Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

YAY - Facílimo de ser feito e muito legalzinho !


Hoje vamos escrever sobre um dos Jogos mais fáceis de serem feitos e também um dos mais interessantes, pela simplicidade das Regras e Objetivo proposto no Jogo. YAY !

https://boardgamegeek.com/boardgame/133620/yay

Vídeo explicativo do Jogo:


YAY é um daqueles jogos completamente desconhecidos e que jamais será lançado aqui no Brasil pois realmente não há muito o que oferecer, além de uma Caixa, alguns Lápis de Cor, 3 Dados e talvez um Bloco com uma Grade quadriculada desenhada.

Mas como experimentação, foi uma das grandes surpresas na Ecobrinquedoteca, pois o Jogo conseguiu atrair todos os Públicos que frequentam o local.



YAY é um Jogo em que os Jogadores tem uma Caixa com uma folha com uma Grade desenhada. Cada "espaço" formado por esta grade é um pouco maior que a Face dos Dados utilizados e a quantidade de casas depende do tamanho da Caixa que será utilizada. Geralmente utiliza-se Grade 8x8, podendo chegar a 12x12, mas não recomendamos que a Caixa seja muito grande e a Grade maior que isso.

Neste Jogo, há necessidade da utilização da Caixa, uma vez que as paredes da mesma acabarão por não deixar os Dados "escaparem" da Grade colocada dentro.



Precisamos também de Canetas coloridas e, neste Jogo, obrigatoriamente tem que ser coloridas, pois cada Jogador fará anotações de Números nos espaços da Grade e assim, podem diferenciá-los, para que todos saibam de qual Jogador é determinado Número. 

Precisamos também de 3 Dados !

Reparem que não existe muitos Componentes aqui, mas a mecânica de como o Jogo funciona se encaixa perfeitamente no que temos em mãos.

Como se joga ?

O Jogador que está fazendo a Ação, deverá pegar os 3 Dados e lançá-los dentro da Caixa, mas sem direcioná-los a algum canto. Aqui na Ecobrinquedoteca, pedimos que os Jogadores levantem as mãos uns 20 cm próximos ao centro da Caixa e solte os Dados. 



Uma vez que os 3 Dados estão posicionados na Grade, o Jogador deverá fazer a Soma de todos eles e marcar este valor em qualquer espaço da Grade em que os 3 Dados estão tocando. Dependendo de onde o Dado caiu, corre-se o risco de ter alguma dúvida se algum Dado toca ou não algum espaço. Por aqui, utilizamos a Regra que, na dúvida, o Dado toca o espaço.

O que pode acontecer é que os Dados podem tocar algum espaço já marcado por outro Jogador ou mesmo do próprio Jogador. Neste caso, se o Valor a ser marcado for maior que o valor marcado em algum espaço tocado por um dos Dados, o Jogador poderá riscar este Valor. 

Qual o objetivo dos Jogadores?

O Jogo termina quando alguma Linha ou Coluna da grade for completamente preenchida e, Pontua-se somente esta Linha ou Coluna. Soma-se todos os Valores de todas as Marcações feitas pelos Jogadores naquela Linha e Coluna completa e vence quem tiver a maior Pontuação.



Reparem que, embora simples, existe algumas questões a considerar aqui. Primeiro existe a "sorte" da rolagem dos Dados, uma vez que, quando soltos da mão, eles podem cair em qualquer em espaço da Grade. Segundo existem os Valores obtidos nesta rolagem, que podem ser maior, menor ou igual a algum espaço já marcado na Grade. Terceiro existe o local onde os Dados cairam e se estes tocam ou não algum espaço já marcado, principalmente de Jogadores adversários.

As Regras originais causaram alguma confusão, mas como o Jogo é basicamente isso que escrevemos acima, é desta forma que jogamos aqui na Ecobrinquedoteca e que, sinceramente, não muda muito uma ou outra Regra que deixamos de lado.



YAY é um Jogo bem divertido e fácil ! Existe sim a "sorte" da rolagem dos Dados mas também exige escolhas dos Jogadores em qual local fará sua marcação. Funciona muito bem quando + de 3 Jogadores estão à mesa e tende a se tornar um pouco "arrastado" com 2 Jogadores, pois a regra de final de Partida exige que alguma Linha ou Coluna esteja completa, o que pode demorar um pouco mais com 2 Jogadores. 

Para aqueles que gostam de Jogos simples quanto à jogabilidade, divertidos e que exigem escolhas dos Jogadores de forma a se beneficiarem ao máximo na Pontuação final, recomendamos à todos !

Além de ser facílimo de ser feito !

Nenhum comentário: