Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

BIOS: GENESIS ! Quando a vida bate, bate e bate...



Gostaria de começar esta Postagem falando de um Jogo divertido, que todos gostam de sentar-se à mesa e passar horas agradáveis com um bom Café e um Bolo, enquanto nos deliciamos em conversas e disputamos Objetivos tentando vencer os Adversários. Jogo onde os Componentes são maravilhosos, com suas Minis cada vez mais surpreendentes ou com seus Componentes enchendo os olhos daqueles que os contempla.

Mas hoje não vamos falar nada disso... 

Bios: Genesis ! Quando a vida bate, bate, bate e quando você pensa em levantar, ela bate mais um pouco. Ou vocês pensam que nossa vida aqui na Terra foi sempre tranquila ? Um dia seremos aniquilados ou substituídos por outros Seres mais capacitados que nós para enfrentar as novas adversidades que o Planeta irá oferecer.  O mais preparado sobrevive !




Gostaria também de poder explicar em poucas linhas, as Regras que mais parecem um Texto científico, do que algo que podemos sentar à mesa e desfrutá-las ao jogar. Nada disso...


Vídeo de uma introdução do Jogo (Em Espanhol):



Phil Eklund é um Autor que está à parte daquilo que conhecemos como "normais". Seus Jogos possuem uma característica de atrair poucos, pouquérrimos jogadores, dispostos a tentar, primeiro, compreender o que as Regras estão querendo realmente dizer, e segundo, encarar uma experiência lúdica das mais interessantes, longe dos Jogos mais badalados e citados em Canais por aí e mais longe ainda de ser algo divertido e que vale o encontro dos amigos.

Bios: Genesis é uma experiência e não um Jogo ! Não tão longo assim pelo que é, pois sua complexidade tende a nos levar a imaginação para intermináveis horas como "Megafauna", por exemplo, do mesmo Autor. Jogos complexos já reduz muito a possibilidade de encontrar alguém disposto a encará-los, o que acaba se tornando um "Nicho" bem interessante para algumas "proezas lúdicas", como os Jogos da "Sierra Madre Games" se propõe a entregar. 




O Jogo vem em uma Caixa minúscula e abarrotada de Componentes plásticos e algumas Cartas que serão utilizadas na partida. Cartas estas que podem enganar aqueles que observam e ficam imaginando que poucas delas, fazem o Jogo fluir de forma satisfatória. 

Bios: Genesis é um Jogo sobre a Evolução de Matérias inorgânicas, lutando contra todas as adversidades possíveis em um Planeta em estado latente de transformação, onde Eventos cataclísmicos ocorrem constantemente e alguns Elementos/Compostos procuram, de alguma forma, se tornarem algo mais "organizado" e dar uma pequena chance de sobrevivência para algo realmente muito simples.




Tema complicado ? Fiquem sossegados, pois o Jogo é pior...

Não vamos discutir aqui a "Origem da vida", pois cada um possui suas crenças e devemos respeitar todas.

Bios: Genesis, tem como temporalidade, os primeiros 4 Bilhões de anos do Planeta Terra. Para contextualizar, acredita-se que a Terra se formou há cerca de 4,6 Bilhões de anos, sendo que os primeiros Meio Bilhão, foram chamados de "Hadianos", os próximos 1,5 Bilhão de "Arqueanos" e então chegamos no "Proterozóico", seguido pelo "Cambriano". Para quem possui os Jogos do Phil Eklund, o Período "Cambriano" é onde começa o Jogo "Bios: Megafauna", do mesmo Autor. 




Existe uma grande possibilidade dos números e nomes acima estarem errado, mas servem como informação para um entendimento que Bios: Genesis procura alcançar algo bem específico, que é tentar colocar no Jogo, alguns acontecimentos que podem ter ocorrido aqui na Terra e faz isso emulando alguns Eventos bem violentos em uma época que a Terra passava por situações extremas.

Situações extremas causadas com Eventos a cada Rodada e aqui fica uma observação que cada Carta de Evento revelada é compreendido 200 Milhões de Anos... Sim ! A vida não nasceu do dia pra noite ! E são estes Eventos os responsáveis por fazer ou não sua criação Evoluir. Nada ! Decididamente nada fácil no Jogo.




Quanto ao Jogo, Bios: Genesis é relativamente simples, já que existe uma sequência de Ações que se repete à cada Rodada. O problema se dá na Carta de Evento, pois ela muda completamente algumas Ações que você poderia repetir, mas que não é mais possível. Com isso, tem-se sempre uma novidade acontecendo no Jogo, com Regras específicas pra ela. 

Como Jogador, você tem que pensar muito no que fazer e dar um jeito de proteger o Organismo que está criando, pois os Eventos judiam e judiam mesmo, além do Fato das Cartas de Vírus, Parasitas e afins, conseguirem se ligar ao que está fazendo e simplesmente "roubar" alguns Elementos essenciais para a Evolução dele e não do seu Organismo.




Se existem Dados no Jogo, existe Sorte !

Em Bios: Genesis existe muita rolagem de Dados à cada Rodada, e talvez isso possa não ser do agrado de muitos Jogadores, mas, sinceramente, nunca Rolagens de Dados se encaixaram tão bem em um Jogo quanto em Bios: Genesis, pois eles simulam exatamente o que aconteceu e acontece no Planeta Terra, que é a aleatoriedade da Vida como conhecemos. Ou vocês acham que teremos este Planeta Terra equilibrado como parece ? Basta um Evento "catastrófico" e seremos eliminados do dia pra noite. Lembrem-se que cada Carta de Evento no Jogo, compreende um Período de 200 Milhões de Anos, que para nós é algo impensável, mas que para o Jogo, é algo terrível, pois sua "Criação" simplesmente pode desaparecer do nada. Aceite isso e doerá muito menos !




Regras ! Ahhhhhhhh... As Regras... Como judiam !

Se existe um senso comum nos Jogos do Phil Eklund, é que as Regras, devido a complexidade dos Jogos criados por ele, não ajudam em nada os Jogadores e em Bios: Genesis isso não é diferente. Muitas informações de conceitos (Necessários para o conhecimento, mas dispensável no Jogo, diria...) que são dados antes mesmo das Regras e que acabam mais por atrapalhar que ajudar. Você não precisa ser um Bioquímico ou Biólogo para jogá-lo, mas, uma vez tendo estes conceitos, tudo começa a ficar lógico e com sentido. Como a maioria de nós não somos estes Profissionais, então apanhamos muito nas referências intermináveis e técnicas das Regras que possuem uma Fonte minúscula, sem muitas imagens de exemplos e que possui quase 50 Páginas. Ler e entendê-las é outro Jogo dentro do Jogo. Felizmente, existem Vídeos explicativos na Página do Jogo no BoardGameGeek que, embora não compreendam a totalidade das Regras, ajudam bastante a, pelo menos, colocar o Jogo à mesa e tentar entendê-lo.




Um Jogo para poucos !

Não ! Bios: Genesis não é um Jogo que a maioria vai querer colocar à mesa, já que existem muitos Jogos até melhores e mais palatáveis no Mercado, além de mais divertidos. Mas para aqueles que querem vivenciar uma experiência lúdica, onde o Tema está tão evidente e real, torna-se mais que um Jogo obrigatório, por suas características que o colocam em outro patamar do que conhecemos como Hobby.

De uma forma geral, os Jogos da Série Bios (Bios: Genesis, Bios: Origins, Bios: Megafauna) e também o Neandrethal, são considerados por muitos como essenciais para aqueles que querem viver uma experiência e não apenas uma diversão. E isso, também não agradará muitos Jogadores, devido ao seu viés, mais de "simulação" do que um Jogo propriamente dito, como conhecemos.




Aqui em nossa Ecobrinquedoteca temos tanto o Bios: Genesis, quanto o "Bios: Megafauna", do mesmo Autor, que é bem mais palatável, mas ainda sim, com um gosto amargo de aprendizado e com aceitação duvidosa dos Jogadores, que procuram algo mais leve... Que seja complexo, mas que, pelo menos, dê pra entender as Regras numa boa. Bios: Genesis foge a esta Regra e isso assusta quase a totalidade de Jogadores e, por fim, acaba sendo Jogos que dificilmente veem mesa por aqui, mas que gostamos de tê-los, devido a esta característica de serem Jogos muito bem pensados e elaborados. 




É nítida a compreensão que não foram Jogos feitos sem pesquisa alguma. Pelo contrário ! Existem tantas informações Técnicas/Científicas, que até perguntamos como alguém conseguiu juntar tanta informação e, daí, tirar um Jogo lógico, que tem uma sequência de Eventos acontecendo em sua Época certa e como tudo foi amarrado para que os Jogadores passem por estes 4 Bilhões de Anos, correndo o risco de, no final, não terem criado absolutamente nada devido aos Eventos e Rolagens de Dados que não ajudaram...

Mas para aqueles que quiserem viver esta experiência, Jogo obrigatório e que recomendamos.

Mas já avisamos desde já: Irão apanhar muito da Vida ! Pois no Jogo ela é cruel e bate sem dó !




Nenhum comentário: