Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

sábado, 21 de outubro de 2023

TRILOGIA "Q" - Quixx, Qwinto e Qwantum !



Imagens retiradas das Páginas dos Jogos no Site BoardGameGeek !

Aqui na Ecobrinquedoteca do Clube do Tabuleiro de Campinas,  algumas experiências bem interessantes tem sido realizadas com Jogos "Roll/Flip" Write, já que esta categoria é relativamente nova e teve seu "boom" após a Pandemia do Covid 19. Antes dela, tínhamos alguns Jogos aqui e ali, mas a Pandemia deu o "start" para que muitos outros fossem lançados e com uma qualidade de Temas, Mecânicas e Componentes que tem evoluído muito.

Dentre tantos Jogos lançados e alguns já postados aqui no Blog, existem alguns que, de forma bem simples quanto às Regras e Componentes, se destacam e sempre tem interesse por parte daqueles que frequentam a Ecobrinquedoteca.

Hoje vamos falar um pouquinho sobre os Jogos, daquilo que chamamos aqui na Ecobrinquedoteca de "Trilogia Q", que é composta dos Jogos Quixx, Qwinto e Qwantum. Ressaltar aqui que "Trilogia Q" é um nome que demos apenas, e se procurarem referência dela, não irão encontrar nada. Apenas os 3 Jogos lançados em anos diferentes:

Quixx - Lançado em 2012

https://boardgamegeek.com/boardgame/131260/qwixx

Vídeo explicativo:




Qwinto - Lançado em 2015

https://boardgamegeek.com/boardgame/183006/qwinto

Vídeo explicativo:




Qwantum - Lançado em 2018

https://boardgamegeek.com/boardgame/262388/qwantum

Vídeo explicativo: (Em Espanhol)




Estes 3 Jogos, embora tenham sido idealizados por Autores diferentes, com Mecânicas diferentes e Regras diferentes, se assemelham muito quanto ao "jogar". Se você jogar qualquer um deles e depois jogar os demais, perceberá nitidamente semelhanças, o que faz pensar que os Autores devem ter conversado entre si e feito 3 Jogos diferentes à partir da mesma estrutura de Jogo. Isso é bem nítido e todos aqui da Ecobrinquedoteca que jogaram os 3 Jogos, tiveram a mesma sensação de que todos partiram de um mesmo Ponto inicial.



Quixx

Dos 3 Jogos da "Trilogia Q", consideramos Quixx o mais fácil e foi justamente ele o primeiro que colocamos à mesa para que os frequentadores da Ecobrinquedoteca pudessem conhecer.  E a resposta foi muito positiva, mesmo com sua simplicidade de Regras.

Quixx exige dos Jogadores, escolhas de qual local irá preencher (Com um "X") em suas respectiva "Folhas de Marcação", baseado nos resultados dos Dados rolados. O problema é que uma vez feita qualquer Marcação, nenhuma outra poderá ser feita "à esquerda" da última feita.



Existem 4 Linhas na "Folha de Marcação", sendo 2 numeradas de 2 a 12 em ordem crescente e 2 numeradas de 12 a 2 em ordem decrescente e este Jogo exige dos Jogadores, escolhas bem feitas de quais locais marcar, baseado no resultado dos Dados, que muitas vezes não ajudam em nada. 

Existe uma Regra que o Jogador que rola os Dados é obrigado a fazer uma Marcação, sendo que os demais Jogadores podem optar por fazer ou não. Esta Regra complica bem as coisas para quem rola os Dados, principalmente do meio para o fim do Jogo e, uma vez que este Jogador não consegue fazer nenhuma Marcação (Casas ocupadas ou à esquerda da última Marcação feita em cada linha), o Jogador recebe uma Penalização, que será descontada de sua Pontuação final no final da partida.



Quixx é um Jogo bem simples ! Mas esta simplicidade esconde um Jogo até que bem complicadinho, pelos Componentes e Regras que possui. Pode ser jogado até 5 Jogadores (Por aqui já fizemos partidas com mais que isso) e possui um tempo bem curto de cerca de 20 ou 30 minutos.

Consideramos como o "Jogo de entrada" da "Trilogia Q" e, uma vez entendido como se joga, os demais Jogos possuem apenas variações das Regras (E também de Componentes), mas esta estrutura de Rolar Dados, fazer Marcações e sofrer Penalizações, estará também presente.



Qwinto

Pra nós aqui da Ecobrinquedoteca, Qwinto foi uma das mais agradáveis surpresas, uma vez que sua Folha de Marcação possui uma quantidade de informações muito menor que Quixx e ficamos um bom tempo com ele "parado" na Estante, pois achávamos que dificilmente superaria Quixx quanto ao jogar.

Qual foi nossa surpresa que encontramos um Jogo muito bem elaborado e com Regras também muito fáceis, porém com um pouquinho mais de dificuldade, quando comparado ao Quixx.



Qwinto segue o mesmo padrão de Quixx, pois exige que os Jogadores escrevam números e aqui está uma diferença grande entre os 2 Jogos, pois em Qwinto os Jogadores terão que escrever números nos espaços da "Folha de Marcação", enquanto Quixx estes números já vem impresso. Mas a estrutura básica foi mantida, pois estes números, em cada linha, deverão estar em Ordem crescente e eles não podem se repetir nem na linha e nem na coluna que foi escrito.



Existem alguns Bônus de Marcação (Marcação aqui é escrever números nos espaços da "Folha de Marcação)  e a Pontuação final depende se o Jogador completou ou não alguma linha. Linha completa, neste Jogo dão muito mais Pontos aos Jogador. E da mesma forma que Quixx, segue a Regra do Jogador que rola os Dados ser obrigado a fazer Marcação, caso contrário, sofrerá Penalização. Os demais Jogadores, assim como Quixx,  podem optar por fazer ou não a Marcação.

Qwinto, repito, foi uma das mais agradáveis surpresas, pois não esperávamos que este Jogo tivesse a qualidade que tem, principalmente por ter uma "Folha de Marcação" quase que minimalista e com Regras que qualquer um entende rapidinho.



Qwantum

Dos 3 Jogos da "Trilogia Q", consideramos Qwantum como um dos mais complicadinhos. Nem tanto referindo-se as Regras, pois, assim como seus antecessores, elas são bem fáceis, mas como fazer escolhas baseado na rolagem dos Dados e aqui existe um diferencial bem grande, pois os Dados de Qwantum saem do padrão comum D6, já que existem Cores/Números e os Jogadores precisam fazer agrupamentos de Dados da mesma Cor  + 1 Dado D6 comum e fazer a soma de cada Conjunto. Poderão, se quiser, re-rolar (Somente 1 vez) qualquer quantidade de Dados à sua escolha, dando mais possibilidades de escolhas, quando as opções não são aquelas que o Jogador quer.

A "Folha de Marcação" conseguiu ser ainda mais simples que seus antecessores, mas aqui temos outro diferencial, já que os Jogadores terão também que escrever Números em Ordem crescente em cada uma das linhas. Mas os 2 últimos espaços de cada linha, esta Ordem deverá ser decrescente.



A Pontuação se dá pela soma do  2º maior Valor escrito em cada uma das Colunas, o que exige atenção dos Jogadores desde o início da partida, de quais valores Marcar.

Qwantum, dos 3 Jogos, é um dos mais travadinhos, principalmente pela AP que existe quando os Jogadores rolam os Dados e fazem suas escolhas. O Dado D6 comum utilizado deverá ser utilizado junto com qualquer Conjunto de Cores e isso exige um pensamento se vale ou não determinada escolha. Além disso, a Regra de re-rolagem, faz com que os Jogadores tenham que pensar bem quais Dados poderá re-rolar e quais deverão permanecer com os valores.



Jogo dos mais interessantes e que conseguiu, sendo o 3º desta "Trilogia Q", estar acima dos seus antecessores quanto à dificuldade do jogar em si. Escolhas aqui, são mais complicadas que Quixx e Qwinto.

Nossa opinião sobre a "Trilogia Q":

Aqui na Ecobrinquedoteca, gostamos muito de fazer experiências com Jogos e procurar perceber qual a reação dos diversos Grupos de frequentadores que temos por aqui, que vão desde Crianças/Alunos, até Adultos/Idosos. Alguns Jogos atraem o interesse mas o tempo acaba por deixar este interesse no seu devido lugar, mas outros caem no gosto de tal forma que sempre estão à mesa.

Os 3 Jogos da "Trilogia Q" são exemplos daqueles que o pessoal sempre quer Jogar.  Não vou aqui colocar um Ranking de qual é a preferência. Quixx foi o mais jogado, mas também foi o primeiro que entrou na Ecobrinquedoteca e está conosco há tempos. A surpresa foi Qwinto, pois ninguém esperava que este Jogo fosse tão bom, talvez por sua "Folha de Marcação" mais simples. Já Qwantum foi colocado no acervo da Ecobrinquedoteca recentemente, mas uma coisa bem interessante aconteceu com ele, já que todos aqueles que jogaram Quixx e Qwinto, quiseram conhecê-lo e já tivemos Grupos que quiseram jogar os 3 seguidamente.

Estes 3 Jogos acabaram ficando na Estante onde colocamos alguns Jogos que consideramos "obrigatórios" quando Grupo de pessoas novas frequentam a Ecobrinquedoteca e querem conhecer novidades, pois geralmente, existe um total desconhecimento daqueles que vão até a Eco, pois ainda estão no "padrão" de Jogos encontrados em Lojas de brinquedos. E quando estas pessoas descobrem o Universo de Jogos com qualidade existente, e alguns que apresentamos à eles, acabam por querer descobrir e jogar praticamente nosso acervo inteiro, que não é tão grande assim.

"Trilogia Q" em Salas de Aula:

Sempre procuramos incentivar Educadores (Diretores, Professores e Alunos), bem como os Pais, para que coloque o "Lúdico" em prática, principalmente com Crianças.

Aqui na Ecobrinquedoteca, procuramos trabalhar muito a "Reutilização de Materiais" e temos nossa Sucataria. São com estes Materiais que os frequentadores acabam fazendo os seus próprios Jogos, quando há interesse e também quando o Jogo permite que seja feito com Materiais alternativos.

Fazer o Jogo, para este Público que geralmente é de Periferia e que dificilmente tem condições de adquirir estes Jogos vendidos em Lojas e muito menos estes Jogos modernos que tanto gostamos, é uma forma de entrar neste mundo de Jogos que oferece muito mais qualidade, que os comumente encontrados por aí.

Quando lidamos com Educadores, embora eles tenham muito mais capacidade que nós mesmos, procuramos mostrar caminhos e possibilidades e, uma vez feito isso, eles escolhem o que será mais interessante para eles.

Os Jogos da  "Trilogia Q" são sempre indicados, pois são Jogos com Regras simples, mas que exigem atenção daqueles que jogam. Boas escolhas precisam ser feitas ! Mais que isso, os 3 Jogos são de facílima confecção e geralmente o pessoal acaba fazendo sua própria Versão, saindo do padrão de impressão que geralmente fazemos. Para isso nossa Sucataria funciona bem, pois os mais diversos Materiais podem ser utilizados. Não avaliamos se o resultado final ficou bom ou não, pois não é essa nossa finalidade. O que importa pra nós é a diversão, é a reunião de pessoas à mesa, é o reunir-se. 

E mesmo com tudo isso, ainda temos um Bônus que, dependendo do Jogo, existe uma melhora substancial na atenção e concentração, principalmente quando Alunos sentam à mesa para Jogar. O Jogo, e particularmente estes 3 da "Trilogia Q" acabam por fazer as pessoas a pensarem/raciocinarem mais, mesmo que seja de forma divertida ou competitiva. 

Outro Grupo bem interessante que esta "Trilogia Q" se aplica, se refere às pessoas idosas, uma vez que Jogos exige, mesmo os mais simples, de raciocínio e pensamento rápido e neste Ponto os 3 Jogos são bem-vindos.

Infelizmente estes 3 Jogos não foram lançados no Brasil, e alguma Editora Nacional poderia trazê-los pra cá ! Jogos deste tipo são sempre bem vindos !

Recomendamos ! 




Nenhum comentário: