Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

GEM GETTER - Ótimo jogo "Roll/Write" para Crianças/Alunos !


Existem alguns Jogos tão simples, que conseguem cativar grande parte dos jogadores, justamente por oferecer algo gostoso para se colocar à mesa. Sem muitas Regras, sem complexidade alguma, mas que entregam algo bem honesto por sua simplicidade.

Hoje vamos falar de um desses Jogos: Gem Getter !

https://boardgamegeek.com/boardgame/399826/gem-getter-pro



Gem Getter faz parte do Grupo de Jogos "Roll/Write" que  utiliza Dados e Folhas de Marcação para os Jogadores. Esta Categoria de Jogos tem sido muito utilizado em nossa Ecobrinquedoteca, devido principalmente à sua facilidade de confecção e por apresentar uma variedade considerável de Temas, com todos os níveis de dificuldades.

Vídeo explicativo do Jogo (Em Inglês):



Gostamos muito de fazer "experimentações" destes Jogos e, muitos deles, gostamos tanto, que acabamos fazendo alterações de Temas para utilização em Salas de Aula ou mesmo deixar o Tema mais próximo da realidade de quem frequenta a Eco.



No Universo de Jogos que temos, lançados aqui no Brasil ou somente no exterior, os "Roll/Write" consegue atingir todos os tipos de públicos, devido às criações feitas por Autores/Editores, sendo alguns deles vendidos no Mercado e outros distribuído gratuitamente.

Com o Advento da "Covid 19", muitos Autores/Editores, encontraram neste tipo de Jogo, a possibilidade de continuarem seus Projetos de criação e durante a Epidemia, muitos Jogos foram criados, vendidos ou distribuídos gratuitamente, para que as pessoas, então confinadas, pudessem ter alguma diversão.



Passada a Epidemia, felizmente, estes Jogos acabaram encontrando um "nicho" bem interessante de Jogadores, que encontraram uma possibilidade de aumentarem sua Ludoteca, uma vez que estes Jogos são relativamente bem mais em conta que os tradicionais Jogos lançados pelas Feiras espalhadas pelos Países, com seus Componentes maravilhosos, porém, caros para uma grande parte do público.



Se procurarmos por Jogos "Roll/Write" no Site BoardGameGeek encontrarão uma quantidade considerável de Jogos, desde os mais simples até os mais complexos, gratuitos ou não.

https://boardgamegeek.com/

Gem Getter é um destes Jogos gratuitos e na Seção de Arquivos da Página do Jogo no BoardGameGeek, encontrarão as Folhas para impressão e suas Regras, além de Vídeos.

O Jogo representa uma "Mina", onde os Jogadores terão que escavá-la para obter diversos "Minerais", simbolizados por Formas Geométricas e aqui Gem Getter mostra a similaridade com muitos outros Jogos desta Categoria, que é a Rolagem de Dados e Marcações em sua Folha, buscando obter a maior quantidade de "Minerais" possíveis.



Jogos "Roll/Write" geralmente seguem um "padrão" de Mecânica, variando os Objetivos e principalmente a dificuldade para obtê-los e Gem Getter não foge à isso.

Para as Marcações, os criadores optaram pela utilização de Formas tipo "Tetris", onde os Jogadores terão que utilizar certas formas para fazer suas Marcações no "quadriculado" existente na "Mina", buscando cercar os "Minerais" existentes.



Nada mais simples que Rolar 2 Dados, escolher 1 deles apenas, que corresponderá a alguma Forma de "Tetris" e fazer esta Forma no "quadriculado" existente na Mina, podendo, inclusive, Rotacionar esta Forma ou mesmo Espelhar ela. Cercado algum "Mineral", faz-se a Marcação devida deste "Mineral" e no Final da partida, faz-se a Pontuação, que também é bem simples.

O que achamos do Jogo:

Gem Getter se encaixa perfeitamente naquilo que a Ecobrinquedoteca tem como interesse, que é colocar à mesa algo simples, que atraia principalmente Crianças/Alunos, mas que exija boas escolhas de onde fazer as Marcações em suas respectivas Folhas. Não se trata de um Jogo exigente quanto às Regras e muito menos possui "Combos", muito comuns em Jogos desta Categoria.



Possuindo 9 Rodadas apenas, o Jogo "gira" muito rápido, podendo, inclusive, ser disputada uma melhor de 3 ou mesmo 5 Partidas. 15 a 20 minutinhos e você Joga ele numa boa.

Aliado a esta simplicidade, temos na Seção de Arquivos do Jogo, Arquivos que possuem não somente 1 Folha de Marcação, mas 8 delas (De A a H), além de uma Versão com Tema Natalino. Desta forma, é possível fazer vários Jogos com Folhas de Marcação diferentes, inclusive fazendo um "Modo Campanha", onde os Jogadores poderão, a seu tempo, jogar todas elas.



Jogo simples, mas que possui Regras de Marcação nas Folhas que exigem que cada Marcação seja feita ao lado (Pelo menos 1 Aresta do "quadriculado") de outra Marcação já feita, além de ter a aleatoriedade da Rolagem dos Dados para que determinadas formas sejam feitas. Portanto, não é apenas Rolar Dados e sair Marcando. É preciso fazer boas escolhas, de forma a otimizar sua Pontuação.

Joguinho dos mais interessantes, gratuito e para aqueles que tem Filhos/Alunos, uma boa forma de "entrada" neste mundinho de Jogos "Roll/Write" que temos espalhados por várias Editores e Autores. Uma boa "garimpada" na Internet e encontrarão, além do Gem Getter, outros Jogos dos mais interessantes nesta Categoria.

Depois, é só colocar à mesa e se divertir !


Nenhum comentário: