway


Vídeo de uma Partida completa (Em Inglês):



Em Faraway, somos "viajantes" na desconhecida "Alula", mas que possui atrativos que valem à pena gastar seu tempo em busca de novidades para ver o que a Região oferece.

Temos aqui um Jogo de Cartas, onde precisaremos, durante a Partida, escolher 8 delas para fazer seu "caminho", colocando-as lado a lado, formando uma "Fila". Estas Cartas, fornecem ao Jogador, tudo aquilo que ele precisa para desenvolver seu Jogo, desde a própria Cor da Carta, alguns Personagens que oferecem preciosos Pontos por determinados Elementos encontrados no Jogo e também permitem que você visite Santuários, que são Cartas separadas, mas que possuem basicamente as mesmas informações destas Cartas do seu "caminho". Uma vez completa esta "Fila" de 8 Cartas, o Jogo termina e faz-se a Pontuação.



A Pontuação em Faraway é o que mais chama a atenção, pois uma vez que você fez seu "caminho", você, obviamente como "viajante", terá que retornar ao seu Ponto de partida e aqui o Jogo se mostra mais complicadinho que parece. 



Visitar os locais e conseguir Pontos, parece ser uma Receita já bem conhecida e que está presente em  vários Jogos, mas o problema em Faraway é que uma vez que você está formando sua "Fila" de 8 Cartas, encontrará alguns Personagens que te dará Pontos valiosos no final da partida, mas, e aqui está o problema do Jogo, este Personagem vai desprezar tudo que você visitou antes. 



Lembra quando escrevi que seu "viajante" terá que retornar ao Ponto de partida ? É neste retorno que existe a contabilização dos Pontos. Daí o porquê do Personagem que o Jogador encontra (Nas Cartas) enquanto forma sua Fila de Cartas, pontuar somente o que está atrás dele (Ainda não foi visitado) e não o que está à frente dele (Local já visitado). 

Já as Cartas possuem também um Número sobre elas, que vai de 1 a 68 (Quantidade de Cartas) e esse valor significa quanto tempo o Jogador gastou naquele local. E este valor tem uma importância significativa no Jogo, pois, ao formar sua Fila de 8 Cartas, sempre que uma Carta com valor Maior que a anterior for colocada, o Jogador poderá visitar também os Santuários, ou seja, pegar 1 Carta de Santuário + 1 Carta por símbolo referente ao Santuário que já estiver em sua Fila. 



Se a Carta colocada, for de valor Menor que a anterior, terá a vantagem de escolher primeiro, uma das 3 Cartas visíveis que se encontra na Mesa e que virá para sua Mão.

Uma das coisas mais interessantes neste Jogo é justamente esta Relação de valores das Cartas, pois, dependendo da "Mão", o Jogador não terá muita opção do que fazer, mas poderá manipular isso, escolhendo valores Maiores ou Menores, dependendo da situação de como está sua Fila e também, quais as Cartas disponíveis para compra.



Terá que gerenciar bem quantas Cartas ainda terá que colocar na Fila e quais Elementos estão presentes nestas Cartas. Geralmente é um Jogo "apertado", pois não existe tempo pra nada. O Jogo corre muito rápido e você precisa fazer combinações daquilo que os Personagem exigem para Pontuar, bem como daquilo que precisa ainda conseguir para conseguir esta Pontuação. 8 Rodadas não ajuda muito no Planejamento e terá que lidar com isso.

Geralmente, Jogos com esta característica trabalha muito a "Perda". Perder aqui, pode significar uma possibilidade de uma escolha melhor de Cartas, o que ajuda muito. Mas para isso, precisará abrir mão de uma possibilidade de conseguir visitar Santuários.



E como este joguinho foi muito bem elaborado, as Cartas de valores Menores, geralmente concedem Elementos essenciais para sua Pontuação, enquanto as Cartas de valores Maiores te darão mais Pontos, desde, é claro, que seus Requisitos sejam cumpridos.

A Sorte está envolvida no Jogo, pois as possibilidades de escolhas de Cartas são bem restritas e muitas vezes, alguns Elementos ou mesmo Objetivos (Dado pelos Personagens) simplesmente não estão disponíveis.



Um destaque aqui fica por conta da Arte do Jogo, que foi muito bem pensado e que atrai os Jogadores, não por ser extravagante, mas por apresentar algo que se encaixa bem ao Tema e por ter um Colorido dos mais interessantes.

O que achamos do Jogo:

Joguinho dos mais interessantes, mesmo com suas 8 Rodadas. Jogo que exige que suas escolhas sejam bem feitas desde o início da Partida. Cada uma das Cartas escolhidas para serem colocadas em sua Fila tem importância. Não existe tempo para correções futuras. 2 ou 3 Ações e os Jogadores já sabem como o Jogo funciona, mas, a questão da Pontuação, vai exigir 1 Partida, que não dura muito. 20 a 30 minutinhos e você joga numa boa e, dependendo do Grupo, menos ainda.



Devido à Mecânica e Tempo do Jogo, dificilmente você jogará somente 1 Partida. Jogar 2 ou 3 Partidas seguidas, aqui, não é novidade. E o Jogo ainda oferece sempre uma experiência diferente, pois os Jogadores poderão fazer experimentações de como desenvolver seu Jogo, baseado na aleatoriedade das Cartas que vem pra Mão.

Mesmo sendo rápido Faraway tem muito a oferecer pelo que é. Com seu visual adorável e jogabilidade das mais interessantes, agrada a todas as idades.



Quanto à utilização do Jogo com Crianças/Alunos, Faraway exige que seja disputada 1 ou 2 Partidas para compreensão, principalmente da Pontuação final, pois, como já escrevemos acima, toda Carta colocada na Fila, tem sua importância !

Uma das boas surpresas neste nosso mundinho de Jogos !




Nenhum comentário: