Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

JOAN OF ARC: ORLÉANS DRAW & WRITE ! Um dos melhores Jogos "Roll/Flip Write".


Imagens retiradas da Página do Jogo no Site BoardGameGeek e também da Internet !

Continuando a Série de Postagens sobre Jogos "Roll/Flip Write" que encontramos no Mercado, hoje vamos falar um pouquinho de um Jogo que se encontra junto àqueles que consideramos os melhores desta Categoria.

Joan of Arc: Orléans Draw & Write !

https://boardgamegeek.com/boardgame/364641/joan-arc-orleans-draw-write


Vídeo de uma partida "Solo" completa (Em Inglês):




Em Joan of Arc: Orléans Draw & Write, os Jogadores deverão escolher "seguidores" que os ajudarão a viajar pela França, com o Objetivo de coletar Mercadorias, Construir edifícios, Estabelecer Postos comerciais, Ganhar dinheiro e contribuir para Ações benéficas.



Este Jogo, embora possua "Orléans" em seu nome (Outro Jogo já conhecido no Mercado) e procure, de alguma forma, lembrá-lo, consegue se colocar à parte e se "descolar" um pouco do Jogo de Tabuleiro e se os Jogadores pensam em encontrar em Joan of Arc: Orléans Draw & Write, a mesma atmosfera existente no "Orléans", poderá se decepcionar um pouco.



Mecânicas diferentes, pois os Jogos "Roll/Flip Write" possuem certas características que são "padrão" nos Jogos encontrados nesta Categoria. E  Joan of Arc: Orléans Draw & Write não foge à isso. 

Não estamos falando aqui de um Jogo simples ! Existe algumas decisões que os Jogadores terão que tomar ao escolher seu "seguidor", isto, quando ele resolve aparecer para ajudá-lo, pois o Jogo é composto de Fichas de "seguidores" que entram aleatoriamente a cada Rodada, o que pode não ajudar muito, dependendo do momento em que eles estão disponíveis.



Isso se complica um pouquinho mais, pois existe uma "corrida" em busca destes "seguidores" e algum outro Jogador poderá pegar a Ficha correspondente antes de você. Isso não trava o Jogo, pois em Jogos desta Categoria, geralmente temos vários caminhos a seguir e se não conseguimos fazer algo nesta Rodada, podemos esperar alguma outra para fazê-lo.

Este Jogo possui uma "Curva de aprendizado" que comparamos a outros bons Jogos, como "Fleet", "Three Sisters" ou "Rajas of the Ganges: The Dice Charmers", que exige que os Jogadores joguem umas 3 partidas, para entender como as "amarrações" das Ações foram feitas e, consequentemente, se beneficiarem destas Ações. 



Utilização do Jogo com Crianças/Alunos !

Sempre procuramos escrever um pouquinho sobre como um Jogo se mostra aos diversos Grupos de pessoas, principalmente Crianças/Alunos e Joan of Arc: Orléans Draw & Write já não é assim tão "palatável" para alguns Grupos.

O Jogo exige um aprendizado constante e para algumas pessoas, pode até assustar por ter uma Folha de Marcação bem cheia de "Elementos". A questão é: Como estes "Elementos" se combinam, de forma a otimizar a Pontuação ? 



Jogos mais "sólidos", como os citados acima, possuem esta característica de fazer com que os Jogadores procurem caminhos diferentes de Pontuar, de forma não a achar o "Caminho para as Índias" e sempre seguirem ele nas demais partidas, mas acharem formas de se beneficiarem quando a aleatoriedade de Dados/Cartas/Fichas não ajudarem tanto assim.

Quanto aos "Combos", muito comuns em Jogos desta Categoria, ele não é assim tão generoso na oferta destas possibilidades. Quando comparamos  Joan of Arc: Orléans Draw & Write com outros Jogos que possuem esta característica de ser bem generoso, como "Three Sisters" ou mesmo "Optimus", temos aqui um Jogo que dá sim esta possibilidade, mas em número bem menor.



Joan of Arc: Orléans Draw & Write entrega algo sólido e muito bem estruturado e pelos poucos Componentes que possui, é bem honesto ao que se propõe.

Joguinho dos mais interessantes e que colocamos junto aos demais Jogos que estão no "Terço inicial" daqueles que merecem estar na Ludoteca e que se enquadram nesta Categoria.

Recomendamos !





Nenhum comentário: