Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

domingo, 3 de março de 2024

KNAPP DANEBEN ! Que joguinho interessante !


Nesta nossa "garimpagem" por Jogos "Roll/Flip Write", temos encontrado alguns Jogos desconhecidos, mas que nos surpreendem por sua qualidade, quando analisamos o "jogar em si".

Podemos citar, por exemplo os Jogos da "Trilogia Q" (Chamamos assim aqui na Ecobrinquedoteca), composto dos Jogos "Quixx", "Qwinto" e "Qwantum", que tanto sucesso faz na Eco, mas que não foram lançados no Brasil. Jogos que não são difíceis, mas que atendem muito bem ao nosso público, principalmente Crianças/Alunos, já que exigem boas escolhas a serem feitas, sem muitas Regras complicadas e com tempo relativamente curto. Fizemos uma Postagem dessa "Trilogia" aqui no Blog à respeito dela:

https://clubedotabuleirocampinas.blogspot.com/2023/10/trilogia-q-quixx-qwinto-e-qwantum.html

Hoje vamos escrever um pouquinho sobre mais uma destas descobertas. Um Jogo que mal sabemos como pronunciar seu nome, mas que poderíamos muito bem deixá-lo junto aos Jogos da "Trilogia Q" citada acima, devido à sua qualidade e facilidade de explicação aos novos Jogadores: KNAPP DANEBEN !

https://boardgamegeek.com/boardgame/260788/knapp-daneben

Vídeo de uma Partida completa (Em Inglês):



Como todo Jogo "Roll/Flip Write" temos aqui um padrão de funcionamento que é a Rolagem de Dados e Marcações feitas em uma Folha, visando um Objetivo ou, no caso deste Jogo, atingir a maior Pontuação possível.

O Jogo é composto de 5 Dados nas Cores Amarelo, Verde, Azul, Vermelho e Preto e uma Folha de Marcação com uma "Grade" 5x5, onde existem 25 espaços para Marcação de Valores, visando conseguir o maior número de Conexões (Já explicaremos sobre isso) seja nas Linhas ou Colunas. Estes espaços possuem Cores específicas e os Jogadores só poderão fazer suas Marcações neles, se um dos Dados escolhidos também forem da cor do espaço.



Antes de iniciar a Partida, cada Jogador terá que escolher uma das 5 Cores dos Dados presentes no Jogo e, durante toda a Partida, terá que utilizar o Valor do Dado escolhido na Rolagem + Qualquer outro Valor de algum Dado de outra Cor. A Marcação (Soma) deverá ser feita em qualquer espaço na Cor do seu Dado ou na Cor escolhida de outro Dado para fazer a soma. Lembre-se que para a soma, sempre o Valor do seu Dado deverá ser combinado com qualquer outro Valor de outro Dado. Portanto, o resultado pode ser de 2 a 12.

Pode parecer uma receita simples, mas agora vem as complicações do Jogo (E também alguns Bônus de Pontuação bem interessantes).



Sempre que você obter um Valor da soma de 2 Dados (Sua cor + qualquer outra Cor), este Valor poderá ser Marcado em qualquer espaço e em uma das Cores dos Dados que entraram na soma, mas, para você Pontuar no final da partida, você vai considerar todos os espaços das Linhas e Colunas, cujos valores tiveram valores -1 ou +1 em espaços posicionados lado a lado. Como exemplo, se você tem um valor 8 em uma Linha, a Pontuação nesta Linha se dará somente se nos espaços ao lado deste 8 tiverem valor 7 ou 9. Caso contrário, esta "Conexão" não será considerada para efeito de Pontuação. Esta Regra serve para todos espaços das Linhas e Colunas.



Isso exige que os Jogadores escolham bem onde serão feitas as Marcações e, principalmente, qual Cor do Dado irá escolher para acrescentar à Cor de seu Dado. E muitas vezes, principalmente do meio para o fim da Partida, os Valores obtidos na rolagem não vão te ajudar muito.

Paralelo a isso, existem alguns Bônus que o Jogador poderá ganhar, caso obtenha Valores específicos, já que na Folha de Marcação existe uma "Trilha" que vai até 46 (Valores bem "quebrados") e sempre que o Valor da soma escolhido for 2 ou 12, o Jogador poderá fazer 2 Marcações nesta Trilha. Caso os Valores forem 3, 4, 10 ou 11, o Jogador poderá fazer 1 Marcação nesta Trilha. No final da Partida, soma-se o último Valor disponível para Marcação nesta Trilha. Uma boa forma de conseguir bons Pontos neste Jogo e que também dá uma outra chance ao Jogador de Pontuar mais alguma coisa, quando os Valores da Rolagem não ajudar muito na Folha de Marcação.



Para a Pontuação final, serão considerados o Valor desta Trilha + todos os Valores obtidos nas Linhas e Colunas. Já a Pontuação de cada Linha e Coluna leva em conta as "Conexões" feitas em cada uma delas, sendo que existe uma Pontuação de 1, 3, 6 ou 10, dependendo do número destas "Conexões".

O que achamos do Jogo:

KNAPP DANEBEN ! foi um dos Jogos que mais nos surpreendeu, quando colocamos à mesa, pois basta uma olhada nos Dados e Folha de Marcação e a sensação que temos é que já conhecemos o Jogo e que é mais um dos Jogos "mais do mesmo"

O Fato de cada Jogador ter uma Cor de Dado diferente, faz com que as Marcações em cada uma das Folhas sejam completamente diferentes para cada Jogador e 25 Rodadas poderiam passar rápido, mas o Jogo exige uma análise criteriosa de quais valores utilizar e onde Marcá-los em sua Folha e, às vezes, esta análise não é tão simples, pois o Jogador tem que considerar não só as Pontuações de Linhas e Colunas, mas também os Bônus da "Trilha" e considerar o quanto vale à pena abrir mão de uma para obter mais Pontos em outra.



Se formos comparar KNAPP DANEBEN !  aos demais Jogos "Roll/Flip Write" que temos Postado aqui no Blog, colocaríamos ele seguramente no "Terço inicial" dos melhores Jogos que temos nesta Categoria, mesmo com seu padrão já bem conhecido e muito utilizado em outros Jogos.

Para nós que gostamos de Jogos bem elaborados, uma das melhores surpresas e que sempre verá mesa daqui pra frente !

Utilização do Jogo com Crianças/Alunos:

Sempre procuramos orientar Pais/Educadores sobre a utilização de alguns Jogos que Postamos aqui no Blog, seja em Casa ou mesmo em Salas de Aula.

KNAPP DANEBEN ! consideramos um pouco complicado para "Crianças menores". Não gostamos de colocar Idade pois as Crianças de hoje possuem uma inteligência considerável e já tivemos experiências bem interessantes aqui na Eco, onde algumas delas jogaram numa boa, alguns Jogos bem complexos.

Existe neste Jogo, uma análise a ser feita. Uma análise muito maior que em outros Jogos parecidos e mesmo para Adultos/Idosos, os Jogadores gastam um tempinho para escolha do melhor local onde escrever sua soma.



E talvez por isso, não recomendamos para Crianças muito pequenas. Mas sempre incentivamos Pais/Educadores que experimentem o Jogo, já que muitos Grupos podem encará-lo numa boa. Não é um Jogo difícil. É mais uma questão de análise a ser feita e muitos podem, ainda, não ter uma melhor visão daquilo que está acontecendo durante a Partida para distinguirem aquilo que é mais interessante para aquele momento. Mas... experimentem ! Poderão ter boas surpresas !

Quanto ao Jogo não ser vendido no Brasil, na seção de Imagens na Página do Jogo no BoardGameGeek (Link acima), poderão fazer o Download da Folha e utilizar (Ou comprar) Dados nas 5 Cores, que poderão emprestar de outros Jogos.

Aqui vai nossa dica de não utilizar a Folha impressa para Marcação, pois, uma vez terminada a Partida, terão que jogá-la fora. Utilizem "Pasta L" e Caneta para Quadro branco. Coloquem a Folha de Marcação dentro da Pasta e façam as Marcações do lado de Fora. Uma vez terminada a Partida, é só apagar as Marcações feitas com Papel Higiênico/Álcool. Fizemos um Vídeo sobre isso:


Nenhum comentário: