Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quarta-feira, 13 de março de 2024

PALEONTOLOGISTS ! Excelente "Roll and Write" gratuito para Crianças/Alunos !


Temos feito aqui no Blog do Clube do Tabuleiro de Campinas, várias e várias Postagens sobre Jogos "Roll/Flip Write", procurando escrever um pouquinho sobre Jogos desta Categoria e, principalmente, colocando um pouco de Luz em Jogos bem desconhecidos da maioria dos Jogadores aqui no Brasil, mas que possuem uma boa qualidade quanto ao "jogar" e também facilidade de confecção, procurando fazer com que estes Jogos cheguem a todos os tipos de Público, principalmente Crianças/Alunos, pois desta forma os Pais/Professores, poderão trabalhar o "Lúdico", desde a confecção do Jogo até o Jogar em si.



Descobertas que consideramos um achado, já que encontramos perdidos em Sites de Jogos e na Internet, vários "Roll/Flip Write" que, mesmo simples em seus Componentes e Mecânicas, não devem em nada, quando comparados a Jogos lançados e vendidos no Mercado.

Hoje vamos escrever um pouquinho sobre PALEONTOLOGISTS !:

https://boardgamegeek.com/boardgame/310578/paleontologists

Vídeo de uma Partida completa (Em Inglês):



PALEONTOLOGISTS é um daqueles Jogos simples, mas que exige que escolhas bem feitas sejam colocadas em prática, de forma a conseguir encontrar os mais diversos "Fósseis".

O Jogo é composto de 1 Folha para cada Jogador e 2 Dados comuns (D6), sendo que na Folha de Marcação dos Jogadores, existe uma "Grade" onde diversos "Fósseis" estão enterrados e, para descobri-los precisamos cercá-los com Escavações que podem ser de 1 Tipo apenas ou vários Tipos diferentes. No Jogo, existem 3 Tipos de Escavações possíveis e em cada Rodada (O Jogo é composto de 20 Rodadas), um dos 2 Dados rolados informará qual tipo de Escavação está disponível naquela Rodada e o outro Dado informará quais "casas" podem ser preenchidas. Este segundo Dado, mostra aos Jogadores quais Formas geométricas (Tipo Tétris) que os Jogadores terão que fazer, sendo que é possível rotacioná-las ou espelhá-las.



O Objetivo dos Jogadores, é cercar algumas Peças e uma vez feito isso, considera-se que o Fóssil foi escavado e este dará Pontos ao Jogador dependendo dos Tipos de Escavações utilizados para aquele Fóssil. Os Jogadores sempre terão um Bônus na Pontuação, se houver apenas 1 Tipo de Escavação. Caso exista mais de 1 Tipo, os Jogadores ganharão a Pontuação normal do Fóssil.



Existem espaços com "Estrela" que, uma vez marcados, darão outros Bônus que os Jogadores poderão utilizar durante a Partida, como fazer 1 Marcação em algum Espaço, Pontos de Bônus, Troca de valores dos Dados e Troca de Tipos de Escavações a serem utilizadas. Estes Bônus ajudam muito, pois muitas vezes, não sai na rolagem de Dados a Forma ou Tipo de Escavação que o Jogador está querendo para cercar determinado Fóssil. Saber utilizá-los na hora certa é uma boa forma de conseguir avançar melhor nas suas descobertas de Fósseis.



É um Jogo de "Cobertor curto", pois como Jogador, você não conseguirá cercar todos os Fósseis. Portanto, boas escolhas do que melhor fazer é essencial, já que existem Fósseis que exigirá muitas Marcações e outros que exigirá menos. Consequentemente, os Fósseis maiores, que exigem muitas Marcações, darão mais Pontos que os menores.



Existe também um Redesenho do Jogo, onde o Objetivo dos Jogadores é fazer um "Boneco de Neve", utilizando partes dele que foram conseguidas adquirir na Grade do Jogo, chamado de PALEONTOLOGISTS: SNOWMAN EDITION, onde temos o mesmo Jogo, com o diferencial que no final da Partida, os Jogadores deverão desenhar um "Boneco de Neve" (Existe uma Folha pra isso) utilizando somente as "partes" que conseguiu adquirir durante a partida, com resultados bem hilários:

https://boardgamegeek.com/boardgame/326943/paleontologists-snowman-edition



O que achamos do Jogo e como ele se aplica com Filhos/Alunos:

As 2 Edições aqui apresentadas, sendo o mesmo Jogo, se mostra com um dos Jogos mais interessantes para aqueles que tem Crianças/Alunos, já que a confecção e o "jogar em si" é muito fácil, mas, que exige boas escolhas do que fazer com o que o Jogo te oferece a cada Rodada. 

À princípio, dando uma olhada nos Componentes e Regras, tem-se a impressão que é algo muito fácil, mas isso é apenas superficial. Pelo que se apresenta, o Jogo possui mais conteúdo do que aparenta e pode enganar aqueles que passam por ele sem se aprofundar muito ou mesmo jogar.



Para nós aqui da Ecobrinquedoteca, que gostamos de Jogos com estas características, temos PALEONTOLOGISTS como um dos melhores Jogos para o público que temos. Isso não significa que não possa ser jogado com Adultos ou Idosos, já que o Jogo se apresenta bem sólido quanto à mecânica e com decisões consideráveis, visto que temos apenas 2 Dados em Jogo, o que pode parecer pouco, mas que faz com que o "todo" funcione muito bem.

Gostamos daquilo que é simples, prático e que funcione e já encontramos no Mercado algum Jogos que são vendidos, que não possui uma eficiência tão boa quanto este Jogo. Ele te entrega muito bem a que se propôs a te entregar. Nada complexo, nada colorido, nada com Componentes excepcionais, mas te entrega aquilo que queremos como essência na diversão.

Um dos Jogos mais fáceis de serem feitos, pois basta 1 Folha de Marcação para cada Jogador, 2 Dados comuns (D6) e têm-se um Jogo que agradará a todos e principalmente às Crianças/Alunos, que é o que buscamos na Eco.

A Versão "Boneco de Neve" agrada em cheio nosso público, pois existe a busca por elementos para colocar em seu Boneco, que é o Jogo em si, mas também a parte "artística" do desenhar estes elementos, posicionando-os onde achar mais necessário. E como os Jogadores não vão conseguir todos os elementos, é muito comum ver Bonecos hilários se apresentando à todos e as Crianças, principalmente, adoram estas coisas. A busca pelo Boneco mais bem feito !



PALEONTOLOGISTS foi, dos Jogos "Roll/Flip Write" que buscamos, uma de nossas melhores descobertas neste mundinho de Jogos interessantes e que estão perdidos e ofuscados por lançamentos e mais lançamentos que enchem as prateleiras de Jogadores pelo mundo.

Este Jogo funciona e agrada muito ! E isso, pra nós, é o que  mais importa !

Muito recomendado !

Nenhum comentário: