Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sexta-feira, 1 de março de 2024

XADREZ - Fazendo uma boa "Versão caseira" a um custo bem em conta !


Nossas Versões Caseiras são confeccionadas artesanalmente e para uso pessoal somente, sendo proibida qualquer tipo de venda !



A alguns anos atrás a Série "O Gambito da Rainha" deu um fôlego dos mais interessante ao já bom e velho Xadrez e lembro que, à época, muitos daqueles que deixaram o Jogo encofado em suas "Ludotecas", acabaram por colocá-lo à mesa novamente. 



Quanto ao Jogo em si, dispensa qualquer comentários, pois como já é um clássico, dificilmente encontraremos algum Jogador que não tenha, ao menos, tentado jogá-lo ou mesmo participado de uma disputa.



Particularmente falando (E aqui é uma opinião nossa apenas), o Xadrez, embora seja um Jogo excepcional quanto ao raciocínio exigido e que possui incontáveis atributos que faz com que se enquadre entre os melhores Jogos já criados, possui algo que realmente incomoda que é o Tema apresentado e, principalmente, como ele foi modificado ao longo do tempo, buscando fazer com que as "Elites" sempre estivessem presentes de forma destacada, naquilo que era de interesse na Sociedade.



Basta uma rápida consulta na história do Jogo e vão perceber algumas substituições de Peças, visando justamente ser aquele mais importante, em detrimento da própria história do Jogo. Um Elefante, na Europa, não é tão importante quanto Rei e Rainha ou a própria posição do "Bispo" ao lado destes que detinham o "Poder". Os Peões ? Ahhhh. Os "Peões" são os sacrificados que sustentam esta "Elite" e que são os primeiros a saírem do Jogo,  visando a proteção daqueles que "mandam" e que colherão os "Louros da Vitória"...



Mas, independente das modificações feitas ao longo da história e por apresentar uma Sociedade que à época tinha o Jogo como algo que fazia sucesso entre a população, o Xadrez, ao longo do tempo ganhou seus adeptos e arriscamos a dizer que foi, ao longo do tempo, um dos Jogos mais jogados em todo mundo. 



Não é preciso dizer muito sobre o Xadrez e suas possibilidades, uma vez que o Jogo é um dos mais conceituados, discutidos e analisados e existe uma quantidade gigantesca de Materiais que poderão encontrar sobre ele, desde os ensinamentos básicos até análises completas de partidas dos grandes mestres do Xadrez. 



Nossa finalidade aqui, não menos importante, é mostrar que você pode ter um Jogo de Xadrez com uma qualidade muito boa e não gastando tanto em uma compra de um Jogo profissional, uma vez que os Conjuntos de qualidade e com tamanhos e pesos utilizados nos grandes Campeonatos mundiais, são extremamente caros e, muitas vezes, mais caros ainda quando as peças são esculpidas artesanalmente em madeira e com Tabuleiro feito em Marchetaria. 



É claro, que um conjunto desses, quando colocado à mesa, chama muito a atenção, já que a qualidade de alguns Jogos são realmente impressionantes devido à beleza do conjunto. 



Para nossa Versão caseira, decidimos fazer o Tabuleiro em Lona e quem acompanha nossas postagens, já conhece muito bem do assunto, pois temos inúmeras postagens com Jogos feitos com este tipo de Tabuleiro. Gostamos de utilizá-lo pois a qualidade da impressão é muito boa e têm-se a vantagem de guardá-los enrolados em Tubos de papelão/plástico. Temos Tabuleiros impressos a mais de 10 anos e uma vez que são guardados em Tubos fechados (Lugar escuro), dificilmente você perde a cor da arte impressa. 



O problema do Tabuleiro em Lona é que para mantê-lo em bom estado e com impressão de boa qualidade, há necessidade de guardá-lo em lugar escuro (Sol é um problema sério para impressões em Lonas) e não podem ser dobrados de forma alguma, pois se isso acontecer, ficará a marca da dobra. Além disso, recomendamos guardá-los enrolados coma face de impressão para fora. Desta forma, ao colocá-lo em uma mesa plana, ele "assentará" muito bem e ficará plano, pronto para uso. 



Fizemos a Arte de nosso Tabuleiro de Xadrez em Power-Point, com casas de 5,5 x 5,5 cm e decidimos fazer nas cores Preta/Branca, imitando madeira. 



Já as peças do Jogo, decidimos comprar um Conjunto Profissional em Plástico da "Jaehrig", mas com Tamanho, Peso e com Feltro sob as peças. Particularmente, achamos o Conjunto com uma qualidade muito boa, mesmo sendo plástico. Quanto às cores, escolhe Marrom claro  e Preto. Poderíamos fazer o Tabuleiro com cores próximas, mas decidimos fazê-lo Preto/Branco, o que acabou dando um contraste bem interessante para o Conjunto. 



Quanto ao custo final, esta nossa Versão caseira ficou em torno de 1/4 do custo de um bom Conjunto com Tabuleiro feito em Marchetaria e peças em Madeira. Poderíamos colocar moldura no Tabuleiro e colocar um vidro "anti-reflexo", mas esta possibilidade ainda está sendo avaliada, mas o problema aí seria guardá-lo, pois, verificando as imagens, podem observar que criamos uma "borda" externa e o Tabuleiro acabou ficando bem grande. Guardá-lo enrolado, por enquanto, é a melhor opção. 



Para aqueles que quiserem fazer o seu Jogo de Xadrez, tai nossa dica. Com boas escolhas de Materiais e impressão em Lona, poderão ter o Jogo de forma mais econômica e com uma qualidade muito boa.





Nenhum comentário: