Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

ROLL TO THE TOP ! Regras fáceis e decisões bem complicadinhas...


Imagens retiradas da Página do Jogo no Site BoardGameGeek !

E seguindo nossas Postagens de Jogos "Roll/Flip Write", hoje vamos falar um pouquinho de um dos Jogos mais interessantes desta Categoria. Interessante aqui não significa Difícil, mas com Componentes que se diferenciam dos demais Jogos "Roll/Flip Write" que encontramos por aí, uma vez que utiliza não Dados comuns, mas um Conjunto de Dados muito utilizados em RPG.



Neste caso, utilizaremos 1 Dado personalizado com alguns Símbolos e 5 Dados com 4, 6, 8, 12 e 20 Lados e no Jogo faremos combinações não só entre eles, mas com o Dado personalizado, conforme será explicado a seguir.

Hoje vamos falar de Roll to the TOP !

https://boardgamegeek.com/boardgame/240225/roll-top 



Vídeo explicativo do Jogo (Em Espanhol):



Aqui na Ecobrinquedoteca do Clube do Tabuleiro de Campinas, temos tido muitas experiências com Jogos "Roll/Flip Write", sendo que temos, inclusive, um Grupo de Jogadores que gostam de Testar/Jogar vários deles distribuídos gratuitamente ou vendidos no Mercado.



Esta "garimpagem" tem sido muito promissora, já que descobrimos muitos Jogos que consideramos bons/muito bons e que atende perfeitamente ao principal público que temos, que são as Crianças. Isso não significa que estes Jogos não possam também ser jogados por Adultos, já que possuem Mecânicas interessantes e com Objetivos interessantes também.



Roll to the Top é um Jogo mediano e muito fácil de ser jogado e acessível a praticamente todo tipo de público. O que o diferencia dos demais Jogos é como os Dados são utilizados durante a Partida, pois exige escolhas um tanto complicadinha para um Jogo que se apresenta fácil.

O Objetivo dos Jogadores é preencher com Números, diversas Colunas, começando pela Base, até chegar ao Topo de cada uma delas e aquele Jogador que primeiro preencher sua "Folha de Marcação", será o vencedor. O problema aqui, é que estes Números deverão ser feitos em Ordem crescente em cada Coluna e aqui começa a complicação do Jogo, já que os Jogadores terão que tomar decisões de quais Valores dos Dados utilizar e se existe possibilidade de combinação entre eles, visando obter um Valor melhor que algum individual.



Existe no Jogo, 5 Dados com 4, 6, 8, 12 e 20 Faces que, dependendo da rolagem, poderão (Ou não) serem utilizados pelos Jogadores. Além disso, existe um Dado personalizado com 2 Faces +, 2 Faces -, 1 Face +/- e 1 Face com símbolo de Troca. Este Dado possibilita que os Jogadores manipulem os resultados, dependendo dos valores obtidos e valores que o Jogador quer obter para Marcação em sua Folha.



O que mais chamou a atenção quando testamos o Jogo aqui na Eco é que o Jogo se apresenta fácil com Objetivo fácil, porém, estes Dados fazem que as decisões do que fazer sejam mais complicadas que imaginamos, pois a Regra de colocação de valores em Ordem crescente nas Colunas, complica bem as coisas.



Existe uma variante que simplesmente faz com que as Colunas sejam preenchidas em Ordem decrescente, o que não ajuda em nada as decisões a serem tomadas.

Sobre a utilização de Roll to the Top com Crianças e também Idosos:

Procuramos oferecer ao nosso público, Jogos que possam atingir a totalidade de Jogadores, desde Crianças até Idosos e o "jogar" tem um papel que consideramos essencial no desenvolvimento do raciocínio não só das Crianças, como também de Idosos, uma vez que existe a necessidade do "pensar", além de trazer momentos gostosos onde sentamos à mesa e passamos horas agradáveis.



E como toda "Ludoteca" que se preze, temos desde Jogos mais simples até alguns bem complexos e deixamos que cada Grupo escolha aquilo que mais se encaixe em seus "gostos lúdicos".

O uso de Jogos com Crianças tem sido uma experiência bem interessante, uma vez que os gostos delas são bem diferentes dos gostos de adultos e algumas vezes isso se confunde.



Jogos "Roll/Flip Write" foi uma das melhores surpresas em todos os tipos de público, pois com o advento da "Pandemia", muitos Autores/Editoras, acabaram encontrando um "Nicho" de Jogadores que se interessaram por esta Categoria e hoje em dia os lançamentos estão cada vez melhores, com Jogos muito bem elaborados e com Temas mais variados possíveis.



Roll to the Top não está entre os melhores Jogos "Roll/Flip Write" que conhecemos, mas consegue, por sua simplicidade, cair no gosto de muitos Jogadores e quase a totalidade de pessoas que apresentamos o Jogo, acabou não só jogando, como fazendo suas Versões caseiras para uso com seus Filhos/Alunos.

Àquilo a que se propõe, o Jogo cumpre muito bem o seu papel !







Nenhum comentário: